Buscar

ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO
1-O multiculturalismo, uma das marcas da sociedade em tempos de globalização caracteriza-se:
por reconhecer passivamente as diferenças raciais, aceitando que não se pode lutar contra o preconceito e a discriminação.
por que se confundem com as sociedades, permitindo caracterizar modos de vida baseados em condições materiais e simbólicas.
por defender e lutar pela individualidade social, como forma de manter os direitos humanos.
 originalmente, pela coexistência de formas culturais ou de grupos caracterizados por culturas idênticas dentro da sociedade moderna.
por afirmar a necessidade do reconhecimento da diferença para adequar os sujeitos em suas funções sociais, o que gera menos preconceito.
2-As relações étnico-raciais no Brasil têm sido marcadas pela negação, por mitos e por conflitos, sendo muito recente a sua discussão em relação ao processo educativo, em especial no que diz respeito às características que um profissional da educação deve ter para um bom desempenho.
PORQUE
Para que um professor atue de forma efetiva no combate ao preconceito relacionado a essa questão, é fundamental que ele se perceba como um mediador das tensões étnico-raciais que aparecem, atendendo às exigências postas pelas leis e diretrizes que regem a educação no país. Além disso, precisa constantemente rever sua prática pedagógica, com base em um referencial teórico que discuta a alteridade e as relações multiétnicas, assim como escolher metodologias inovadoras que oportunizem a reflexão, a criticidade, a criatividade e que estimulem o protagonismo do aluno. Não se esquecendo, também, de investir em sua formação.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições falsas.
3-Leia o texto abaixo e analise as afirmativas.
A escola é vista como espaço de cruzamento de culturas, ainda que tenha dificuldade para lidar com a diferença e a diversidade cultural. Mas não é mais possível aceitar que essas diferenças sejam silenciadas ou neutralizadas e para que essas discussões se concretizem na escola é preciso promover uma educação em direitos humanos. Mas o que são direitos humanos? Referem-se ao direito à vida e a luta contra a tortura e qualquer outro tratamento cruel que comprometa a dignidade humana e a integridade do indivíduo. Incluem-se os 
direitos sociais, civis, ambientais, e muitos outros que surgiram, e continuam surgindo, como construção histórica.
A partir do que estabelecem as diretrizes educacionais e de forma contextualizada, a educação em direitos humanos deve respeitar todas as características dos educandos e seus professores, independentemente de sua origem, etnia, sexo, religião, orientação sexual. Deve ser um dos pilares orientadores das políticas públicas, da prática pedagógica e das relações sociais estabelecidas dentro e fora da escola, com vistas à formação do cidadão crítico e consciente de seus direitos.
I. Onde houver qualquer tipo de violação aos direitos humanos haverá necessidade de se implementar uma educação em direitos humanos.
II. Violência contra a mulher, crianças e jovens, perseguições e repressão por motivações políticas ou religiosas, violência de motivação socioeconômica, étnico-raciais ou de gênero, são violações contra as quais a escola deve se posicionar concretamente.
III. A elite dominante é a maior interessada em atender às necessidades das camadas mais pobres, que em geral são aquelas cujos direitos são mais desrespeitados.
IV. As desigualdades e a violência decorrentes da omissão do Estado ou dos equívocos em termos de políticas públicas devem ser objeto de crítica para que sejam possíveis todas as transformações que forem necessárias.
Com base no texto e no que aprendeu, assinale as alternativas que melhor resumem essa discussão sobre educação em direitos humanos.
II, IV.
II, III, IV.
I, II, IV.
I, II.
I, II, III.
4-Vivemos em um país marcado pela persistência do racismo. Mas não é mais possível silenciar sobre essa prática na vida de milhões de indivíduos, porque afeta todas as instâncias da vida social e, obviamente, também aparece na escola. Estereótipos diversos estão relacionados aos indivíduos negros, gerando humilhação e constrangimento a quem é vítima dessa situação.
Com base no que aprendeu, assinale a alternativa que apresenta alguma das consequências do racismo no Brasil.
Preconceito e desigualdade socioeconômica.
Xenofobia e discriminação.
Exclusão e equidade.
Igualdade e preconceito.
Inclusão e igualdade nas relações étnico-raciais.
5-Defina corretamente cada um dos termos completando as lacunas.
Estigma é a imagem preconcebida de determinada pessoa, coisa ou situação, sendo usado principalmente para definir e limitar pessoas ou grupo na sociedade*. Já ___________________ é um "juízo" preconcebido, é uma opinião sem julgamento, enquanto _______________________ é qualquer distinção, exclusão ou restrição baseada na raça, cor descendência ou origem nacional ou étnica que tenha o propósito ou o efeito de anular ou prejudicar o reconhecimento, gozo ou exercício em pé de igualdade de direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou em qualquer outro domínio da vida pública.
Fonte:http://web.unifoa.edu.br/portal/plano_aula/arquivos/04621/Esteriótipo, Preconceito e Disc...
A sequência dos termos para completar corretamente as lacunas é:
intolerância; preconceito.
discriminação; etnocentrismo.
cultura; intolerância.
preconceito; discriminação
etnocentrismo; intolerância.
6-A antropologia possibilita múltiplos olhares sobre a educação, as relações étnico-raciais e a formação docente.
Sobre isso, assinale as afirmativas corretas.
I. A compreensão das relações étnico-raciais na escola depende de uma discussão, reflexão e análise feita com parte da comunidade acadêmica, uma vez que as famílias discutem esse tema cada uma à sua maneira, sem influência do que acontece nos espaços escolares.
II. O reconhecimento da diversidade étnico-racial na escola brasileira, em todos os níveis, se bem problematizada (e aí a antropologia da educação contribui de maneira incontestável), pode redefinir a temática no contexto escolar e incentivar os professores a reverem suas eventuais posturas etnocêntricas diante de seus alunos.
III. A formação docente inicial, hoje, é suficiente para os professores adquirirem conhecimentos teóricos e práticos, além de oportunizar a eles o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades e competências estratégicas.
IV. O combate ao preconceito e à discriminação por questões étnico-raciais é visto, hoje, quase como uma obrigação do sistema escolar e, dessa forma, caberia ao professor a tarefa de criar ambientes favoráveis para tornar as relações sociais mais equitativas e justas e menos hierárquicas e conflitivas nas suas salas de aula.
I e III.
I e IV.
II e IV.
III e IV.
II e III.
7-O etnocentrismo está na base da maioria dos casos de preconceito, discriminação e exclusão, sendo, muitas vezes, o resultado da ignorância e da intolerância em relação ao medo que o novo e o desconhecido podem gerar.
Como o etnocentrismo se relaciona com o relativismo cultural?
O relativismo é irracional, frágil em termos de argumentação e inconsciente; no entanto, ao adotarmos uma atitude etnocêntrica, assumimos a postura de respeito ao outro.
O relativismo é uma visão de mundo produzida quando adotamos nossos valores, princípios e modelos culturais como referência para olhar o "outro" e sua cultura, sem buscar captar a lógica daquela cultura, enquanto o etnocentrismo é a capacidade de captar a lógica da cultura do outro.
Quando se fala do etnocentrismo e sua relação com o relativismo cultural, temos a oportunidade de rever nossos valores, nossos conceitose nossa visão de mundo, combatemos o preconceito e a discriminação. O relativismo cultural é conceito que se contrapõe ao etnocentrismo, sendo a base para o combate a visões etnocêntricas.
O relativismo, assim como o etnocentrismo, facilita a ampliação do conhecimento sobre o outro, mas também pode construir abordagens excludentes sempre que um indivíduo ou grupo entenda que só pode se afirmar se negar o outro.
Trata-se do modo de pensar a diferença: enquanto pelo etnocentrismo percebemos a cultura a partir de sua própria lógica, adotando assim uma atitude antropológica, pelo relativismo reforça os preconceitos.
8-Os meios de comunicação de massa - em especial a televisão -, através das campanhas publicitárias, bombardeiam-nos com produtos, ofertas e mercadorias que prometem nos fazer imensamente felizes e realizados. Entretanto, sabemos que há uma lógica que fundamenta essas campanhas: a lógica do consumo, base da sociedade capitalista.
Hoje o consumo pode alcançar níveis muito além do que seria necessário para suprir nossas necessidades básicas. Estamos falando do consumismo.
O consumismo exacerbado faz referência à(ao)
sociedade de consumo
 desigualdade
modernidade
 imprensa
 indústria

Outros materiais