Buscar

Ácidos nucleicos

Prévia do material em texto

Ácidos nucleicos
Os ácidos nucleicos são as substancias responsáveis pelo armazenamento e transmissão da herança biológica e são formados pela junção dos nucleotídeos. Existem dois tipos de ácidos nucleicos, o DNA e o RNA, que se diferenciam pelo açúcar de suas composições. A estrutura básica que os formam é a junção de uma pentose que em uma das suas extremidades se ligam a um grupo fosfato e a uma base nitrogenada.
O DNA (ácido desoxirribonucléico) é um polímero quase sempre não ramificado de unidades de desoxirribonucleotídeos. Os desoxirribonucleotídeos são compostos por: um açúcar, a desoxirribose, uma base nitrogenada ligada ao carbono 1’, e um ou dois três grupos fosfato, ligados ao carbono 5’ da pentose .As bases nitrogenadas podem ser purinas, Adenina (A) e Guanina (G) ou pirimidinas ,Citosina (C) e Timina (T). As bases ligam-se ao carbono 1’ da pentose através de uma ligação glicosídica β.
Os desoxirribonucleotideos são denominados de acordo com a base nitrogenada componente e com o numero de grupos fosfato ligados a pentose. Na molécula de DNA, os desoxirribonucleotideos formam cadeias ligadas entre si por pontes fosfodiéster estabelecidas entre o grupo fosfato e o grupo hidroxila (OH) do carbono 3’ do nucleotídeo adjacente.
Todos os nucleotídeos na cadeia polinucleotidica (DNA) tem a mesma orientação relativa. Estando o carbono 5’ da pentose voltado para cima, todos os demais nucleotídeos da cadeia estarão na mesma posição. Isso confere as cadeias polinucleotidicas direcionalidade. Na extremidade 5’ da cadeia, um grupo fosfato esta presente e na extremidade 3’, um grupo hidroxila (OH).
As estruturas do DNA e RNA são semelhantes, os dois são polímeros lineares de subunidades ligadas entre si por pontes fosfodiéster 5’--->3’.Entretanto , na molécula de RNA, o açúcar presente é a ribose, e a Timina (T) é substituída por Uracila (U). As outras três bases adenina, citosina e guanina também estão presentes. O RNA esta normalmente na forma de fita simples, embora os pareamentos entre C e G e entre A e U possam ocorrer entre regiões da própria cadeia, formando estruturas secundarias que são importantes na função dos RNAs e no reconhecimento proteínas-RNA.

Continue navegando