Buscar

1 ESTUDO DIRIGIDO - QUESTOES DE LOGISITCA

Prévia do material em texto

1. Descreva os principais conceitos (Logística, Supply Chain, ECR, EDI);
	O Council of Logistics Management (CLM), define logística como o processo de planejamento, implementação e controle do fluxo eficiente e eficaz da matéria-prima, estoques de produtos semi acabados e acabados, bem como de fluxos de informações a eles relativos, desde a origem até o consumo, com o propósito de atender aos requisitos dos clientes.
	Supply Chain Management (SCM), a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que proporcionam os produtos, serviços e informações, a fim de agregar valor para o cliente.
	Efficient Consumer Response (ECR) prioriza o trabalho conjunto dos parceiros em vez de eles se dedicarem a empreender ações isoladas ou até antagônicas, nas ações tipicas de ECR inserem-se as seguintes iniciativas:
· Gerenciamento e categorias: integração de fornecedores e varejistas na definição de uma estratégia comum para o desenvolvimento mercadológico de uma linha de produtos;
· Gestão partilhada da demanda e reposição automática do produto no ponto de venda, a partir das informações fornecidas pela loja, por meio de EDI (Electronic Data Interchange), o EDI é uma das formas de comunicação entre os diversos agentes do comércio eletrônico.
· Paletização padronizada da carga.
2. No conceito de supply Chain existe a palavra valor, faça uma pesquisa esclarecendo as seguintes perguntas: O que é Valor? Qual é o valor de um produto ou serviço para o consumidor? Qual é o valor de um produto ou serviço para o varejista que compra um produto de um fornecedor?
O valor é quando o produto oferece algum beneficio ao cliente, o valor não é algo próprio do produto, e sim, um atributo concedido a ele pelo comprador. É por esse motivo que as pessoas pagam valores diferenciados para produtos substancialmente semelhantes. Para o consumidor ele pode enxergar pontos positivos, como marca produto ofertado, serviços prestados e o valor das pessoas que vendem os produtos ou entregam os serviços. Para os varejistas o valor são os custos que são gastos para fazer com que o produto chegue à prateleira, esteja em condições de comercialização e seja comprado pelo cliente. Os custos que variam de acordo com a quantidade vendida e os custos fixos que são as despesas administrativas. Margem de lucro do produto se chega ao valor ideal de venda. Mercado que é importante comparar o valor que se chegou aos concorrentes, para o varejista apresentar um diferencial dos demais, trazendo maior qualidade ou atendimento personalizado.
3. Descreva as principais características dos laboratórios, distribuidores, depósito central da rede e farmácias;
· Depósitos centrais: Operam com arranjo fisico racional, instalações adequadas e equipamentos modernos de transporte interno, objetivando rapidez, qualidade e minimização dos custos. As funções básicas são os recebimentos dos engradados dos fornecedores, a separação dos pedidos destinados às lojas, transporte das mercadorias até as farmácias.
· Distribuidores: É a principal opção para as farmácias independentes que não movimentam o volume necessario para aquisição direta do fabricante. O prazo de entrega do fabricante é de dois a cinco dias útil, enquanto dos distribuidores é de dois dias. O distribuidor entrega milhares de mercadoria, enquanto o laboratório produz e distribui menos de 100 itens.
· Farmácias: Os medicamentos são dispostos de forma compacta em prateleiras abertas, no fundo e nas laterais, enquanto o centro da loja está repleto de gôndolas de cosméticos e artigos de higiene pessoal.
· Laboratórios: Produzem os medicamentos e entregam às redes de hospitais, centros de saúde, secretarias públicas, estaduais, municipais da saúde e farmácias por meio de distribuidores. Ao lado das farmácias, constitui importante no mercado.
4. Descreva os progressos apresentados em redes de farmácias;
	São apresentados quatro progressos:
· Gestão Nacional de estoques: foram instalados nas redes, sistemas avançados de gestão de estoques, que permitem encomendar em um mesmo pedido toda a lista de produtos de um fabricante, os pedidos que antigamente era feito mensalmente, atualmente são feitos semanal ou bissemanalmente o que reduz em 75% ou 87,5% o estoque operacional, as lojas possuem estoque de segurança e um estoque máximo (nível desejado do estoque).
· Uso de softwares de gestão de estoques: todas as fármacias são ligadas ao servidor central por teleprocessamento, os bancos de dados devem possuir considerável capacidade para armazanar na memória informações relativas a uma dezena de parâmero de gestão em centenas de farmácias para milhares de produtos.
· Racionalização das operações do depósito central: os depósitos centrais das redes de farmácias e das distribuidoras operam há anos com arranjo físico racional, instalações adequadas e equipamentos modernos de transporte interno, objetivando rapides, qualidade e minimização dos custos. Certos depósitos utilizam o sistema picking automatizado (linha de montagem) que fornece a redução do tempo de ciclo e a eliminação de erros. Duas técnicas próprias da indústria darmacêutica é a numeração dos lotes e a codificação em barras, o que facilita o rastreamento dos produtos e o controle dos estoques.
· Entrega às lojas: Um dos progressos que mais possuem desafios, pois é um serviço terceirizado e ainda encontra obstáculos por causa do trânsito, estacionamento das viaturas e etc, e acaba dificultando a agilidade e comprometimento da entrega chegar na hora e dia estabelecido.
5. Descreva os problemas remanescentes apresentados em redes de farmácias;
Falta de controle da demanda dos produtos nas farmácias, ruído na comunicação e entrosamento entre os setores de vendas e compras, não possui um software que obtenha controle da entrada e saída dos produtos na loja, agilidade na reposição dos produtos e estoque se segurança, excesso de estoque e falta de determinados produtos. 
6. Porque não existe Supply Chain Management nesta cadeia logística?
Existe uma grande diferença entre os conceitos de Logística e Supply Chain Management. Logística está atrelada a processos ou atividades conhecidas como primárias (atividades fins) e secundárias (atividades de apoio), que possibilita o fluxo de materiais e informações do ponto de origem ao ponto de consumo, Supply Chain Management trata da integração, de maneira estratégica, desde o fornecedor inicial até o consumidor final, com o objetivo de agregar valor aos participantes da cadeia, com destaque para o consumidor final, com um caráter mais estratégico.
7. A rede de farmácias induz o Supply Chain Management com as farmácias, quais as ferramentas e técnicas usadas nesta indução?
8. Detalhem como procede a previsão demanda e a gestão dos estoques (modelo de gestão de estoques para 5.000 itens) entre farmácias e centro de distribuição da rede.

Continue navegando

Outros materiais