Buscar

gestão de pessoas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Gestão de Pessoas (ADM70)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:655428) ( peso.:1,50)
	Prova:
	22812955
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A responsabilidade básica pela gestão de pessoas, em nível institucional, é pertinente ao executivo máximo da organização: o presidente. Assim, cabe aos dirigentes decidirem a quem compete a responsabilidade pela gestão de pessoas enquanto Staff. Esta decisão deve considerar alguns fatores. Sobre esses fatores, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O perfil da organização, sua capacidade de administrar e controlar seus recursos financeiros e sua popularidade do mercado.
	 b)
	O tamanho da organização, o estágio de desenvolvimento em que se encontra a estrutura organizacional, a tecnologia utilizada e o planejamento estratégico.
	 c)
	Os indicadores-chave de produção, desempenho logístico e operacional das máquinas e equipamentos.
	 d)
	A capacidade produtiva da organização, seu desempenho produtivo frente a seus concorrentes e seu perfil institucional.
	2.
	A gestão de pessoas é composta por alguns processos que formam em conjunto um sistema de gestão de pessoas nas organizações. Relacionado às políticas para a gestão de pessoas, um exemplo a ser citado é a política para o planejamento de pessoal, que determina alguns critérios para recrutamento e seleção de pessoal. Dessa forma, entre outras políticas, temos a política de aplicação. Essa política se refere a qual decisão?
	 a)
	De cargos e valores de salários em uma avaliação acordada com o mercado de trabalho, além dos critérios que envolvem benefícios.
	 b)
	De alguns critérios para a contratação direta e indireta, diante de um recrutamento interno, externo ou misto nas organizações.
	 c)
	De uma preparação das pessoas, através de treinamentos para o seu desenvolvimento e preparação para atuar em determinado cargo ou executar tarefa específica.
	 d)
	De requisitos básicos diante da força de trabalho, através de análise de cargos, atribuições de tarefas e avaliações de desempenho.
	3.
	Recrutamento é um processo de captar no mercado de recursos humanos, candidatos potencialmente qualificados, capazes e que demonstrem interesse em trabalhar na organização. Assim, o profissional responsável pelo recrutamento deve constantemente se relacionar com o mercado de recursos humanos, com o objetivo de identificar esses candidatos. Referente ao mercado de recursos humanos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O mercado de recursos humanos deve ser considerado, pois seus parâmetros e características afetam a organização.
	 b)
	O mercado de trabalho e o mercado de recursos humanos caminham separadamente, de forma que suas decisões não impactam nas ações uns dos outros.
	 c)
	O mercado de recursos humanos aciona as organizações em caso de necessidades, mas o contrário não acontece.
	 d)
	O mercado de recursos humanos não impacta na organização, assim, não há necessidade de se considerar seus  parâmetros e características.
	4.
	A estrutura de uma organização é um esquema que apresenta relações de subordinação e fluxos de informação numa organização. Os profissionais com responsabilidade de linha estão abaixo do líder conforme hierarquia estabelecida, e são responsáveis por supervisionar os subordinados e entregar relatórios ao superior imediato. Já os responsáveis pela função staff, não fazem parte dessa hierarquia. Com relação ao órgão de Staff, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.jrmcoaching.com.br/blog/tarefas-do-rh-funcao-staff-e-responsabilidade-de-linha/. Acesso em: 25 maio 2018.
	 a)
	Consiste em desenvolver indicadores financeiros para atender melhor os clientes externos, e aumentando assim seu rendimento no mercado de capitais.
	 b)
	Consiste na prestação de serviços de suporte operacionais de produção e análise de mercado externo.
	 c)
	Refere-se à prestação de serviço especializado de marketing, com intuito de captar e prospectar clientes no mercado externo.
	 d)
	Refere-se ao suporte que o responsável pela gestão de pessoas dá aos gestores para que eles administrem seus liderados com maior assertividade e eficácia.
	5.
	Recrutamento é o processo de identificar inicialmente candidatos potenciais para a organização e, no momento oportuno, acionar esses candidatos e encaminhá-los à etapa seguinte, que é a seleção. Para tanto, o setor de Recursos Humanos utiliza-se de diversas estratégias, a fim de recrutar e selecionar candidatos tanto interno quanto externo. Com relação às técnicas utilizadas para efetuar o recrutamento externo, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Banco de Currículos.
II- Anúncio.
III- Indicação.
IV- Utilização de consultorias especializadas.
(    ) Refere-se a um serviço prestado por uma outra empresa especializada que se encarrega do recrutamento ou em alguns casos até mesmo da seleção de candidatos. 
(    ) Geralmente utilizado quando se quer alcançar um grande número de indivíduos, incluindo aqueles que não possuem familiaridade com a internet.
(    ) Este é conhecido como QI - quem indica - sendo a forma mais simples e difundida de recrutamento. 
(    ) Trata-se de um Link mantido pela organização do tipo "Faça parte da nossa equipe" "Trabalhe conosco", ou "Oportunidade de carreira" utilizado para divulgar eventuais vagas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	IV - II - I - III.
	 b)
	IV - II - III - I.
	 c)
	II - I - III - IV.
	 d)
	II - III - IV - I.
	6.
	Staff é um termo inglês que significa "pessoal". Para que as chefias atuem de maneira uniforme e consistente com relação aos seus subordinados, torna-se necessário um órgão de staff. Com relação às funções do órgão de staff, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O órgão de staff proporciona às chefias a devida orientação, as normas e os procedimentos, sobre como administrar seus subordinados.
(    )  O órgão de staff deve prestar serviços especializados, como serviços de recrutamento, seleção, treinamento, análise e avaliação de cargos.
(    ) O órgão de staff deve suprir as chefias com propostas e recomendações deles decorrentes, para que possam tomar decisões adequadas.
(    ) O órgão de staff desempenha papel decisivo e exclusivo nas decisões sobre gestão de pessoas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	7.
	Na administração de Recursos Humanos acontece o processo de manutenção de pessoas, que compreende atividades como remuneração, benefícios, higiene, segurança e relações sindicais. Outro processo que também ocorre é a monitoração das pessoas. Quando a monitoração de pessoas acontece?
	 a)
	A organização oferece treinamento e desenvolvimento das pessoas a partir de um planejamento prévio.
	 b)
	Existe uma atividade interna de recrutamento e seleção de pessoas em um planejamento organizacional.
	 c)
	Quando a organização trabalha com a constante análise e descrição de cargos e avaliação de desempenho.
	 d)
	A empresa dispõe de bancos de dados, controles e sistemas de informações com dados referentes aos colaboradores.
	8.
	Dentre as responsabilidades da gestão de pessoas enquanto linha de staff, destacam-se as novas admissões, demissões, promoções e transferências, entre outros processos existentes na área de Recursos Humanos. Entretanto, as decisões tomadas a partir dessas responsabilidades devem levar em conta alguns fatores organizacionais. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta esses fatores:
	 a)
	O tamanho da organização, a estrutura organizacional, a tecnologia utilizada, entre outros.
	 b)
	A implantação de um sistema de informações que permita admitir ou demitir funcionários por e-mail.
	 c)
	A autoridade do gerente de linha.
	 d)
	A opinião dos acionistas sobre o perfil dos funcionários.
	9.
	Para realizar o planejamento de pessoal é necessárioprever a oferta e a demanda de pessoal de acordo com as necessidades das organizações. A partir daí, as organizações passam a fazer parte de um mercado de recursos humanos concorrido para recrutamento e seleção de profissionais qualificados. Com relação ao planejamento de pessoal, é importante que:
	 a)
	As organizações preocupem-se em investir no planejamento de pessoal quando sentirem que a demanda por novos profissionais esteja grande.
	 b)
	O planejamento de pessoal seja realizado somente se houver um grande número de candidatos à determinada vaga e a organização apresentar dificuldade no processo de seleção.
	 c)
	As organizações preocupem-se em investir no planejamento de pessoal quando sentirem o mercado de trabalho aquecido.
	 d)
	O gestor de pessoas, com as demais áreas, identifique as necessidades da organização, bem como as competências necessárias dos profissionais para fazer o planejamento de pessoal.
	10.
	As empresas possuem políticas e diretrizes internas voltadas à área de recursos humanos, que determinam de que maneira as pessoas devem ser tradadas ao longo de sua vida profissional. Por isso, o gestor de pessoas devem cumprir com essas diretrizes. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Comprometer-se a satisfazer as necessidades das pessoas por meio de um ambiente agradável.
(    ) Entender o negócio da empresa e determinar os objetivos propostos pelas diretrizes da organização.
(    ) Envolver as pessoas em um processo de negociação, respeitando os valores éticos da organização.
(    ) Direcionar a cada colaborador a responsabilidade de executar suas atividades obtendo resultados.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - V - V - V.
	 d)
	F - V - F - F.
Parte inferior do formulário

Continue navegando