Buscar

Estudo de caso

Prévia do material em texto

A educação é um meio pelo qual um indivíduo pode ascender-se socialmente, quer seja na forma intelectual ou em outras dimensões de aprendizagem. Toda cidade pode vir a ser educadora, haja vista que qualquer munícipio tem potencial para tal, além da parte intelectual, todo ser humano carrega consigo um leque dimensional de aprendizagens. “A cidade dispõe de inúmeras possibilidades educadoras. A vivência na cidade se constitui num espaço cultural de aprendizagem permanente por si só...”( GADOTTI, p.02,2006). Assim como São Bernardo do Campo, a cidade de Cubatão pode tornar se uma cidade educadora, de modo que as políticas públicas desta cidade passem a priorizar a valorização dos diversos saberes locais e vivências dos cidadãos, através de um processo continuo de aprendizagens.
Paulo como professor atuante e engajado em movimentos sociais e com experiências de vivencia em uma cidade educadora pode vir auxiliar a cidade de Cubatão com o compartilhamento destas experiências, mostrando que é possível superar os desafios e desenvolver a ponte entre escola e comunidade em busca de um único objetivo de transformar esta cidade em mais uma Cidade Educadora, indicando caminhos para a existência de escolas cidadãs junto a comunidade escolar fazendo com que “A escola deixe de ser um lugar abstrato para inserir-se definitivamente na vida da cidade e ganhar, com isso, nova vida.” ( Gadotti p.03, 2006) 
Dentro da minha realidade e da comunidade escolar em que estou inserida, nesse momento, posso ser a ponte para se pensar em projetos para que a escola em que trabalho possa de fato exercer o papel de escola cidadã. Partindo do principio de trazer o tema para a equipe pedagógica e administrativa da escola, e consequentemente a secretaria de educação do município, sejam por meio de um projeto, vídeos, palestras ou rodas de conversas, para que assim possam ser trilhados caminhos que levem de fato a formação integral do indivíduo e consequentemente chegar-se a uma cidade educadora.
PROTOCOLO DE ENTREGA DE ESTUDO DE CASO: 20200408333077912B2B10A0C7

Continue navegando