Buscar

Antropologia da Educação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

QUESTÃO 1
Enquanto educadores, em sala de aula, ao entrarmos em contato com um grupo de alunos, muitas vezes bastante diferentes entre si, adotamos vários "filtros" para analisá-los. Levamos para a sala de aula nossa vida pessoal, nossos valores, costumes, hábitos e visão de mundo, mas ainda assim precisamos estar abertos a cada uma dessas realidades e histórias de vida, em geral bem diferentes da nossa. E nesse momento também a criança toma consciência da diferença, uma vez que irá encontrar entre seus colegas crianças de outra cor, com comportamentos, gostos, hábitos e desejos que não são iguais aos seus.
Diante dessa realidade, como deve agir o professor?
a )
O professor deve entender que não sabe tudo, que é preciso captar as percepções, histórias de vida e visões de mundo do outro. Entretanto, precisa ter claro que destacar e valorizar as diferenças pode estimular conflitos em sala de aula, os quais terá dificuldade em resolver. Assim, é melhor não estimular a discussão sobre a diversidade.
 b )
O professor deve estar aberto às diferenças e estimular a troca de experiências entre os alunos. Isso é básico quando se pensa na educação, porque a escola é, antes de tudo, um espaço de socialização, e portanto, deve favorecer o intercâmbio e estimular o diálogo e a aprendizagem entre os diferentes. V
c )
O professor deve entender que conflitos podem ocorrer porque o contato com o diferente acaba promovendo algum tipo de mudança em ambos os lados, ainda que nem sempre essas mudanças sejam desejadas. Portanto, precisa ensinar aos alunos que julgar as práticas culturais diferentes das suas é normal, já que somos todos diferentes uns dos outros.
d )
O professor deve tentar evitar qualquer tipo de conflito que possa ocorrer porque o contato com o diferente quase sempre gera mudanças indesejadas. Portanto, precisa ensinar aos alunos que julgar as práticas culturais diferentes das suas é normal, já que somos todos diferentes uns dos outros.
e )
O professor deve se orientar por seus valores, crenças e visão de mundo para poder mostrar aos alunos o que é certo, uma vez que ele é a autoridade em sala de aula. Isso porque, se não estabelecer a ordem em sala de aula, perderá o controle sobre os alunos.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 2
Na atualidade há muitos temas novos colocados para discussão pela Antropologia: nacionalismos, relações étnico-raciais, novo papel da mulher e as questões de gênero, mudanças tecnológicas, o papel das novas mídias sociais, novas fronteiras e imigração, economia mundial, crises humanitárias, fundamentalismos religiosos e terrorismo, etc. Enfim, com tudo isso a Antropologia está sendo desafiada a pensar sobre o processo de _______________ , marca do nosso tempo.
Assinale a palavra que completa o texto acima:
a )
socialização.
b )
desintegração.
 c )
globalização. V
d )
aculturação.
e )
homogeneização
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 3
Todo o processo de desenvolvimento da antropologia de alguma maneira tem sido marcado pela ideia de evolução, o que nem sempre foi favorável às populações não-ocidentais ou não europeias e isso muitas vezes implicou em desrespeito e violência. Infelizmente, a visão europeia era de que os povos/os indivíduos que não tivessem atingido o estágio de evolução igual ao seu, estavam "atrasados". A "solução" encontrada foi "ajudar" esses grupos a alcançarem o desenvolvimento desejável, sempre tendo como meta a "civilização". Essa visão, que fundamentou uma corrente teórica que influenciou tanto a sociologia quanto a antropologia, é chamada de
a ) eugenia.
b )
marxismo.
 c )
positivismo.
d )
liberalismo.
e )
darwinismo social. V
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 4
O etnocentrismo é uma visão de mundo em que o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos por meio dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência.
Diante disso, é correto afirmar que o etnocentrismo
a )
é uma visão desvinculada da história das sociedades, bem como do dia-a-dia das nossas vidas.
 b )
é um fenômeno no qual se misturam os elementos intelectuais, racionais, emocionais e afetivos, levando ao preconceito. V
c )
é exclusivo de uma determinada época e de uma única sociedade.
d )
é encontrado somente entre as minorias sociais ou étnicas, que são mais ignorantes.
e )
é encontrado somente nas sociedades e grupos dominantes, que não querem lidar com as diferenças.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 5
Ideologia, cidadania, multiculturalismo, fundamentalismo e diversidade cultural são questões muito presentes na atualidade e que se relacionam com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária que todos desejamos. A tolerância, o respeito ao outro e os direitos civis estão na base de uma sociedade que se proponha ser menos excludente e mais justa, com igualdade de oportunidades. Mas será que é possível que um indivíduo seja totalmente livre de qualquer tipo de preconceito?
Fonte: IESDE Brasil S/A.
Analisando a imagem anterior assinale a alternativa que melhor define o processo que leva à intolerância e ao preconceito.
a )
Inicialmente discriminamos e classificamos, o que gera discriminação e intolerância.
b )
Inicialmente, em razão da intolerância, acontece a classificação e discriminação, o que gera preconceito.
 c )
Inicialmente, em razão do preconceito, acontece a discriminação e a intolerância, o que leva à classificação.
d )
Inicialmente, em razão da classificação, acontece o preconceito e a discriminação, o que leva à intolerância. V
e )
Inicialmente, em razão do preconceito, acontece a classificação e a discriminação, o que leva à intolerância.
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 6
O modo de ver o mundo e os julgamentos morais e valorativos, os diferentes comportamentos e até mesmo posturas corporais são produtos de uma herança cultural e vão determinar como veremos a diferença. A consequência do fato de vermos o mundo através da lente da nossa cultura pode levar a julgamentos equivocados e preconceituosos em relação ao outro. Para que isso não aconteça devemos relativizar.
Essa ideia diz respeito a um dos conceitos mais importantes para a antropologia. Estamos falando do(a):
a )
preconceito
b ) racismo
c )
diversidade cultural
d )
etnocentrismo
 e )
relativismo cultural V
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 7
A _____________________ se baseia sempre em uma troca de experiências entre indivíduos, uma troca igualitária. Fundamenta-se na ideia de que nos civilizamos cada vez mais quando nos dispomos a aprender com toda e qualquer pessoa. É tentar se colocar no lugar do outro e buscar compreender a lógica da sua cultura, mudando nosso comportamento em relação ao dele.
Assinale a alternativa que apresenta o termo que completa a frase e a ideia.
a )
Cultura
b )
Alteridade
c )
Antropologia
 d )
Atitude antropológica V
e )
Educação
Ver justificativa da resposta
QUESTÃO 8
Podemos dizer que o objeto da antropologia da educação é o indivíduo que está em formação, as práticas pedagógicas e a forma como estas colaboram para a discussão sobre a alteridade.
PORQUE
A educação está sob uma lupa, sendo observada por muitos atores sociais que esperam nela as soluções para os vários problemas que caracterizam as sociedades contemporâneas. Diante disso, o professor e a escola como um todo não podem ignorar ou minimizar conflitos decorrentes de posturas etnocêntricas, sob o risco de reproduzir práticas que devem ser superadas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a )
As asserções I e II são proposições falsas.
b )
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
c )
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
 d )
As asserções I e II são
proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. V
e )
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais