Buscar

Direitos humanos

Prévia do material em texto

A importância dos direitos humanos na Escola
Fortaleza 07 de dezembro de 2018
Os direitos humanos são de grande importância para a educação na nossa sociedade, pois é através do ensino dos direitos humanos que podemos formar os cidadãos do futuro com dignidade, podendo assim construir uma sociedade melhor.
Os projetos político-pedagógicos das escolas na atualidade entendem que ela teria uma função social importante: construir um projeto de sociedade que possibilite a participação dos indivíduos na produção da sua existência, como sujeitos de direitos, ativos na realidade que se constrói historicamente. Assim, além da preparação para a cidadania e para o trabalho, a função social da escola de hoje consistiria na formação de seus alunos para a convivência numa cultura de diversidade e de direitos. Saber conviver com a diversidade não é uma tarefa fácil, porque nos desafia a questionar constantemente nossos valores, a rever posicionamentos e a incorporar novas crenças àquelas já existentes e muitas vezes cristalizadas dentro de nós. Nesse novo modelo de sociedade, que busca uma cidadania cada vez mais ampliada, temos que ser capazes de ser reflexivos, como chama atenção o sociólogo Anthony Giddens em várias de suas obras.
alem da preparação para a cidadania e para o trabalho, a função social da escola de hoje é conscientizar os alunos para viverem em uma cultura diversificada e em uma sociedade de direitos.
Os Direitos Humanos são aqueles pertencentes a todos os seres humanos, independente de etnia, raça, sexo, nacionalidade, idioma, orientação de gênero, sexual ou qualquer outra.
Todos, sem exceção, têm o direito à vida e à liberdade de opinião e expressão, o direito ao trabalho e à educação, e muitos outros direitos.
A escola tem o dever de discutir estes direitos fundamentais entre os alunos e professores, até porque o ambiente educacional promove a convivência, as trocas de experiência e a cidadania.
Enquanto na família existe certa hegemonia de valores, crenças e costumes, na escola os jovens têm o contato com o diferente e, por isso, precisam desenvolver valores relativos à coletividade, à resolução de problemas, ao respeito, ao diálogo e à compreensão.
Mas esta não é uma tarefa fácil. Saber conviver com a diversidade faz o sujeito se questionar constantemente sobre os seus valores, a rever posicionamentos e a ter o contato com novas crenças que podem se incorporar àquelas já existentes que muitas vezes já estão “fixadas” dentro de nós.
O professor pode fazer o primeiro contato com a turma sobre o respeito à diversidade promovendo a leitura dos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A partir disso, é interessante que ele realize debates com os alunos, questionando em quais situações cotidianas os Direitos Humanos se fazem presentes.
Outra sugestão é questionar aos alunos se os Direitos Humanos estão sendo respeitados nas notícias veiculadas na imprensa.
As atividades em grupo também são ótimas formas de estimular as capacidades de tolerância entre os alunos.
Ademais, é importante lembrarmos que o ensinamento dos Direitos Humanos não pode se limitar a uma simples transmissão oral. É necessário também que aquele que ensina dê o exemplo de cidadania e tolerância, trazendo esta ação para o dia a dia dos jovens
conclusão
Contudo, podemos concluir que o papel da escola é fundamental e com isso vem a responsabilidade de ensinar e conscientizar que todos temos direitos e deveres e que respeitando e fazendo nossa parte para com o próximo nos tornaremos seres humanos melhores e com dignidade.
Referencias
http://blog.zoom.education/2018/03/a-importancia-de-discutir-os-direitos-humanos-na-sala-de-aula/
https://www.normaseregras.com/normas-abnt/capa/
https://blog.mettzer.com/normas-abnt/

Continue navegando