Buscar

EXERCICIO 3

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	O mapa conceitual é uma técnica para ajudar os estudantes a organizar os conceitos que envolvem o assunto  escolhido para  ser um possível tema  em pesquisa científica. Nesse aspecto, um mapa conceitual é constituído por:
		
	
	objetivos, palavras/verbos de ligação estruturantes e justificativa.
	
	conceitos-chave, problematização e organização hierárquica.
	 
	conceitos-chave, palavras/verbos de ligação e organização hierárquica.
	
	problematização, embasamento teórico e citações diretas longas.
	
	textos completos com mais de três linhas contendo o embasamento teórico da pesqusia.
	Explicação:O mapa conceitual é um recurso para pensar possíveis caminhos numa pesquisa. Usamos um papel e organizamos as ideias conforme os conceitos, hierarquia, seguindo uma lógica das razões.
	 2a Questão
	
	
	
	
	O conhecimento do ser humano é:
		
	
	Um conjunto de pensamentos desordenados, pois o ser humano não consegue separar a ideia filosófica da religiosa e jurídica, por sua vez. 
	 
	Um conjunto de pensamentos criados em cada caso concreto pelo próprio ser pensante, sempre havendo o pensamento religioso implícito. 
	 
	Múltiplo, podendo ser desenvolvido e produzido no campo dos mitos, da religião, da filosofia geral, do senso comum e no campo da ciência. 
	
	Único, elegível pelo próprio ser humano, mas o conhecimento do senso comum deve prevalecer sempre, pois contra fatos da realidade não há argumentos.
	
	Único, considerando as teorias do Direito Natural. Moral e religião estarão obrigatoriamente no conhecimento científico.
	Explicação:Gabarito comentado: A opção correta é a letra c), pois reflete os modelos de conhecimento examinados na presente aula e que refletem as diferenças existentes entre eles e suas mais variadas aplicações.
 
	 3a Questão
	
	
	
	
	Uma pesquisa acadêmica ou científica exige o desenvolvimento de habilidades e competências que não são espontâneas no mundo da vida. Uma verdadeira pesquisa não pode ser um trabalho que apresente uma abordagem aborrecida de "fulano disse", "Beltrano falou", sem uma problematização que apresente uma reflexão pessoal e consistente do pesquisador. Estudamos que a Metodologia da Pesquisa sugere alguns critérios para a escolha do tema. Assim, leia atentamente as quatro afirmativas e, em seguida, marque a opção que apresenta corretamente os critérios que devem ser considerados na ocasião da escolha de um tema para pesquisa. I - O tema deve ser amplo o bastante para que o pesquisador evite críticas a qualquer ponto específico do seu trabalho. II - A escolha do tema não exige a preocupação com idiomas estrangeiros, já que quase tudo já foi traduzido para Língua Portuguesa; III - O tema deve ser tão específico quanto possível, para que o pesquisador possa esgotá-lo e se sinta mais seguro perante uma banca examinadora; IV - Além de específico o tema deve ser acessível, ou seja, as fontes primárias devem ser manejáveis pelo pesquisador.
		
	
	Os itens II e IV estão corretos.
	
	Os itens I e III estão corretos.
	
	Os itens II e III estão corretos.
	
	Os itens I e IV estão corretos.
	 
	Os itens III e IV estão corretos.
	Explicação:Para a escolha e definição do tema, alguns critérios precisam ser observados:
 O tema deve ser específico; pois dá mais segurança ao pesquisados, além disso, um tema amplo, possibilita omissões; acessível, ou seja, possuir material para pesquisa e dentro do idioma do pesquisador (manejáveis pelo pesquisador); exequível: o pesquisador precisa estar atento ao prazo estipulado para a entrega do trabalho; atender às exigências institucionais: ficar dentro das linhas de pesquisa da Instituição; atual e controverso e o pesquisador precisa ter aptidão, interesse pessoal e maturidade acadêmica para o tema. Assim considerados estes critérios, o item I está incorreto, pois foge ao requisito: tema específico. O item II, incorreto, pois foge ao requisito acessibilidade. Logo, os itens III e IV estão corretos, pois atendem a estes critérios.
	 4a Questão
	
	
	
	
	Ao escolher um determinado tema, deve-se levar em consideração alguns aspectos relevantes a realização da pesquisa científica:
I. O interesse pessoal do pesquisador pelo assunto.
II. O domínio que o pesquisador tem ou pode vir a adquirir sobre aquele assunto.
III. A preferência por dedicar-se a alguma coisa totalmente desconhecida ou muito distante do domínio prévio do pesquisador.
IV. Evitar assuntos muito vastos ou muito restritos. Assinale a afirmativa correta:
		
	
	Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
	
	Todas as afirmativas estão incorretas
	
	Todas as afirmativas estão corretas
	
	Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas
	 
	Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
	Explicação: Os incisos I, II e IV observarm regras mínimas que o estudante deve observar para realizar sua pesquisa. Para escolha do tema precisa ter conhecimento prévio dele, pois não será possível escolher um tema sem ter conhecimento construído sobre determinado assunto.
	 5a Questão
	
	
	
	
	Segundo orientação de Umberto Eco, presente na Webaula 2, um tema mal delimitado pode:
		
	 
	eliminar qualquer possibilidade de uma contribuição inovadora
	
	eliminar a possibilidade de realização do trabalho
	
	eliminar as hipóteses do trabalho
	
	eliminar a bibliografia do TCC
	
	eliminar qualquer possibilidade de uma contribuição não inovadora
	Explicação: O autor mencionado, na obra Como elaborar um tese,  observa que estudos sem um recorte temático ficam amplos demais e podem gerar muitas omissões.
	 6a Questão
	
	
	
	
	Um das maneiras de ajudar pesquisadores/estudantes a trabalhar a delimitação de um tema está em perceber a natureza e o papel dos conceitos, bem como as relações entre eles, formando ideias-chave hierarquicamente organizadas, mediadas por palavras ou verbos de ligação. Esta técnica é denominada de:
		
	
	  fontes primárias
	
	  anteprojeto
	 
	  mapa conceitual
	
	  estrutura cognitiva
	
	  trabalho de conclusão de curso
	Explicação: A ferramenta do mapa conceitual ou tempestade de ideias é importante para auxiliar na delimitação do assunto em tema, escolher os conceitos operacionais e suas relações.
	 7a Questão
	
	
	
	O primeiro passo no caminho da elaboração de um trabalho acadêmico, conforme a aula 2, é a ________________ que exige do pesquisador, entre outras competências, considerar tendências e preferências pessoais e profissionais , aptidões, tempo disponível e recursos materiais, vindo a possibilitar o desenvolvimento do estudo.
		
	 
	escolha do tema
	
	revisão de literatura
	
	bibliografia
	
	delimitação do tema
	
	problematização do tema
	Explicação:O ponto de partida de qualquer pesqusia é a escolha do tema que irá delimitar as leituras, o levantamento de dados etc.
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Marque a alternativa correta. A escolha do tema e a sua delimitação dão início à pesquisa acadêmica, vez que
		
	
	nenhuma das alternativas
	
	é determinada pela Universidade que  se estuda
	
	não são necessárias ao TCC
	 
	definem o foco e encaminhamento do TCC
	
	são estabelecidas pelo professor orientador.

Continue navegando

Outros materiais