Buscar

Avaliação Final (Discursiva) - História Econômica Geral (ECN01)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	História Econômica Geral (ECN01)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:) ( peso.:4,00)
	Prova:
	
	Nota da Prova:
	7,75
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	As mudanças econômicas que possibilitaram o mercantilismo na sociedade no século XVI se baseavam na premissa de um comércio, que praticasse mais a entrada de metais preciosos, do que a saída desses metais, via importações, por exemplo. Só assim se garantiria a riqueza de uma nação. Por outro lado, outras mudanças não apenas econômicas, foram constatadas e contribuíram cumulativamente para a dinâmica desse período. Disserte sobre essas mudanças e suas contribuições.
	Resposta Esperada:
No processo de transformação que culminou no sistema mercantilista, o acúmulo de inúmeros acontecimentos, associados ao avanço do comércio e valorização do capital mercantil, destacariam-se como acontecimentos sociais ou políticos, que também compunham a sociedade e suas motivações na época. Entre essas mudanças, destacam-se as transformações intelectuais, religiosas, mudança no padrão de vida, mudanças de base política e mudanças de conhecimento geográficos. Todas elas compunham um quadro que teve como base as transformações econômicas em andamento.
Quanto às contribuições ao sistema econômico, as mudanças intelectuais refletiriam novas bases de conhecimento, ligados à ciência, às artes, e não mais exclusivamente à Igreja como provedora de todo saber. Questões sobre a prática de juros e a liberdade para os negócios, condenados pela religião, seriam temas revisados. A ampliação da visão do mundo alteraria não só os limites geográficos dos mercados, mas também politicamente a função do Estado em coordenar seus interesses com as classes sociais que surgiam e os anseios generalizados por bem-estar e consumo.
	2.
	Sob o processo de globalização das trocas ou do comércio pelo intercâmbio de mercadorias, coincidentemente, desenvolve-se uma nova etapa de internacionalização, que agora será focada na mundialização do capital. Disserte sobre essa nova etapa.
	Resposta Esperada:
Trata-se do processo de internacionalização ou mundialização do capital, isto é, agora também o capital, e não só os bens e serviços, será comercializado no contexto da globalização. Com o mínimo de barreiras ou anulação destas, o capital tem sua disponibilidade e mobilidade aumentada, qualificando-se em investimento estrangeiro direto, concentrado em áreas com maior rentabilidade, de ordem industrial e financeiro, nacional e internacionalmente inserido.
Parte inferior do formulário

Continue navegando