Buscar

ATIVIDADE 2 (A2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Pergunta 1
1 em 1 pontos
Maria foi promovida a gerente-geral e, em que pese sua pouca escolaridade, tem poderes para representar o empregador, podendo admitir, dispensar, assinar cheques, realizar contratos, entre outros, recebendo ainda um salário superior em 40% do seu antigo, e trabalha em jornada de aproximadamente nove horas por dia, de segunda à sábado. Felipe é bancário, trabalha cumprindo jornada de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h, sempre com uma hora de intervalo. Lucas é auxiliar operacional de serviços, trabalhando das 7h às 17h, com uma hora de intervalo, de segunda-feira a quinta-feira, e das 7h às 16h, também com uma de intervalo, às sextas-feiras, não trabalhando aos sábados e domingos.
 
Considerando as situações hipotéticas apresentadas e com base nas normas relativas à duração do trabalho, assinale a alternativa correta:
Resposta Selecionada:	
Correta Somente Felipe terá direito ao recebimento de horas extras.
Resposta Correta:	
Correta Somente Felipe terá direito ao recebimento de horas extras.
Feedback da resposta:	Resposta correta. A alternativa está correta, pois Maria não tem direito a horas extras por ter cargo de confiança (art. 62, II, da CLT); Lucas não tem direito a horas extras em razão do acordo de compensação que é válido (art. 59, § 6º da CLT); e Felipe tem direito a horas extras porque tem jornada especial de seis horas diárias, a qual era extrapolada (Art. 224 da CLT).
Pergunta 2
1 em 1 pontos
Leia o texto a seguir:
“Férias é o direito do empregado ao descanso anual remunerado que todo empregado possui após o preenchimento de determinados requisitos. Tem direito a férias anuais os urbanos, rurais e domésticos”.
 
Fonte: CASSAR, V. B. Resumo de direito do trabalho. 6. ed. rev. atual. e ampl. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2018, p. 139.
 
Diante disso, imagine a seguinte situação hipotética: Marcos é empregado da sociedade empresária XYZ Ltda., e completou seu período aquisitivo ao direito de férias, porém, no curso do período aquisitivo, Marcos faltou, sem justificativa, por oito dias.
Nesse sentido, em relação à quantidade de dias de férias, assinale a alternativa correta:
Resposta Selecionada:	
Correta Marcos terá direito a 24 dias de férias.
Resposta Correta:	
Correta Marcos terá direito a 24 dias de férias.
Feedback da resposta:	Resposta correta. A alternativa está correta, pois, à medida que o número de faltas injustificadas cresce, diminui-se, proporcionalmente, a quantidade de dias de férias, conforme se verifica a seguir (art. 135 da CLT): até cinco faltas – trinta dias de férias; de seis a 14 faltas – 24 dias de férias; de 15 a 23 faltas – 18 dias de férias; de 24 a 32 faltas – 12 dias de férias; mais de 32 faltas – não tem direito a férias.
Pergunta 3
1 em 1 pontos
Leia o excerto a seguir:
“Art. 458 - Além do pagamento em dinheiro, compreende-se no salário, para todos os efeitos legais, a alimentação, habitação, vestuário ou outras prestações ‘in natura’ que a empresa, por força do contrato ou do costume, fornecer habitualmente ao empregado. Em caso algum será permitido o pagamento com bebidas alcoólicas ou drogas nocivas”.
 
Fonte: BRASIL. Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943. Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del5452.htm>. Acesso em: 18 jul. 2019.
 
A respeito das utilidades, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).
 
I. ( ) O vestuário ou os equipamentos e demais acessórios fornecidos aos empregados, que são utilizados no local de trabalho, para a prestação do serviço, serão considerados salário in natura.
II. ( ) O seguro de vida e de acidentes pessoais, bem como a previdência privada, quando custeados pelo empregador, serão considerados salário in natura para todos os fins.
III. ( ) Será considerada salário in natura a educação realizada em estabelecimento de terceiros, porém a educação em estabelecimento próprio não será considerada como salário.
IV. ( ) O vale-cultura fornecido pelo empregador é uma utilidade e, por isso, é considerado salário in natura.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Resposta Selecionada:	
Correta F, F, F, F.
Resposta Correta:	
Correta F, F, F, F.
Feedback da resposta:	Resposta correta. A alternativa está correta, pois, conforme disposto no art. 458, § 2º, inciso I, da CLT, vestuários, equipamentos e outros acessórios utilizados para a prestação de serviço não são considerados utilidades e não têm caráter salarial. Já no inciso II, tem-se que a educação, em estabelecimento de ensino próprio ou de terceiros, não tem natureza salarial, porque não é considerada utilidade. No inciso VIII, o valor correspondente ao vale-cultura não é considerado utilidade. Os incisos V e VI, da CLT, são expressos quanto a não considerarem como utilidades seguros de vida e de acidentes pessoais e previdência privada, ainda que concedidos pelo empregador.
Pergunta 4
1 em 1 pontos
Leia o texto a seguir:
“A participação nos lucros ou resultadas (PLR), prevista há muito tempo por nosso ordenamento jurídico e reiterada de forma expressa pela Constituição Federal de 1988 entre os direitos dos trabalhadores urbanos e rurais (art. 7º, XI), representa um mecanismo de equilíbrio e integração entre capital e trabalho, podendo ser utilizado como um importante fator de incentivo à produção”.
 
Fonte: ROMAR, C. T. M. Direito do trabalho esquematizado. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2018, p. 425 (Minha Biblioteca).
 
Nesse sentido, a respeito da participação nos lucros ou resultados, assinale a alternativa correta:
Resposta Selecionada:	
Correta A verba de participação nos lucros ou resultados não possui natureza salarial, razão pela qual não serve de base para incidência em FGTS, contribuições previdenciárias, 13º salário, férias + 1/3, porém sofrerá incidência de imposto de renda.
Resposta Correta:	
Correta A verba de participação nos lucros ou resultados não possui natureza salarial, razão pela qual não serve de base para incidência em FGTS, contribuições previdenciárias, 13º salário, férias + 1/3, porém sofrerá incidência de imposto de renda.
Feedback da resposta:	Resposta correta. A alternativa está correta, pois a Constituição Federal já havia definido a natureza não salarial, porém incide sobre ela o imposto de renda, que deverá ser retido na fonte, conforme Lei 10.101/2000.
Pergunta 5
1 em 1 pontos
Leia o excerto a seguir:
“A proteção da saúde do empregado que labora no período noturno encontra amparo na Constituição e nos mecanismos de proteção estabelecidos pelas leis e pela jurisprudência. Inciso IX do art. 7º da CF: “remuneração do trabalho noturno superior ao diurno”.
 
Fonte: RENZETTI, R. Direito do trabalho. 4. ed. São Paulo: Forense; Método, 2018, p. 274 (Minha Biblioteca).
 
Considerando o excerto apresentado, sobre a jornada noturna, analise as afirmativas a seguir:
I – O adicional noturno, tanto para os empregados urbanos quanto para o empregado doméstico, será de 20% sobre o valor da hora normal, sendo que o horário noturno é aquele compreendido entre 22h de um dia e 5h do dia seguinte.
II – O adicional noturno, quando se tratar de empregado rural, será de 25%, sendo que o horário noturno é aquele compreendido entre vinte horas de um dia e 4h do dia seguinte, no caso de pecuária, e entre 21h de um dia e 5h do dia seguinte quando for agricultura.
III – Mesmo que o empregado, urbano, doméstico ou rurícola, deixe de trabalhar em horário noturno, terá o adicional incorporado ao seu salário, desde que ele tenha sido pago com habitualidade de pelo menos um ano.
IV – Quando a jornada tiver sido realizada integralmente em período noturno e havendo prorrogação no horário diurno, tais horas diurnas serão calculadas como se fossem horas noturnas, ou seja, com adicional noturno.
 
Está correto o que se afirma em:
Resposta Selecionada:	
Correta I, II e IV, apenas.
 
Resposta Correta:	
Correta I, II
e IV, apenas.
 
Feedback da resposta:	Resposta correta. A alternativa está correta, pois o adicional noturno será de 20% para os empregados urbanos e domésticos (art. 73 da CLT) e 25% para o rural. E o horário está compreendido entre 22h às 5h para urbanos e domésticos, 20h e 4h para a pecuária e 21 e 5h para a lavoura. Porém, quando o empregado for transferido para o horário diurno, perderá o direito ao adicional noturno (Súmula 265 do TST). Ainda, quando a jornada for cumprida integralmente no período noturno e prorrogada, devido é também o adicional quanto às horas prorrogadas (art. 73, § 5º, da CLT e Súmula 60 do TST).
Pergunta 6
1 em 1 pontos
Leia o texto à seguir:
“Estão excluídos do Capítulo II, ‘Da Duração do Trabalho’, os empregados de confiança, alguns tipos de trabalhadores externos e os teletrabalhadores na forma do art. 62 da CLT. Estes trabalhadores também não têm direito a receber pagamento extra pelo tempo que permanecerem à disposição, em sobreaviso, prontidão, por supressão ou labor nos intervalos intra e interjornadas hora noturna e adicional noturno”.
 
Fonte: CASSAR, V. B. Resumo de direito do trabalho. 6. ed. rev. atual. e ampl. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: Método, 2018, p. 110.
 
A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. Gerente geral de uma determinada agência bancária que tem como atribuição controlar horários dos demais funcionários, as tarefas desenvolvidas e o cumprimento de metas, mas sem poder de mando e de gestão em relação aos rumos ou negócios da instituição financeira, sequer podendo admitir ou demitir demais empregados. Seus atos são subordinados à diretoria do banco, portanto terá direito a horas extras,
 
Pois:
 
II. Não é considerado como cargo de confiança, nos termos do artigo 62, por ausência de poder de mando e de gestão, estando sujeito ao regime de jornada extraordinária.
 
A seguir, assinale a alternativa correta:
Resposta Selecionada:	
Correta As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Resposta Correta:	
Correta As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Feedback da resposta:	Resposta correta. A alternativa está correta, pois, além da necessidade do exercício de poder de mando e de gestão, inexistente no caso porque apenas controlava os demais empregados, a lei exige que o gerente receba gratificação pela função em 40% ou que seu salário seja superior em 40% ao do seu subordinado imediatamente inferior.
Pergunta 7
1 em 1 pontos
Leia o excerto a seguir:
“Súmula 366 do TST [...] não serão descontadas nem computadas como jornada extraordinária as variações de horário do registro de ponto não excedentes de cinco minutos, observado o limite máximo de dez minutos diários. Se ultrapassado esse limite, será considerada como extra a totalidade do tempo que exceder a jornada normal, pois configurado tempo à disposição do empregador, não importando as atividades desenvolvidas pelo empregado ao longo do tempo residual”.
 
Fonte: BRASIL, Tribunal Superior do Trabalho (TST). Súmulas, orientações jurisprudenciais (Tribunal Pleno / Órgão Especial, SBDI-I, SBDI-I Transitória, SBDI-II e SDC), Precedentes Normativos [recurso eletrônico]. Brasília: Coordenação de Serviços, 2016. Disponível em: <http://www.tst.jus.br/documents/10157/63003/Livro-Internet.pdf>. Acesso em: 8 jul. 2019.
 
A respeito do texto, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
 
I. ( ) O empregado que chega sete minutos atrasado e sai no horário poderá ter os sete minutos descontados de sua remuneração.
II. ( ) O empregado que chega sete minutos antes e sai no horário normal tem direito de receber os sete minutos, com acréscimo de 50%, por se tratar de hora extra.
III. ( ) O empregado que chega cinco minutos mais cedo e sai seis minutos depois do seu horário normal tem direito de receber pelos seis minutos, com acréscimo de 50%, por se tratar de hora extra.
IV. ( ) O empregado que chega quatro minutos antes e sai quatro minutos depois do seu horário normal não tem direito de receber pelos oito minutos extras.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Resposta Selecionada:	
Correta V, V, F, V.
Resposta Correta:	
Correta V, V, F, V.
Feedback da resposta:	Resposta correta. A alternativa está correta, pois, no inciso I, o empregado ultrapassou os cinco minutos da súmula. No inciso II, o empregado realizou sete minutos de horas extras, pois também ultrapassou a tolerância de cinco minutos. No inciso III, tem direito a 11 minutos de horas extras, porque, conforme a súmula, soma-se todos os períodos. No inciso IV, está dentro dos parâmetros de tolerância da Súmula 366 do TST.
Pergunta 8
1 em 1 pontos
Segundo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), ao exercício de função idêntica, de trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, na mesma localidade, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, etnia, nacionalidade ou idade.
 
Fonte: BRASIL. Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943. Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del5452.htm>. Acesso em: 8 jul. 2019.
 
A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. A readaptação em nova função por motivo de deficiência física ou mental, atestada pelo órgão competente da Previdência Social, não poderá servir de paradigma para fins de equiparação salarial.
Pois:
II. Somente será possível a equiparação salarial no caso de empregados contemporâneos na função ou cargo, sendo vedada qualquer indicação de paradigma remoto, mesmo que seja contemporâneo e tenha obtido a vantagem em ação judicial própria.
 
A seguir, assinale a alternativa correta:
Resposta Selecionada:	
Correta As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Resposta Correta:	
Correta As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Feedback da resposta:	Resposta correta. A alternativa está correta, pois, conforme o artigo 461, da CLT, § 4º - “O trabalhador readaptado em nova função por motivo de deficiência física ou mental atestada pelo órgão competente da Previdência Social não servirá de paradigma para fins de equiparação salarial”, e: § 5º “A equiparação salarial só será possível entre empregados contemporâneos no cargo ou na função, ficando vedada a indicação de paradigmas remotos, ainda que o paradigma contemporâneo tenha obtido a vantagem em ação judicial própria”. Todavia, uma não justifica a outra, sendo duas situações distintas prevista em Lei.
Pergunta 9
1 em 1 pontos
Repouso semanal remunerado, ou ainda chamado de descanso semanal remunerado, é o período de descanso de 24h consecutivas, em que o empregado descansa, uma vez por semana e preferencialmente aos domingos, porém recebe a remuneração correspondente.
 
Fonte: ROMAR, C. T. M. Direito do trabalho esquematizado. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2018, p. 379.
 
A partir do apresentado, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
I. Um determinado empregado, em um sábado, trabalhou oito horas, encerrando sua jornada às 22h. Seu descanso semanal remunerado ocorreu no domingo subsequente ao sábado trabalhado, sendo que o empregado voltou para trabalhar na segunda-feira, às 7h da manhã, encerrando às 16h, após cumprir intervalo intrajornada de uma hora. Nesse caso, o referido empregado nada terá para receber em relação ao intervalo interjornada ou intrajornada;
POIS
II. Considerando o trabalho no sábado e a permeação com o descanso semanal remunerado no domingo, cumpriu 33 horas consecutivas de descanso, observando-se, assim, o limite legal.
 
A seguir, assinale a alternativa correta:
Resposta Selecionada:	
Correta As asserções I e II são proposições falsas.
Resposta Correta:	
Correta As asserções I e II
são proposições falsas.
Feedback da resposta:	Resposta correta. A alternativa está correta, pois ambas as assertivas são falsas. O empregado não cumpriu o intervalo correto, que seria a soma do descanso semanal remunerado, 24h, com 11h de intervalo entre uma jornada e outra; logo, deveria ter um descanso total de 35 horas, tendo direito a receber pela supressão do descanso, nos termos da Súmula 110 do TST.
Pergunta 10
1 em 1 pontos
Pelo princípio da intangibilidade ou integralidade, tem-se uma restrição em relação aos descontos no salário do empregado, imposta pelo legislador, como forma de proteção ao trabalhador que decorre da Constituição Federal, que passou a tratar como crime a retenção dolosa do salário.
 
Fonte: ROMAR, C. T. M. Direito do trabalho esquematizado. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.
 
Diante disso, o empregador poderá efetuar apenas os descontos legalmente previstos ou autorizados expressamente pelo empregado. Podemos dizer que um dos descontos que exige a autorização do empregado é __________.
 
Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna:
Resposta Selecionada:	
Correta Danos decorrente de culpa.
Resposta Correta:	
Correta Danos decorrente de culpa.
Feedback da resposta:	Resposta correta. A alternativa está correta, pois os danos decorrentes de culpa precisam de autorização expressa do empregado. Somente os danos decorrentes de dolo, ou seja, quando houve a intenção do empregado em causar o dano, é que podem ser descontados sem autorização, já que decorrem de lei, conforme art. 462, § 1º, da CLT.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais