Buscar

Prévia do material em texto

DIREITO PROCESSUAL CIVIL II - CCJ0244
Título	
Caso Concreto 3
Descrição	
Questão Discursiva.
Juan é advogado e está terminando seus estudos complementares de pós-graduação fora do Brasil, razão pela qual resolveu contratar um advogado para a defesa de seus interesses em processo judicial no qual fora citado dias antes da viagem, de forma inesperada e, segundo ele, sem qualquer nexo de causalidade com as pessoas, fatos narrados na petição inicial. Segundo Juan, trata-se de pedido de reintegração de posse realizado por Jurema, tendo por objeto um sítio em Maricá, município do Rio de Janeiro, onde Juan afirma apenas frequentar em propriedades de seus primos e tios. O advogado contratado, Dr. Rafael, tranquiliza Juan e afirma ter descoberto em documentos cartorários na municipalidade o verdadeiro possuidor (ao menos de fato) do referido sítio e que irá realizar a resposta do réu, na modalidade de Contestação, tudo nos termos do CPC.
a) Está correta a modalidade de defesa (resposta) indicada pelo Dr. Rafael ? Caso o Juiz entenda pela ilegitimidade passiva de Juan, o processo será extinto sem resolução do mérito?
Sim, está correta. Alegando o réu, na contestação, ser parte ilegítima ou não ser o responsável pelo prejuízo invocado. 
Quando alegar sua ilegitimidade, incumbe ao réu indicar o sujeito passivo da relação jurídica discutida sempre que tiver conhecimento, sob pena de arcar com as despesas processuais e de indenizar o autor pelos prejuízos decorrentes da falta de indicação. Arts. 338 e 339. 
Não acarretará na extinção sem resolução do mérito, o juiz facultará ao autor, em 15 (quinze) dias, a alteração da petição inicial para substituição do réu.
b) Quais os significados dos Princípios da Eventualidade e Ônus da Impugnação Específica para fins do momento processual dos artigos 335 e seguintes do CPC ?
A regra da eventualidade (Eventual maxime) ou da concentração da defesa “na contestação significa que cabe ao réu formular toda sua defesa na contestação (art.336, CPC). Toda defesa deve ser formulada de uma só vez como medida de previsão ad eventum, sob pena de preclusão. O réu tem o ônus de alegar tudo o quanto puder, pois, caso contrário, perderá a oportunidade de fazê-lo”. (DIDIER JÚNIOR, 2015, p.638).
“depois da contestação, só é licito ao réu deduzir novas alegações quando”: I - relativas a direito ou a fato superveniente; II - competir ao juiz conhecer delas de ofício; III - por expressa autorização legal, puderem ser formuladas em qualquer tempo e grau de jurisdição.
Ônus da Impugnação Específica: tal princípio aduz que ao réu recai o ônus de impugnar de forma específica, ou seja, deve refutar todos os fatos alegados pelo autor na petição inicial, sob pena de torná-los incontroversos.
Questões Objetivas 1ª Questão
Marque a alternativa correta dentre as opções abaixo.
a) O NCPC eliminou a reconvenção, não sendo mais possível ao réu demandar o autor no mesmo processo.
b) A impugnação ao benefício da gratuidade de justiça agora é tema de contestação.
c) A	contestação	no	NCPC	pode	ser	oral	em	qualquer	procedimento.
d) O revés não pode mais praticar atos processuais antes da sentença, salvo com anuência da outra parte.
2ª Questão
Quando houver caso de incompetência relativa do juízo e impedimento do juiz, a defesa do réu dever ser por:
a) contestação e exceção respectivamente.
b) apenas contestação.
c) apenas uma única exceção de incompetência.
d) duas exceções autônomas
Resposta: A)

Mais conteúdos dessa disciplina