Buscar

Continue navegando


Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
 CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
Polo de Indaiatuba
 
SUPERIOR DE TECNOLOGIA
 EM PROCESSOS GERENCIAIS - EAD
4º semestre
PROINTER IV
(Projeto Interdisciplinar)
 Relatório Final
Nome: Igor Silva Barbosa RA: 2855140608
Rafaela Custodio Cobianchi RA: 2807876000
Gabriela S. M. Nakazawa RA: 1299110844
Indaiatuba, 2016.
1
1
2
Nome: Igor Silva Barbosa RA: 2855140608
Rafaela Custodio Cobianchi RA: 2807876000
Gabriela S. M. Nakazawa RA: 1299110844
PROINTER IV
(Projeto Interdisciplinar)
 Relatório Final
  
 
 Projeto Interdisciplinar aplicado aos cursos
 Superiores de Tecnologia (PROINTER IV),
 como nota de disciplina relacionada ao 2º
 semestre de 2016, sob orientação do
 professor on-line Silmara Couto Vilella.
 
  
Indaiatuba, 2016.
Sumário
Introdução
Relatório Parcial :( Passo 1, Passo 2, Missão Visão e Valores, Produtos e Serviços
Conhecendo a história da empresa Galvani
Relatório Final
A importância do Sistema de Informação
Fluxo do SIG
Principais Vantagens do SIG na empresa Galvani
Efeitos de resistência ao SIG identificados na Galvani
Conclusão
Fontes bibliográficas
3
Introdução
O objetivo do Prointer Final, é nos auxiliar a compreender, de maneira mais clara, o que é, como funciona e para que serve um Sistema de Informações Gerenciais, bem como, entender uma Cadeia de Suprimentos, utilizando pesquisas sobre o assunto, estudos realizados, e demonstrando como a empresa pode utilizar essa ferramenta em seus negócios.
4
PASSO 1 (Relatório Parcial)
 Os Sistemas de Informação Gerencial (SIG) são sistemas ou processos que fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as organizações. Um SIG gera produtos de informação que apoiam muitas necessidades de tomada de decisão administrativa e são o resultado da interação colaborativa entre pessoas, tecnologias e procedimentos, que ajudam uma organização a atingir as suas metas.
 Um SIG pode incluir software que auxilia na tomada de decisão, recursos de dados, tais como bancos de dados, o hardware de um sistema de recursos, sistemas de apoio à decisão, sistemas especialistas, sistemas de informação executiva, gestão de pessoas, gestão de projetos e todos os processos informatizados que permitem que a empresa funcione eficientemente. É um sistema que disponibiliza a informação certa, para a pessoa certa, no lugar certo, na hora certa, da forma correta e com o custo certo.
A gestão da cadeia de suprimentos a um processo que consiste em gerenciar estrategicamente diferentes fluxos (de bens, serviços, finanças, informações) bem como as relações entre empresas, visando alcançar e/ou apoiar os objetivos organizacionais. Podemos dizer que o conceito envolve os processos de compra, armazenamento, transformação, embalagem, transporte, movimentação interna de distribuição e todo o suporte necessário para que isso aconteça. 
Vale destacar que o objetivo é sempre reduzir custos em todas as etapas, sem esquecer a satisfação do cliente no final de cada uma delas. A gestão, assim, deve visar o controle de toda a cadeia de suprimentos. Em determinados casos, algumas etapas são terceirizadas, o que pode tornar a tarefa mais difícil, e é preciso considerar também que preços e cálculos de fornecimento e estoque também mudam no decorrer do caminho. Precauções devem ser tomadas pelo gestor para garantir que o ciclo da cadeia de suprimentos ocorra sem interrupções.
5
PASSO 2 (Relatório Parcial)
SOBRE A EMPRESA – GALVANI INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇO
 A Galvani é uma empresa que teve sua origem na década de 30 como uma indústria de bebidas e uma empresa de transportes, em São João da Boa Vista, interior de São Paulo. Nas décadas de 1960/1970, especializou-se no transporte e no manuseio de fertilizantes e impulsionou seu crescimento com a implantação, a partir de 1978, do entreposto de Paulínia (SP), dotado de um desvio ferroviário e armazéns para granéis sólidos. Esse empreendimento viabilizou o transporte, via FEPASA (Ferrovia Paulista S.A.), do fosfato nacional produzido na região do Triângulo Mineiro e Catalão (GO) para as indústrias produtoras da Baixada Santista e também do chamado ABC Paulista. A partir de 1983, a Galvani iniciou em Paulínia a implantação de um dos maiores complexos industriais de produção de fertilizantes do Brasil, envolvendo a fabricação de ácido sulfúrico, superfosfatos, granulação, mistura e ensaque de fertilizantes. 
 Em 1992, a empresa instalou-se em Luís Eduardo Magalhães (então Mimoso d´Oeste, distrito de Barreiras), no oeste da Bahia, inicialmente com uma fábrica de fertilizantes líquidos. Em seguida, vieram a primeira fábrica de superfosfato da Bahia, uma planta de granulação e a segunda unidade de sulfúrico do Estado, sendo, até hoje, a única indústria de fertilizantes da região. Em dezembro de 2014, formou uma joint venture com a Yara, que passou a ter 60% das participações da empresa. Fundada na Noruega e com atividades no Brasil desde 1977, a Yara - uma companhia global com presença em todo o mundo e vendas para 150 países - oferece soluções para a agricultura sustentável e o meio ambiente. Atualmente, realiza atividades de mineração, beneficiamento, industrialização e distribuição de fertilizantes fosfatados para contribuir com a produção de alimentos do Brasil. Possui unidades em São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso e Ceará. A política de reinvestir sistematicamente os resultados obtidos em expansão da produção, melhoramentos contínuos e novas tecnologias, possibilitou a consolidação da empresa, que emprega diretamente cerca de 1.800 pessoas, entre próprios e terceiros, com um faturamento ao redor de R$ 720 milhões.
6
 Conhecendo a história da empresa Galvani
7
MISSÃO, VISÃO E VALORES
 Missão: Gerar produtos competitivos e diferenciados com a melhor qualidade e utilizando os melhores recursos, respeitando o meio ambiente e a comunidade, visando resultados sempre investidos no crescimento contínuo da empresa e no desenvolvimento profissional e pessoal dos seus colaboradores.
 Visão: Ser reconhecida como uma empresa próspera, inovadora e criativa; parceira da comunidade e de seus colaboradores; acessível e objetiva nos seus relacionamentos e fortalecedora de nossas raízes.
 Valores: Segurança; Respeito ao meio ambiente; Cidadania; Profissionalismo; Confiança; Motivação; Justiça; Produtos e Serviços
 
PRODUTOS E SERVIÇOS
 A Galvani produz e comercializa fertilizantes, ácido sulfúrico e outros produtos. Também desenvolve formulações específicas de acordo com a necessidade dos clientes, e oferece serviços de estocagem, manuseio e industrialização de fertilizantes.
8
Relatório Final
A importância do Sistema de Informação
Para que se tenha estratégias eficientes, é extremamente importante que as informações da empresa estejam centralizadas. O Sistema de Informação (SIG) é uma ferramenta facilitadora que oferece recursos inteligentes para transformar as informações gerenciais em dados em informação.
Para que a empresa possa usufruir das vantagens do SIG, é necessário observar alguns pontos importantes, como por exemplo: a) O envolvimento da alta e média gestão; b) A competência por parte das pessoas envolvidas com o SIG; c) O uso de um plano mestre ou planejamento global; d) A atenção específica ao fator humano da empresa.
9
A importância do Sistema de Informação
O SIG abrange a empresa em três níveis:
	1. Estratégico – este é o nível onde são criados os fundamentos estratégicos da organização (como missão, visão, valores, crenças) e são traçados os objetivos estratégicos a curto, médio e longo prazo.
	2. Tático – neste nível, entra a figura dos gerentes, coordenadores, supervisores e demais funções. Este nível tem como objetivo principalo desdobramento da estratégia, ou seja, de como será realizado o caminho para a consecução dos objetivos estratégicos, utilizando de forma eficiente e eficaz, desdobrando-os em metas específicas para suas áreas e liderados.
	3. Operacional – Para cumprir a estratégia traçada (desdobrando-a) e alcançar os objetivos almejados, é necessário que pessoas “coloquem a mão 	na massa”, ou seja, cumpram de forma eficiente e eficaz cada uma das atividades que lhes for atribuída;
10
Fluxo do SIG
1. Entrada de Recursos de Dados: dados sobre transações comerciais, capturados e preparados para processamento pela atividade de entrada. 
 
2. Processamento de Dados: Os dados são submetidos a atividades de processamento que organiza, analisa e manipula dados, convertendo-os assim em informação para os usuários finais. A informação é transmitida de várias formas aos usuários finais e colocada à disposição deles na atividade de saída. 
3. Saída de Recursos: A informação é transmitida em várias formas para os usuários finais e colocadas à disposição destes na atividade de saída. A meta dos SIG é a produção de produtos de informação apropriados para os usuários finais.
11
Fluxo do SIG
Armazenamento: É um componente básico dos SIG. É a atividade  na qual os dados e informações são retidos de uma maneira organizada para uso posterior.
Controle de Desempenho: O SIG deve produzir feedback sobre sua atividades de entrada, processamento, saída e armazenamento.
12
Principais Vantagens do SIG na empresa Galvani
Melhorou a estrutura de poder, proporcionando maior poder para aqueles que entendem e controlam o sistema;
Disponibilizou de acesso às informações de forma mais fácil, possibilitando a extração de relatórios mais precisos e rápidos, com menor esforço;
Melhorou a adaptação da empresa para enfrentar os acontecimentos não previstos.
Reduziu os custos operacionais e melhorou a produtividade;
Estimulou maior interação entre os tomadores de decisão;
Forneceu melhores projeções para as tomadas de decisões;
Melhorou a estrutura organizacional, facilitando o fluxo de informações;
Reduziu o grau de centralização de decisões na empresa;
13
Efeitos de resistência ao SIG identificados na Galvani
Efeitos sociais: As mudanças geraram alterações em toda a equipe operacional e superiores. A mudança no método de trabalho trouxe consequências a todos dentro da organização. Portanto, fez-se necessário esclarecer as vantagens das mudanças. Quando a equipe começa a ver as falhas e procura mudar conscientemente, significa que o SIG está surtindo efeitos positivos.
Efeitos econômicos: Esses efeitos envolvem dois aspectos principais: mudanças nos salários e benefícios dos funcionários. O SIG tem por função verificar o nível de satisfação dos colaborados, no que tange à remuneração de cada um.
14
Efeitos de resistência ao SIG identificados na Galvani
Efeitos psicológicos: Toda mudança envolve a forma de o indivíduo trabalhar e pensar, por isso existiram (e existem) tantas resistências. Mudar significa melhorar, evoluir. As incertezas sempre existirão, contudo, a cada mudança verifica-se a capacidade do indivíduo de enfrentar os obstáculos e adaptar-se ao meio.
Efeito sobre o comportamento: O SIG aconteceu (e acontece) através de mudanças nos processos empresariais, que dependem diretamente da alteração de atividades e pensamento das pessoas envolvidas. Essas alterações de comportamento não aconteceram simplesmente pelas ordens do executivo, mas sim com a absorção das ideias pelos membros da equipe e com a força de vontade em melhorar.
15
Conclusão
Com base em tudo o que foi estudado e analisado ao longo desses trabalho, entendemos que o objetivo do trabalho foi atingido, pois pudemos ampliar de maneira significativa nosso conhecimento acerca dessa ferramenta tão importante para as empresas, chamada de Sistema de Informações Gerenciais;
16
Fontes bibliográficas
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. Sistemas, organizações e métodos: uma abordagem gerencial. 13. ed. São Paulo, 2002.
BATISTA, Emerson de Oliveira. Sistemas de informação: o uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. 1. ed. – São Paulo : Saraiva, 2004.
LAUDON, Kenneth C.; LAUDON, Jane Price. Sistemas de informação. 4. ed. LTC: Rio de Janeiro,1999.
http://www.administradores.com.br Acesso em 10/11/2016.
http://www.unioeste.br Acesso em 10/11/2016.
http://www.galvani.ind.br Acesso em 15/11/2016.
http://www.infoescola.com Acesso em 13/11/2016.
http://www.infoescola.com/administracao_/sistema-de-informacao-gerencial/ Acesso em 13/11/2016.
http://www.ebah.com.br/content/ABAAABXBYAA/sig-sistema-informacoes-gerenciais Acesso em 13/11/2016.
17