Buscar

Obesidade e emagrecimento - estratégias para comer fora

Prévia do material em texto

Orientações adequação de percentual de gordura corporal
(estratégias para comer fora)
· Planeje antes de sair. Se você não conhece o tipo de restaurante que vai, procure se informar sobre o tipo de comida que eles servem (saladas, japonesa, italiana, chinesa...). Assim você poderá escolher previamente os pratos e a sobremesa que irá consumir.
· Se o almoço ou jantar estava previsto desde o início da semana, melhor ainda! Assim você terá mais estímulo para ser rigoroso com sua alimentação no decorrer da semana.
· Não chegue ao restaurante “morrendo de fome”. Faça as refeições normalmente ao longo do dia, ao invés de pular alguma. Se você chega com muita fome no restaurante, a chance de exagerar na quantidade e escolher os pratos mais calóricos é muito maior.
· Prefira os restaurantes self-service, que apresentam uma maior variedade de pratos, principalmente hortaliças. Do contrário, prefira o serviço a la carte, que apresenta pratos em tamanhos definidos, do que os serviços de buffet, que cobram um preço fixo por pessoa, independente da quantidade de alimentos que ela consuma. Neste tipo de restaurante a chance de exagerar nas quantidades é maior.
· Na pizzaria, prefira massa fina, com pouca quantidade de queijo. Dispense os recheios nas bordas.
· Procure a companhia de quem deseja manter a forma como você. A maioria dos pratos a la carte serve duas pessoas tranquilamente.
· Cuidado com aperitivos e couverts. Muitos são extremamente calóricos, por serem à base de maionese, patês, queijos, farinhas, manteiga e/ou açúcar. No lugar destes alimentos, prefira uma salada de hortaliças e frutas. Dependendo da salada ou entrada, ela já substitui o prato principal. 
· Você pode acompanhar as entradas com uma bebida sem açúcar e de baixo valor calórico, e aguardar o pedido principal das outras pessoas sem necessariamente ingerir o couvert.
· Consuma saladas e hortaliças preparadas com pouco azeite e sem creme de leite, maionese, óleo ou qualquer outro tipo de gordura. Prefira as cruas ou cozidas no vapor.
· Ao montar sua própria salada, fique de olho nas opções. Elas devem imitar os alimentos prescritos no seu cardápio. Ingredientes como carne, crótons, queijos, ovo e molhos não são liberados como uma salada de hortaliças cruas.
· Ainda sobre as saladas, peça que o molho de maionese ou creme de leite seja servido separado, ao invés de misturado ao prato (e aí você precisa colocar o mínimo de molho na salada).
· Avalie os ingredientes, mas também considere as preparações. Preparações magras podem tornar-se extremamente calóricas quando empanadas, fritas ou salteadas.
· Se não conhecer o prato, peça ao garçom para explicá-lo. Você pode se deparar com uma fritura ou colheradas de manteiga.
· Se optar pela carne, escolha cortes magros, sem pele e sem gordura, grelhadas. Cuidado com as enganações: carne assada com gordura, ensopados com excesso de óleo, chapas com gordura, molhos gordurosos...
· No caso das massas, prefira as preparadas com molho de tomate. Evite molhos brancos, quatro queijos ou preparadas com presunto e queijos.
· Faça substituições no prato escolhido: batata frita por batata cozida, molho de maionese por vinagrete, frito pelo grelhado... 
· Evite bebidas que contenham álcool, açúcar, leite condensado e cremes. Se não for possível, escolha uma dose de destilado e saboreie-a calmamente durante toda a refeição.
· Para sobremesa prefira sorvete de frutas ou uma salada de frutas sem chantilly e sem açúcar. Fuja de cremes, sorvetes cremosos e tortas, que além de ricas em açúcar, são ricas em gordura.
· Se você costuma beber café após as refeições, opte pelo expresso sem creme, com adoçante.
Lembre-se: uma alimentação saudável não tem que ser monótona! Os alimentos podem ser ingeridos ao natural, sob a forma de sucos e temperos ou em diversos tipos de preparações.
Mas atenção: todos os alimentos devem ser consumidos nas quantidades prescritas na dieta. Siga corretamente o plano alimentar, OK? Em caso de dúvidas ou insatisfação retorne ao consultório. Não mude a prescrição por conta própria, pois o cardápio foi elaborado especialmente para você. Saúde!
Nut. Esp. Meire Guilherme da Cunha
CRN1: 12.022

Mais conteúdos dessa disciplina