Buscar

FILOSOFIA%20E%20SOCIOLOGIA%20APLICADA%20A%20SAUDE%20PORTFOLIO%201

Prévia do material em texto

MSA
EDUCAÇÃO FISICA BACHARELADO
FILOSOFIA E SOCIOLOGIA APLICADA Á SAÚDE
Feira de Santana – Bahia
2020
Atividade no Portfólio Objetivo 
 Refletir sobre o modelo biomédico de atenção à saúde e suas limitações 
Descrição da atividade 
Ao longo da Unidade 3 estudamos o modelo biomédico e suas limitações. O modelo biomédico de atenção à saúde, no contexto da história da saúde, passou a fazer parte do cotidiano de todos os profissionais da saúde, mas, atualmente, tem sido substituído pelo modelo psicossocial. 
Enquanto no modelo biomédico o homem era visto de uma forma mecanicista, o modelo psicossocial avalia o ser humano em todas as suas dimensões (bio/psico/social). 
Dessa forma, elabore um texto de pelo menos uma página, descrevendo de que forma, na prática como futuro profissional da saúde, você pode superar o modelo biomédico e suas limitações.
 As opiniões à prática médica frequente e o crescimento na busca de estratégias terapêuticas estimuladas pelos anseios de encontrar outras formas de lidar com a saúde e a doença (no seu conjunto titulado como medicinas alternativas ou
complementares) constituem um fundamento dos reais limites da tecnologia médica. Mesmo que muitos profissionais cheguem a reconhecer a existência de componentes de ordem subjetiva ou afetiva que exercem influência mesmo em casos de doenças em que as e vidências orgânicas sejam mais explícitas, não se sentem, com frequência, à vontade para lidar com os mesmos, pois para isto, via de regra, não foram preparados. de fato, o modelo biomédico estimula os médicos a obter a uma postura extremamente cartesiano na divisão entre o observador e o objeto observado. Proclama - se a necessidade de um 'distanciamento objetivo’, visto como uma qualidade que cabe preservar ou mesmo incrementar, por mais que seja pelicular e ao ato médico uma interação inescapável e mais ou menos intensa entre médico e paciente e que esta
interação seja fundamental par a o sucesso terapêutico. O aumento da
divisão do indivíduo em fragmentos contribui sobre maneira para complicar a
reconhecimento do todo. Até mesmo se nos restringirmos ao âmbito ter mino lógico,
os médicos ocidentais têm dificuldades em descrever o todo, a não ser por meio
das partes. Um problema adicional significativo diz respeito aos altos custos
envolvidos nas novas tecnologias médicas para cujo enfrentamento os
indivíduo sou o serviço público de saúde se sentem cada vez mais incapaz.
Referências bibliográficas 
 
BARROS, José Augusto C.. Pensando o processo saúde doença: a que responde o modelo biomédico?. Saude soc. [online]. 2002, vol.11, n.1, pp.67-84. ISSN 0104-1290.

Continue navegando