Buscar

Atividade contextualizada, psicomotricidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade contextualizada
Jamille Leal
01286516
Pedagogia
O termo psicomotricidade, é utilizado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização. A psicomotricidade é conceituada como uma ação de finalidade pedagógica e psicológica que utiliza os parâmetros da educação física com a intenção de melhorar o comportamento da criança com seu corpo. Uma de suas definições como uma ciência que estuda o indivíduo por meio de seu movimento e interação social.
A importância da psicomotricidade para que a criança tenha noção do seu corpo, do espaço e de como o ato de se mover pode ser determinante na sua educação. 
Quando ela está passando pelo, precisa interagir com outras crianças. 
A Psicomotricidade baseia-se em uma concepção unificada da pessoa, que inclui as interações cognitivas, sensório motor e psíquicas na compreensão das capacidades de ser e de expressar-se, a partir do movimento, em um contexto psicossocial. A psicomotricidade pode também ser definida como o campo transdisciplinar que estuda e investiga as relações e as influências recíprocas e sistémicas entre o psiquismo e a motricidade.
A concepção da psicomotricidade no campo da prática e da investigação científica é a investigação de três conhecimentos básicos que norteiam a psicomotricidade, que são movimento, o intelecto e o afeto, estes são individuais em cada criança. O conhecimento e funcionamento do corpo são fundamentais para o desenvolvimento físico, motor e intelectual, que se for bem trabalhado a criança estará preparada para a sociedade. Com atividades motoras os resultados são rápidos e positivos.

Outros materiais