Buscar

bdq- Tópicos

Prévia do material em texto

A palavra ciência vem do latim scientia que significa conhecimento. Refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemática. Em sentido estrito, Ciência refere-se ao sistema de adquirir conhecimento pesquisando, mas baseado no método científico, bem como ao corpo organizado de conhecimentos conseguidos através de tais pesquisas. Em outras palavras, Ciência é o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano sobre a natureza, o universo etc. Por fim Ciência refere-se à investigação racional de tudo direcionado à descoberta da verdade e/ou realidade universais. Tal investigação é metódica e compulsoriamente realizado em acordo com o método científico. É por isso que o conhecimento científico se distingue:
		
	
	Da matemática.
	 
	Do Senso comum.
	
	Do cientificismo.
	
	Da arte.
	
	Da religião.
	Respondido em 10/09/2020 10:38:07
	
	Explicação: A palavra ciência vem do latim scientia, traduzido como ¿conhecimento¿. Refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemática. Em sentido estrito, Ciência refere-se ao sistema de adquirir conhecimento pesquisando, mas baseado no método científico, bem como ao corpo organizado de conhecimentos conseguidos através de tais pesquisas. Em outras palavras, Ciência é o esforço para descobrir e aumentar o conhecimento humano de como o Universo funciona. Refere-se à investigação ou ao estudo racional de tudo no Universo, direcionados à descoberta da verdade e/ou realidade universais. Tal estudo ou investigação é metódico e compulsoriamente realizado em acordo com o método científico. É por isso que o conhecimento científico se distingue do conhecimento adquirido através do senso comum.
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Determinadas ações dos poderes públicos são forjadas especialmente por iniciativa de um dos poderes do Estado como executivo, ou legislativo, isolada ou conjuntamente, a partir das reivindicações e propostas derivadas da sociedade civil organizada. Essas ações pensadas, planejadas e executadas pelos poderes públicos são chamadas de:
		
	 
	Políticas públicas
	
	Ações afirmativas
	
	Medidas judiciais
	
	Ações instrumentavas
 
	
	Direitos humanos
	Respondido em 10/09/2020 10:41:53
	
	Explicação:
As políticas públicas são ações do Estado que visam um tipo de bem por meio de programas de desenvolvimento. Estas políticas públicas são compreendidas como ações efetivas dos poderes públicos na perspectiva do bem comum.
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O que é ética?
		
	
	Ética compreende o ramo da história dedicado aos assuntos dos nossos ancestrais.
	
	Ética é o esforço em conseguir vencer a qualquer custo.
	 
	Ética é o nome dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra ética é derivada do grego ethos, e significa aquilo que pertence ao caráter.
	
	Ética é o nome dado a pessoa que entra para a política.
	
	Ética significa o trabalho e a posição que o indivíduo ocupa na sociedade.
	Respondido em 10/09/2020 10:41:37
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Políticas públicas são conjuntos de programas, ações e decisões tomadas pelos governos, nas esferas federais, estaduais ou municipais, com a participação, direta ou indireta, de entes públicos ou privados que visam assegurar determinados direitos a seus cidadãos. As políticas públicas podem ser financiadas via recursos públicos ou:
		
	
	Medidas provisórias.
	
	Decretos Lei.
	
	Via Organizações não Governamentais.
	
	Licitações.
	 
	Através de renúncia fiscal.
	Respondido em 10/09/2020 10:44:52
	
	Explicação:
políticas públicas - Para Elenaldo Celso Teixeira (2002, p.08), as políticas públicas são diretrizes, princípios norteadores de ação do poder público; regras e procedimentos para as relações entre poder público e sociedade, mediações entre atores da sociedade e do Estado. - A presença cada vez mais ativa da sociedade civil nas questões de interesse geral, torna a publicização fundamental. As políticas públicas tratam de recursos públicos diretamente ou através de renúncia fiscal (isenções), ou de regular relações que envolvem interesses públicos.
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O termo gênero é uma representação não apenas no sentido da palavra, signo, objetivo, coisa ou ser animado. O termo pode representar uma relação de classe, grupo, categoria, podendo representar uma relação de cunho pessoal. A diferença sexual é formada por algumas variantes. Dentre as opções abaixo, assinale aquela que não está relacionada com a citada diferença sexual:
		
	 
	Componentes estruturados em diferentes épocas e por várias influências.
	
	A Hormonal.
	
	A Gonodal.
	
	A cromossômica.
	
	A Morfológica Interna.
	Respondido em 10/09/2020 10:44:14
	
	Explicação:
A identidade de gênero é um constructo constituído por vários componentes estruturados em diferentes épocas e por várias influências. Perpassa pelo sexo genético, gonádico, hormonal, legal de nascimento e da criação. Não é exclusivamente biológico, mas sim o produto de suas interações. A diferenciação sexual é formada por sete variáveis, sendo que cinco constituem-se em variáveis físicas, a saber: A cromossômica; A gonodal; A hormonal; A morfológica interna; e A morfológica externa.
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Por meio das Redes Sociais, projetar reuniões com colegas ou amigos tornou-se bem mais simples, importando tanto em economia de tempo como em expansão no que diz respeito aos locais nos quais essas reuniões vão estar disponíveis. Isso porque os usuários poderão se encontrar e conversar em ambientes como chats de vídeo utilizando o recurso do Google+, em vez de ter que se deslocar para locais previamente combinados, além das facilidades oferecidas pela rede social mais popular do Brasil. Nesse caso, nos referimos ao:
		
	
	Orkut
	
	E-mail
 
	 
	Facebook
	
	Youtube
	
	WhatsApp
	Respondido em 10/09/2020 10:48:47
	
	Explicação:
O Facebook e a tela ou rede social mais popular no Brasil.  
	
		7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Sobre a setorização da estrutura da sociedade brasileira, assinale a resposta incorreta:
		
	
	O terceiro setor representa a esfera de atuação visando o bem comum mas sem origem estatal, formada a partir de iniciativas privadas, voluntárias, sem fins lucrativos.
	
	O primeiro setor, também chamado de ¿setor público¿ seria aquele no qual há origem e a destinação públicas dos recursos, corresponde às ações do Estado;
	
	O terceiro setor é representado por estruturas privadas e sem fins lucrativos voltadas a fins sociais. A geração de lucros ou excedentes financeiros deve ser reinvestida integralmente na organização. Estas entidades não podem distribuir dividendos de lucros aos seus dirigentes.
	 
	O terceiro setor representa a prestação de determinados serviços a entes públicos ou privados por empresas privadas contratadas especificamente para determinada atividade. Terceiro setor é sinônimo de terceirização. 
	
	O segundo setor, também denominado ¿setor privado ou particular¿ corresponde ao capital privado, com a aplicação dos recursos voltada ao benefício próprio.
	Respondido em 10/09/2020 10:47:05
	
	Explicação:
O terceiro setor representa a esfera de atuação visando o bem comum mas sem origem estatal, formada a partir de iniciativas privadas, voluntárias, sem fins lucrativos. O terceiro setor representa um conjunto altamente diversificado de instituições, no qual se incluem organizações não governamentais, fundações e institutos empresariais, associações comunitárias, entidades assistenciais e filantrópicas, assim como várias outras instituições sem fins lucrativos. Não se confunde com a terceirização de serviços.
	
		8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O processo de globalização e de inovação tecnológica possibilitaram a interligação do mundo em tempo real, mas:
		
	 
	Não são todos que têm acesso a essas tecnologias
	
	Só tem acesso a essas tecnologiasquem quer.
	
	Ninguém precisa ter acesso a essas tecnologias.
	
	Todos estão com acesso a essas tecnologias.
	
	Quase ninguém quer ter acesso a essas tecnologias.
	Respondido em 10/09/2020 10:49:54
	
	Explicação:
A utilização em massa das Tecnologias de Informação e de Comunicação (TICs) ligadas à modernização do setor produtivo e das atividades estatais promoveu o surgimento de uma nova classe de excluídos socialmente: os analfabetos digitais ou excluídos digitais. Trata-se de cidadãos e cidadãs que, quando vão à procura de emprego, por exemplo, não têm e-mail para fornecer em uma entrevista ou colocar no currículo; que precisam de uma certidão negativa da administração pública municipal, estadual ou federal, mas não fazem ideia de que pode ser obtida fora do ambiente físico da repartição pública; que não foram “alfabetizados” digitalmente, ou seja, não conseguem sequer entender o que significa o termo “mouse”; nunca estiveram diante de um computador e não têm acesso à Internet.
	
		9a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Na democracia, as pessoas possuem liberdade de expressão e manifestação de suas opiniões. Trata-se de um sistema (regime) de organização social mais eficiente para se cultivar e se praticar a liberdade de ação e de expressão. A palavra democracia deriva do grego demo = povo e kracia = governo, ou seja, governo do povo. Por isso, democracia no Brasil é um sistema em que as pessoas de um país podem participar da vida política. Essa participação pode se dar por meio:
		
	
	De plebiscito, greves e referendos.
	
	De greves, referendos e eleições.
	
	De referendos, votações e passeatas.
	 
	De eleições, plebiscitos e referendos.
	
	De comícios, greves e manifestações.
	Respondido em 10/09/2020 10:51:00
	
	Explicação: A palavra ¿democracia¿ deriva do grego demo = povo e kracia = governo, ou seja, governo do povo? Pois é. Por isso, democracia é um sistema em que as pessoas de um país podem participar da vida política. Essa participação pode se dar por meio de eleições, plebiscitos e referendos.
	
		10a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Na Índia, sob o domínio do Império Britânico entre os 1763 a 1856, havia uma fraternidade secreta de assassinos e ladrões indianos, formada por hindus, sihks e muçulmanos que emboscavam autoridades britânicas e viajantes indianos endinheirados. Essa fraternidade era formada pelos:
		
	 
	Thugs
 
	
	Sandinistas
 
 
	
	Carlistas
	
	Zelotes
	
	Huguenotes
	Respondido em 10/09/2020 10:49:27
	
	Explicação:
¿Tugues (em inglês: Thugs, Thuggee ou tuggee; em hindi: ठग्गी) foram uma fraternidade secreta de assassinos e ladrões de viajantes, que aparecem na História da Índia. Os registros indicam que se tornaram operantes a partir do século XVI (embora possam ter começado bem antes, no século XIII) até meados do XIX [...]Dentre os bandos tugues havia Hindus, siques e Muçulmanos, que adoravam a Deusa da Morte Cáli (ou Durga), a quem chamavam de Bhowanee. Os Sikhs eram poucos, mas um dos principais líderes, Sahib Khan, era dessa religião. Outro notório líder foi Behram, a quem se chegou a atribuir e a seu grupo de 30 ou 50 assassinos, a morte de 931 pessoas de 1790 a 1830. Estudos recentes, no entanto, dão esse número como exagerado. Estimou-se na verdade em 125 pessoas. Behram nunca chegou a ser julgado pelos seus crimes.¿
https://pt.wikipedia.org/wiki/Tugues

Continue navegando