Buscar

Primeira Prova

Prévia do material em texto

MINERAIS E ROCHAS INDUSTRIAIS PRIMEIRA PROVA
Explique as diferentes fases envolvidas na prospecção e pesquisa de depósitos primários de diamante.
Inicialmente devemos levar em conta que há dois tipos principais de depósitos diamantíferos. Primário e secundário. Os depósitos primários são representados principalmente por kimberlitos mineralizados. A prospecção e pesquisa de kimberlitos diamantíferos compreendem duas atividades distintas e complementares: 1a Fase, de caráter regional, abrangendo áreas com dezenas e mesmo centenas de milhares de quilômetros quadrados, tem por objetivo a identificação de corpos kimberlíticos, ou seja, tem como objetivo a identificação. As áreas selecionadas para a busca são, preferencialmente, áreas cratônicas, com idade geológica superior a 1,5 bilhões de anos. As ferramentas de busca utilizadas incluem métodos geofísicos magnéticos, eletromagnéticos (EM), gama-cintilométricos e gravimétricos, aero-transportados em avião e/ou helicóptero. Ainda nesta fase, outra poderosa ferramenta usada, rotineiramente, nos projetos de pesquisa é a prospecção geoquímica de minerais indicadores (granada, ilmenita, cromita, cromo-diopsídio) através da coleta sistemática de amostras de sedimentos de corrente, na rede de drenagem da área, ou de solos, em malha regular estabelecida no terreno. A avaliação do potencial ou da vocação diamantífera dos kimberlitos, eventualmente presentes na área amostrada, baseia-se na identificação mineralógica dos grãos de minerais indicadores presentes nas amostras de sedimentos ou de solo residual coletadas, seguida da análise microquímica de cada grão, em microssonda eletrônica. Uma vez localizado um corpo kimberlítico e provado o seu “DNA” diamantífero, inicia-se a 2a Fase do programa de pesquisa, que tem por objetivo provar a viabilidade econômica do mesmo. Além dos programas sistemáticos de sondagem rotativa e roto-percussiva, com o objetivo de delinear a geometria do corpo, seu volume e os diversos fácies da intrusiva, o ponto crucial da investigação é focado na definição do teor do minério, em quilates/tonelada, e na avaliação de mercado dos diamantes recuperados na pesquisa. Isto implica na necessidade de se processar amostras de grandes volumes de minério, da ordem de dezenas de milhares de toneladas, em planta piloto. Com os dois parâmetros estabelecidos, isto é, o teor em ct/t e o valor médio dos diamantes recuperados em US$/ct, calcula-se o valor por tonelada de minério (kimberlito) in situ, em US$/t. É este o parâmetro internacionalmente usado nas avaliações financeiras e de viabilidade econômica da futura mina. 
Descreva os principais aspectos característicos do segmento de Minerais e Rochas Industriais.
O segmento Minerais e Rochas Industriais visa principalmente estudo dos conceitos básicos, definições, análises da classificação dos minerais e rochas industriais. Destaca se também o estudo dos processos formadores dos minerais e das rochas industrias (tendo como base forte a mineralogia e a petrografia), análises físicas e químicas, além da mineralógica. Diferenciação dos tipos comerciais, (Industria construção civil e química). Estudo de ambientes geológicos, além tipos de depósitos, métodos de lavras etc.
Quais os principais grupos de argilominerais com aproveitamento industrial? Fale sobre sua aplicação na construção civil.
Os principais grupos de argilominerais com aproveitamento industrial são os da caulinita, grupo da lilitae grupo daesmectita. Na construção civil, além de serem usadas para a produção de cerâmicas, as argilas também são amplamente utilizadas como um dos componentes do cimento com a finalidade de conferir impermeabilidade e resistência térmica aos concretos.
Cite duas rochas ou minerais que, com relação à sua funcionalidade, podem ser classificados tanto como minerais/rochas físicos quanto como minerais/rochas químicos.
Gipsita e Talco 
Explique a diferença entre os minerais e rochas classificados como físicos daqueles classificados como químicos.
Os minerais e rochas classificados como físicos possuem a caracteristica de manterem a identidade fisica original, por outro lado os minerais e rochas classificados como quimicos perdem em algum momento do processo sua identidade original.
Dê dois exemplos de depósitos minerais formados por processos sedimentares
Depósitos lacustres e em planícies de inundação, Depósitos fluviais
Cite ao menos três aplicações industriais para o calcário/dolomito.
Utilizado na industria de plastico, na agricultura, além ser usado em purificação do ar ao tratamento de esgotos
Quais os intervalos granulométricos definidos pela ABNT para areia e cascalho?
0,15 – 4,8 mm define areia como agregado miudo, define o cascalho como agregado graúdo (4,8 – 76 mm)

Continue navegando