Buscar

Penas privativas de liberdade

Prévia do material em texto

Penas privativas de liberdade
As penas restritivas de direitos estão elencadas no artigo 43 do código penal. Faça a leitura dos artigos 43 a 48 e escreva sobre:
Questões:
1. Quais os requisitos analisados pelo juiz para fazer a substituição da pena privativa de liberdade por penas restritivas de direitos?
· A primeira exigência contida no inciso I diz respeito á quantidade da pena. A substituição somente se viabiliza se a pena aplicada não for superior a quatro anos, nos casos de infrações dolosas, uma vez que para delitos culposos a lei não fez qualquer ressalva com relação ao limite de pena aplicada. Porém, alguns doutrinadores entendem que haja o emprego de violência ou grave ameaça , será possível a substituição.
· O segundo trata-se da inexistência da reincidência de crime doloso, isso quer dizer que se qualquer uma das duas infrações penais que estão sendo colocadas em confronto, a fim de aferir a reincidência, For de natureza culposa, mesmo sendo réu considerado tecnicamente reincidente, isso não impedira a substituição. Embora, tecnicamente, a reincidência impeça a substituição, há uma ressalva no artigo, que de uma forma simplificada expressa que caberá ao juiz avaliar se, mesmo tendo havido condenação anterior por crime doloso, sendo concedida a substituição, ela atingira sua dupla finalidade: evitar o desnecessário encarceramento do condenado, bem como se a substituição trará em si o seu efeito preventivo.
· O terceiro requisito serve de norte ao julgador para que determine a substituição somente nos casos em que se demonstrar ser ela a opção que atende tanto o condenado quanto a sociedade. Pois são analisados os seguintes termos: a culpabilidade, os antecedentes, a conduta social e a personalidade do condenado, bem como os motivos e a circunstancias indicarem que essa substituição seja suficiente.
2. Como deve ser feita essa substituição (regra)?
§2º. Na condenação igual ou inferior a um ano, a substituição pode ser feita por multa ou por uma pena restritiva de direitos; se superior a um ano, a pena privativa de liberdade pode ser substituída por uma pena restritiva de direitos e multa ou por duas restritivas de direitos.
§3º. Se o condenado for reincidente, o juiz poderá aplicar a substituição, desde que, em face de condenação anterior, a medida seja socialmente recomendável e a reincidência não se tenha operado em virtude da pratica do mesmo crime.
§4º. A pena restritiva de direitos converter-se em privativa de liberdade quando ocorrer o descumprimento injustificado da restrição imposta. No cálculo da pena privativa de liberdade a executar será deduzido o tempo cumprindo da pena restritiva de direitos, respeitado o saldo mínimo de 30 dias de detenção ou reclusão.
§5º. Sobrevindo condenação a pena privativa de liberdade, por outro crime, o juiz da execução penal decidirá sobre a conversão, podendo deixar de aplicá-la se for possível ao condenado cumprir a pena substitutiva a anterior.
3. Em que consiste a prestação pecuniária, a perda de bens e valores, prestação de serviço à comunidade ou a entidades públicas, a interdição temporária de direitos e a limitação de fim de semana.
· Prestação pecuniária: consiste no pagamento em dinheiro á vitima, a seus dependentes ou a entidade pública ou privada, com destinação social, de importância fixada pelo juiz, não inferior a um salário mínimo nem superior a 360 salários mínimos.
· Preconiza que a perda de bens e valores pertencentes aos condenados dar-se-á, ressalvada a legislação especial, em favor do fundo penitenciário nacional, e seu valor terá como teto - o que for maior – o montante do prejuízo causado ou do proveito obtido pelo agente ou por terceiro, em conseqüência a pratica do crime.
· A prestação de serviços a comunidade ou a entidades publicas consiste na atribuição de tarefas gratuitas ao condenado, que serão por ele levadas a efeito em entidades assistenciais, hospitais, escolas, orfanatos e outros estabelecimentos congêneres, em programas comunitários ou estatais, sendo que as tarefas que lhe serão atribuídas devem ser de acordo com suas aptidões,devendo ser cumpridas á razão de uma hora de tarefa por dia de condenação, fixadas de modo a não prejudicar a jornada normal de trabalho.
· O art.47 cp prevê quatro formas de de interdição temporária de direitos, a saber: I-proibição do exercício de cargo, função ou atividade pública, bem como de mandato eletivo. II- proibição do exercício de profissão, atividade ou oficio que dependam de habilitação especial, de licença ou autorização do poder publico. III- suspensão de autorização ou de habilitação para 
· dirigir veiculo. IV- proibição de freqüentar determinados lugares.
· A limitação do fim de semana consiste na obrigação de permanecer, aos sábados e domingos, por cinco horas diárias, em casa de albergado ou outro estabelecimento adequado.

Continue navegando