Buscar

paper_lideranca_4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

2
Performance e liderança
Vanessa Oliveira Lacau Mantovani¹
Thiago Buzatto Storck ²
1. INTRODUÇÃO
	O objetivo desse estudo é analisar os tipos de lideranças existentes com um foco maior na liderança liberal e os pros e contras que esse tipo de modelo pode trazer para a empresa, para isso essa comparação entre a pratica e a teoria foi utilizada uma empresa de pequeno porte que atua no ramo controle de pragas, localizada na região sul de Porto Alegre. 
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
	 Hunter (2004,) segue a linha que a liderança é uma competência e diz que a liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum.
Ainda, Bergamini (1994, p.36) aponta dois aspectos comuns definições de liderança: ‘‘ela está ligada a um fenômeno grupal, que envolvam duas ou mais pessoas e; fica evidente tratar-se de um processo de influenciação exercido de forma intencional por parte dos líderes sobre seus liderados. Portanto, não existem líderes sem seguidores’’.
A capacidade que um individuo possui de influenciar a alguém ou um grupo de pessoas significa uma força psicológica, onde um age de um modo a modificar o comportamento de modo intencional e essa influência envolve poder e autoridade alterando o modo de agir do influenciado (MOTA, 1997, p. 206).
Felix et al (2013) afirma que lider não é o mesmo que chefe, líder é a pessoa que tem conhecimentos e habilidades que façam com que o grupo atinja seus objetivos.
 Maximiano (2000, p.331) Citado por Garcia (2015, p.2) afirma que “a liderança é uma função, papel, tarefa ou responsabilidade que qualquer pessoa precisa desempenhar, quando é responsável pelo desempenho de um grupo”.
Chefe é alguém que exerce o poder de mando em virtude de uma autoridade oficial ou oficiosa. Líder é uma pessoa que, graças à própria personalidade e não a qualquer injunção administrativa, dirige um grupo com a colaboração dos seus membros. (TOURINHO, 1981apud SOBRINHO;ALMEIDA, 2002, p.26)
FIGURA 1 – CHEFE X LIDER 
FONTE: Disponível em: https://sermelhorepleno.com. br/lider-ou-chefe/. Acesso em: 31 maio 2020.
A figura acima mostra a diferença significativa entre um chefe e um líder, demostrando.
que chefe manda e líder coordena, enquanto o chefe fiscaliza o líder confia.
Conforme descrevem Botelho e Krom (2010, p.2) a liderança pode ser dividida em três estilos, sendo: Autocrático onde o líder centraliza o poder, tomando decisões sem consultar os liderados, democrático nesse caso a um nível médio de intervenção do líder o mesmo envolve os liderados no processo de decisão, e liberal onde quase não existe intervenção”.
Segundo Maximiano (2000, p.344) Citado por Garcia (2015, p.7) “uma ideia bastante disseminada sobre os estilos de liderança coloca dois comportamentos – autocracia e democracia – como pontos de uma escala”. Diz ainda que “conforme a autoridade se concentra no líder, a autonomia do liderado diminui, e vice-versa”.
Borelli e Mendes (2018) referem-se que em 1930 foi realizada uma pesquisa onde os três tipos de liderança foram testadas e a que apesar da liderança liberal ser favorável para os liderados, os resultados não foram alcançados nesse tipo de liderança, apesar da produção ser satisfatória a qualidade dos produtos ficaram muito abaixo da liderança democrática e autocrática.
Maximiano (2000, p.344) Citado por Garcia (2015, p.6) em seu conceito sobre comportamento liberal comenta que “o líder transfere sua autoridade para os liderados, conferindo-lhes o poder de tomar decisões”. Diz ainda, que “quanto mais o líder delegar decisões para os liderados, mais liberal é seu comportamento”.
	
3. METODOLOGIA
	Os métodos utilizados para a execução do paper foram: pesquisa bibliográfica, que segundo Macedo (1995) é a busca de informações através de documentos, artigos, livros, enciclopédia etc. que se relacionam com o assunto que se deseja escrever e com o fichamento das referências que foram utilizadas.
 Também foi utilizada a observação na empresa que atua no ramo de controle de pragas, as palavras chaves utilizadas para a busca dos materiais bibliográficos foram: liderança, líder, chefe, administração, a busca se deu através do google acadêmico.
	 
4. RESULTADOS E DISCUSSÕES
	Na empresa observada o líder tem comportamento liberal, os liderados prestam os serviços para os clientes em tempo hábil, porém o trabalho apresenta inúmeras falhas, exatamente como citou Borelli e Mendes, referindo-se a pesquisa onde os três tipos de liderança foram testados e a qualidade da produção da liderança liberal ficou abaixo do estilo de liderança democrática e autocrática.
O líder da empresa poderia ter utilizado a liderança autocrática ou democrática para os liderados que trabalhavam externamente, pois a empresa recebia inúmeras reclamações dos clientes referentes à falta de comprometimento, já o setor administrativo seria possível manter a liderança liberal já que o setor não apresentava problemas.
	
REFERÊNCIAS
	BERGAMINI, C. W. Liderança: administração do sentido. São Paulo: Atlas, 1994.
BORELLI, Ludmilla Borges; MENDES, Carla Pires. As Diversas Faces de um Líder. 2018. Disponível em: http://www.academia.edu/download/57697535/As_Diversas_Faces_de_um_Lider.pdf. Acesso em: 31 maio 2020. 
BOTELHO, Júlio Cézar; KROM, Valdevino. Os estilos de liderança nas organizações. XIV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica e X Encontro Latino Americano de Pós-Graduação–Universidade do Vale do Paraíba, 2010. Disponível em: http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2010/anais/arquivos/0003_0494_01.pdf. 
Acesso em: 02 Junho 2020.
DE MACEDO, Neusa Dias. Iniciação à pesquisa bibliográfica. Edições Loyola, 1995. 
FELIX, Clóvis et al. Estilos de liderança. Revista conexão, v. 10, n. 1, p. 1017-1029, 2013. Disponível em: http://www.aems.edu.br/conexao/edicaoanterior/sumario/2013/downloads/2013/3/50.pdf. Acesso em: 31 maio 2020.
GARCIA, Denise B. Os diferentes tipos de Liderança e sua influência no clima organizacional. 2015. Disponível em:  https://admportal.appspot.com.storage.googleapis.com/_assets/modules/academicos/academico_5220.pdf. Acesso em: 31 maio 2020. 
HUNTER, J.C. O Monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança. Tradução de Maria da Conceição Fornos de Magalhães. Rio de Janeiro: Sextante, 2004.
MOTTA, Paulo Roberto. A ciência e a arte de ser dirigente. 8 ed. Rio de Janeiro: Editora Record,
1997.
SOBRINHO, A. C; ALMEIDA, K. S. A. de. A influência da liderança na eficácia da equipe em empresa familiar. Belém, 2002. Disponível em: http://www.nead.unama.br/bibliotecavirtual/monografias/INFLUENCIA_LIDERANCA.pdf Acesso em: 02 junho 2020.
1 Nome dos acadêmicos
2 Nome do Professor tutor externo
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI - Curso (Código da Turma) – Prática do Módulo I - dd/mm/aa