Buscar

QUESTIONÁRIO INDIVIDUAL- DINHO SEGUNDA - Copia

Prévia do material em texto

QUESTIONÁRIO INDIVIDUAL – GESTÃO DAS INFORMAÇÕES
Nome: Stela Priscila Manoel RA: D339FH-6
1) Faça um resumo do documentário “A História da Informação” inserindo os principais pontos da história:
Aborda a evolução da descoberta do poder dos símbolos e como a humanidade deu um grande salto no aprendizado das técnicas de transmissão e armazenamento das informações. E como a escrita, códigos e computadores iriam revolucionar o nosso entendimento do universo.
A informação parece ser simples e existe por todo o nosso mundo. Nossos cérebros estão cheios dela e constantemente a trocamos uns com os outros. Mas a informação foi um dos conceitos mais difíceis e sutis que a ciência teve que desvendar. Entendê-la e utilizá-la têm sido um processo extremamente longo e difícil. 
O poder da informação seria inicialmente vislumbrado a mais de 5000 anos atrás, quando uma tecnologia revolucionária foi desenvolvida e colocaria em curso o mundo moderno. O documentário percorre pelo processo de tecelagem, do mecânico francês Joseph-Marie Jacquard, onde cartões perfurados eram utilizados para tecer padrões de forma programada, passando pela invenção do telégrafo e também do código Morse pelo Samuel Morse que deu um novo sentido ao processamento e à transmissão de informações por meio de seu alfabeto de bips.
Em meio a um enigma sobre o movimento das moléculas e a criação de ordem exposto pelo físico James Clerk Maxwell, esses estudos acabaram servindo como base para o matemático Alan Turing trazer à sociedade os seus algoritmos computacionais que marcaram o nascimento da era dos computadores. Além disso, o documentário também enfatiza o valor à evolução e à manutenção dos meios de comunicação, tornando-os, as próprias extensões do ser humano.
O que agora sabemos que é a informação, longe de ser um conceito abstrato, obedece às mesmas leis da física que todo o resto do universo. A informação não é apenas uma abstração, uma coisa ou fórmula matemática que se escreve no papel. informação precisa ser carregada por algo. Então está contida em algo, uma pedra, um livro, um CD. O que a humanidade aprendeu durante os últimos milênios é que a informação nunca pode ser divorciada do mundo físico. É que faz da informação algo tão poderoso é o fato de que pode ser armazenada em qualquer sistema físico que quisermos.
Hoje, os cientistas estão explorando novas maneiras de manipular informações, usando tudo desde DNA a partículas quânticas. Sempre foi claro que criar ordem física, as estruturas que vemos ao nosso redor, tem um custo.
2) A ________ faz a promoção de um ambiente favorável a criatividade, experimentação e implementação
de novas ideias que possam gerar um diferencial competitivo para a organização. As organizações não
podem se estagnar: elas precisam estar sempre na vanguarda, gerando ideias originais que se
incorporem continuamente aos seus processos e produtos. Para isso todos devem ser encorajados e
incentivados a desempenhar muito além da rotina do dia a dia, promovendo‐se, continuamente, o
exercício da inventividade e da engenhosidade. A expressão ou palavra que mais se ajusta à(s) lacuna(s)
acima é:
a) Estratégia
b) Funcionalidade Interna
c) Gestão Sistêmica
d) Liderança
e) Cultura e Inovação
e) Cultura e Inovação
Resp.: e) Cultura e Inovação.
 Segundo FNQ (2009), a cultura da inovação faz a promoção de um ambiente favorável a criatividade, experimentação e implementação de novas ideias que possam gerar um diferencial competitivo para a organização. Cultivar essa maneira de pensar, diz a FNQ (2003), deve ser uma filosofia de vida dentro da organização, praticada em todos os níveis. Nesse aspecto, o papel da alta direção e do sistema de liderança é fundamental para que a inovação e a criatividade sejam uma realidade nas organizações.
3) __________ da competição nada mais é do que o lócus onde a empresa busca vantagem competitiva.
Contador entende que “uma boa estratégia exige dois ou três campos, que não sejam excludentes. Por
exemplo: preço e imagem ou qualidade e prazo. Uma empresa não deve querer ser boa em tudo. Ela não
precisa ser excelente em tudo: basta ter excelência naquelas armas que lhe dão vantagem competitiva
nos campos escolhidos”. A expressão ou palavra que mais se ajusta à lacuna acima é:
a) O Campo b) A Arma c) O Fator d) A Imagem e) N.D.A.
Resp.: a) O Campo.
É por dar mais sentido ao texto e também pelos estratégicos de: preço, imagem, qualidade ou prazo.
4) A estratégia __________ está sempre associada à cadeia de valor, mas tal cadeia de valor só tem sentido
se for estabelecida para cada Unidade Estratégica de Negócio. Isto é: se uma empresa possui duas
Unidades Estratégicas de Negócio ela está presente em duas cadeias de valor e deve ter duas estratégias de posicionamento diferentes ‐ uma para cada UEN. Resende (2001) afirma que “uma das questões mais
debatidas nos meios empresariais é a qualidade da atuação das empresas na cadeia de valor e,
consequentemente, o seu posicionamento nessa cadeia. Historicamente, as empresas sempre
procuraram controlar totalmente as principais ações que levam os produtos e serviços dos pontos de
produção aos pontos de consumo. No entanto, pressões constantes sempre foram exercidas para que tais
empresas voltassem para as suas competências essenciais”. A expressão ou palavra que mais se ajusta
à(s) lacuna(s) acima é:
a) Competitiva b) Posicionamento c) Gestão sistêmica d) Operacional e) Funcionalidade Interna
Resp.: b) Posicionamento.
5) Donald A. Marchand, afirma em seu artigo intitulado “Informações Estratégicas” que a informação estratégica é um processo que converte modelos intelectuais e dados em informação e conhecimento.
Desta forma tal processo abrange as seis grandes fases que são:
a) Análise, desenvolvimento, criação, medição, controle e manutenção.
b) Percepção, coleta, organização, processamento, comunicação e utilização.
c) Percepção, análise desenvolvimento, implantação, controle e manutenção.
d) Análise, criação, processamento, implantação, comunicação e manutenção.
e) N.D.A.
Resp.: C) Percepção, análise desenvolvimento, implantação, controle e manutenção.
6) São exemplos de campos de competição em preço: (1 ponto)
a) Localização, tecnologia e promoção;
b) Promoção, formas de pagamento e guerra de preço;
c) Prazo de cotação, promoção e formas de pagamento;
d) Variedade de modelos, preço final e promoção
e) Todas as alternativas estão corretas
Resp.: b) Promoção, formas de pagamento e guerra de preço;
7) Levando em consideração as armas de competição qual a importância de um ERP em uma organização?
Quais suas principais características. Justifique sua resposta
 
O ERP - Planejamento de Recursos Empresariais. Tem como objetivo unir todos os departamentos da empresa em um único sistema. Como também é adequar o software às necessidades atuais da empresa e permitir a sua evolução. A informação desempenha grande papel no processo de inovação da informação, pela crescente complexidade no ambiente de negócios se torna necessário possuir ERP na empresa, assim investindo no desenvolvimento de metodologias que avaliam o retorno do investimento.
Faz com que o empreendedor quando for ver dados, analisar atividades financeiras, gastos, controle de estoque; emissão de notas e boletos; contas a pagar e receber, fluxo de caixa, cadastro de clientes, fornecedores, transportadores, entre outros. Ele automatiza processos e armazena dados que são fundamentais para o controle da gestão.
Funciona como uma automatização de processos e armazenar os dados que são fundamentais para o controle da gestão. Facilitando também que os departamentos possam compartilhar informações e se comunicar com maior facilidade. 
Como também possui a vantagens de informações centralizadas, qualidade dos dados, redução de custos, eficiência operacional, gestão simplificada, banco de dados unificados, controle de capital de giro, produção, estoque, qualidade, quadro de funcionários, simulações de custos e margens de lucro, desempenho, análise de cliente.
Se tratando de armas decompetição, o sistema de ERP foi analisado que as empresas que possuem tal sistema tem se uma vantagens de grande nível pois eleva e diminuem os gastos que a tal em presa poderia sofrer , permitindo assim a evolução e a consolidação da empresa no mercado competitivo, dentro das armas que a ERP pode atuar umas delas como exemplo: Automação Industrial, estudos para a redução de tempos de espera, Tempo reduzido espera lote em processo, célula de manufatura, troca rápida de ferramentas, sistemas de informação eficientes, fornecimento no prazo entre outros. Assim se constata que o uso deste sistema de ERP eleva o nível de um conjunto de armas de competição que com isso torna a empresa mais competitiva.
Justificativa: De uma forma geral, uma empresa que possui um sistema ERP ela possui um equipamento que facilita o desenvolvimento da empresa, permite uma praticidade maior no seu dia a dia e como por sua vez contribui diminuindo os riscos, por ter um armazenamento de dados de todos os setores da empresa como também a análise a coleta de informações de cada setor podendo assim cruzar informações e ter uma analise de como prosseguir nas próximas etapas da empresa, com também consolidando esta ferramenta com as armas de competitividade das quais a faz ter um nível mais acentuado e destacando-se das demais empresas que não possuem o mesmo sistema. Como também sendo mais econômico e encurtando o tempo.

Continue navegando