Buscar

ADMINISTRAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS(2)

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS
1a aula
		
	
	
	
	 
	 
	
	 
		1
        Questão
	
	
	Considerando os diferentes ambientes das organizações, os concorrentes estão situados em que ambiente?
 
		
	
	Indireto
	
	Interno
	
	Geral
	
	Macro
	 
	Específico
	Respondido em 27/08/2020 17:35:33
	
Explicação:
Ambiente Interno: Acionistas, Alta Administração, Colaboradores
Ambiente Específico: Comunidade, Clientes, Concorrentes, Fornecedores, Produtos Substitutos
Macroambiente: cenários legal, ecológico, cultural, mercadológico, social, econômico, tecnológico, sindical, demográfico, político
	
	
	 
		2
        Questão
	
	
	Toda empresa é uma organização, mas nem toda organização é uma empresa. Por que isso ocorre?
		
	
	Porque nem todas as empresas tem o objetivo de atender as necessidades das pessoas
	
	Porque as empresas fornecem produtos, enquanto as organizações oferecem serviços
	 
	Porque todas as empresas esperam obter lucro com os produtos e serviços oferecidos, e as organizações não
	
	Porque as empresas fornecem serviços, enquanto as organizações oferecem produtos
	
	Porque todas as organizações esperam obter lucro com os produtos e serviços oferecidos, e as empresas não
	Respondido em 27/08/2020 17:36:47
	
Explicação:
Toda organização precisa de dinheiro para fazer o pagamento de suas despesas. Da receita são descontadas as despesas como aluguel, tributos, água, luz, pessoal, etc. Quando o resultado é positivo, nas empresas é chamado de lucro, que será distribuído aos sócios. Já nas organizações não empresariais, o superávit deve ser revertido na própria organização.
	
	
	 
		3
        Questão
	
	
	Pedro Casemiro e Antonio Pereira, amigos de longa data que praticavam o surfe, um esporte marítimo considerado radical, e após acidente sofrido por Pedro e a sua recuperação, mas impedido de praticar o seu esporte preferido, resolveram abrir uma loja de material esportivo, com ênfase em prancha de surfe e outros materiais associados a esse esporte. Essa ideia de abrir um negócio de material esportivo, fruto do seu vasto conhecimento nessa área, e seu círculo de conhecimento de praticante desse esporte, formado ao longo do tempo, constitui:
		
	 
	Novo negócio com base em conceito existente.
	
	Aperfeiçoamento de negócio.
	
	Novos negócios com base em novo conceito.
	 
	Exploração de hobbies.
	
	Necessidade dos consumidores
	Respondido em 27/08/2020 17:38:40
	
Explicação:
É preciso analisar o texto e, como o texto explicita, Pedro e o amigo praticavam o surfe como hobbie e, por conta do acidente de Pedro, ele não pôde mais praticá-lo. Sendo assim, resolveu abrir um negócio, baseado no seu conhecimento sobre o esporte, como praticante que o era. Desta forma esta foi a ORIGEM DA SUA IDÉIA.
Opção correta -  negócio baseado na exploração de hobbies.
Novos negócios com base em novo conceito. INCORRETA – não é um novo conceito, pois existem lojas similares no mercado.
Novo negócio com base em conceito existente. INCORRETA – esta não foi a origem da idéia.
Necessidade dos consumidores – INCORRETA – em nenhum momento isto foi citado no enunciado e não é algo novo.
Aperfeiçoamento de negócio. - INCORRETA –  ele não tinha nenhum negócio
	
	
	 
		4
        Questão
	
	
	No ambiente externo à empresa encontram-se os seguintes fatores, exceto:
		
	 
	sindicais
	
	econômicos
	
	sociais
	
	demográficos
	 
	colaboradores
	Respondido em 27/08/2020 17:39:30
	
Explicação:
Uma vez que o que está sendo questionado  é o que não faz parte do ambiente EXTERNO, a única alternativa cabível é que menciona os colaboradores, que fazem parte integrante do ambiente INTERNO da empresa. Todas as outras opções dizem respeito a fatores de fora da organização (externos).
	
	
	 
		5
        Questão
	
	
	Toda empresa recebe influências do ambiente ao mesmo tempo em que o influencia. Desta forma, ela precisa monitorar o ambiente constantemente e se antecipar às oportunidades e ameaças. Baseado nesta informação pode-se afirmar que os clientes, fornecedores e concorrentes fazem parte do:
		
	 
	Macro-ambiente.
	
	Ambiente Geral.
	
	Ambiente interno.
	
	Ambiente maior.
	 
	Ambiente de Tarefa.
	Respondido em 27/08/2020 17:41:37
	
Explicação:
O ambiente de tarefas é formado pelos clientes, concorrentes, fornecedores, agências reguladoras e parceiros estratégicos. O ambiente de tarefas é aquele mais imediato, no qual uma organização deve operar. Por isso a análise dos principais concorrentes e seus diferenciais, assim como a avaliação de possíveis ameaças de novos competidores e pressão de produtos substitutos são ações próprias do ambiente de tarefa.
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	 
		6
        Questão
	
	
	dos fatos listados abaixo, qual é aquele que não tem relação com a globalização?
		
	
	Rompimento das barreiras entre países
	
	maior competição entre as empresas
	
	maior diversidade de serviços
	
	ampliação de mercados e produtos
	 
	diminuição da oferta de produtos
	Respondido em 27/08/2020 17:42:00
	
Explicação:
Globalização é o processo de aproximação entre as diversas sociedades e nações existentes por todo o mundo, seja no âmbito econômico, social, cultural ou político. Porém, o principal destaque dado pela globalização está na integração de mercado existente entre os países.
O processo de globalização se constitui pelo modo como os mercados de diferentes países e regiões interagem entre si, aproximando mercadorias e pessoas.
Sendo assim, se há o rompimento de barreiras, maior competição, maior diversidade e ampliação de mercados e de produtos, a alternativa que destoa, ou seja, a que NÃO tem relação com a globalização é ¿diminuição da oferta de produtos¿.
	
	
	 
		7
        Questão
	
	
	No ambiente interno da empresa encontram-se os seguintes fatores, exceto:
		
	
	stakeholders
	
	concorrentes
	
	clientes
	 
	fornecedores
	 
	políticos
	Respondido em 27/08/2020 17:43:07
	
Explicação:
Organizações não existem no vácuo; elas estão inseridas em ambientes.
Ambiente é o universo que envolve a organização.
O ambiente interno envolve tudo que é necessário para que a organização realize suas operações. Então, clientes (sem os quais a empresa não tem razão de existir), fornecedores (sem os quais não há matéria prima), concorrência (que determina as linhas de ação) e stakesholders (grupos interessados na organização), com certeza, fazem parte do ambiente interno da organização, uma vez que são fatores intimamente ligados ao próprio funcionamento de uma empresa. No entanto, os políticos, embora possam indiretamente interferir nas operações empresariais, no que se refere à legislação, podem ser responsáveis por alterações nos processos empresariais, mas como uma influência EXTERNA. Sendo assim, como o enunciado pede para apontar a exceção, a opção correta é ¿políticos¿.
	
	
	 
		8
        Questão
	
	
	A respeito do funcionamento das organizações e do papel da globalização nesses processos, assinale a alternativa correta:
 
		
	
	A globalização implica um processo de mudanças primeiro estratégicas, depois no ambiente imediato das empresas.
 
	
	Mudanças no ambiente imediato das organizações levam à necessidade de mudanças estratégicas, que atendem a expectativas de públicos externos, mas não internos, cujas expectativas são atendidas em contexto de estabilidade no mercado.
 
	
	A gerência de nível médio é o primeiro setor da empresa a sentir impactos das mudanças no contexto do mercado, pois deve comunicar ao nível estratégico o que a linha de frente repassa.
 
	 
	Embora possa trazer distorções, do ponto de vista do mercado a globalização impulsiona o tráfego de mercadorias, serviços, tecnologias e cultura entre os países.
	
	Para os profissionais de linha de frente ou operacionais, as mudanças chegam depois, por isso devem ser gerenciados de maneira diferente.
 
	Respondido em 27/08/2020 17:44:07
	
Explicação:
O aluno deveter compreendido o contexto da Administração abordado em aula para responder a questão e verificar o conteúdo online da aula 1, além de utilizar seus conhecimentos gerais, o que aponta o trecho do enunciado e o que aborda a disciplina a respeito da globalização. 
· O público interno tem expectativas e demandas estratégicas que são fundamentais ao sucesso da empresa, em qualquer contexto, de estabilidade ou mudanças.
· Na linha de frente há mais chances de que mudanças no ambiente cheguem mais rápido, ainda que elas não sejam traduzidas em mudanças estratégicas da organização.
· Se via de regra as mudanças chegam na linha de frente, no contato direto com o cliente, é incoerente afirmar que elas chegariam primeiro no nível tático, ou gerência de nível médio.
· Não faz sentido que a globalização, fenômeno de mudanças rápidas no ambiente imediato das organizações, interfira 
		
	ADMINISTRAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS
1a aula
	
	
	 
	 
		1
        Questão
	
	
	Após mudanças nas estratégias de uma cooperativa de agricultores e constatação de carências técnicas na mão-de-obra local, os cooperados identificam a necessidade de criação de uma fundação que receberá recursos com o propósito de auxiliar no desenvolvimento profissional e cidadão por meio de ações de capacitação técnica, educação cidadã e formação profissional de população de baixa renda no entorno de suas três unidades agroindustriais. Para tanto, a equipe de administradores realiza, junto à nova equipe da fundação, uma série de reuniões e tarefas de planejamento. A fundação se caracteriza como uma organização vinculada e contará com uma equipe de educadores e assistentes, mas contará com apoio financeiro e institucional da cooperativa.
A respeito da administração de novos negócios e dos impactos externos sobre a organização no caso apresentado, assinale a alternativa correta:
 
		
	
	Por não se tratar de uma empresa, a cooperativa não pode ser denominada como uma organização, não cabendo princípios da Administração em seu funcionamento.
 
	 
	Por não se tratar de uma empresa, a fundação não pode ser denominada como uma organização, não cabendo princípios da Administração em seu funcionamento.
 
	 
	O ambiente externo influencia as atividades tanto da cooperativa, como da fundação, razão pela qual não é possível eliminar seu impacto sobre os processos dessas organizações, que devem ser administradas adequadamente para ter sucesso.
	
	A criação da fundação faz sentido para a cooperativa, pois, por não ser uma empresa, ela deve buscar ampliar sua atuação a todas as demandas profissionais dos cooperados, para que eles não dependam de ninguém mais.
 
	
	A criação da fundação não faz sentido para a cooperativa, pois ela deve interagir e trocar recursos apenas internamente, como qualquer organização que não seja empresa.
 
	Respondido em 27/08/2020 17:26:17
	
Explicação:
O aluno deve ter compreendido o contexto da Administração abordado em aula para responder a questão e verificar o conteúdo online da aula 1, além de utilizar seus conhecimentos gerais, o que aponta o trecho do enunciado e o que aborda a disciplina a respeito da organização das empresas na administração de novos negócios. 
· A questão trabalha o conceito de organização, que abrange não só empresas, como cooperativas e fundações educacionais, pois são um conjunto de recursos e pessoas envolvidos em determinados objetivos.
· O aluno deve compreender, ainda, que não é possível eliminar a influência do ambiente externo para qualquer organização, de modo que mais duas alternativas podem ser eliminadas.
	· 
	
	 
		2
        Questão
	
	
	O Macroambiente é composto de forças que a empresa não pode controlar diretamente, como as variáveis econômicas, sociais, sindicais, demográficas, políticas, tecnológicas, legais, ecológicas, culturais e mercadológicas. 
Neste contexto, sobre o MACROAMBIENTE, assinale a alternativa CORRETA: 
 
		
	 
	Afeta todas as organizações, independente do setor de atuação.
	
	O Macroambiente é muito influenciado pelas organizações.
	
	É o ambiente mais próximo das operações realizadas pelas organizações.
	
	As variáveis do Macroambiente atuam de uma maneira isolada.
	
	O Macroambiente exerce pouca influência sobre as organizações.
	Respondido em 27/08/2020 17:26:53
	
Explicação:
Ambiente Geral ou Indireto ou Maior ou Macroambiente: 
É o ambiente mais distante. Exerce influência sobre as organizações, mas é pouco influenciado por elas. Afeta todas as organizações, independente do setor de atuação. É composto de forças que a empresa não pode controlar diretamente, como as variáveis econômicas, sociais, sindicais, demográficas, políticas, tecnológicas, legais, ecológicas, culturais e mercadológicas. Estas variáveis atuam de uma maneira integrada, sendo que a variação de uma delas pode influenciar bastante ou quase nada as outras. Por exemplo: a estabilidade econômica, uma variável política, pode reduzir a inflação, aumentando o poder aquisitivo da população. Esta, por sua vez, é uma variável econômica, que influencia a demanda de mercado.
Sendo assim, a alternativa ser assinalada é: Afeta todas as organizações, independente do setor de atuação.
 
	
	
	 
		3
        Questão
	
	
	Considerando os diferentes ambientes das organizações, os produtos substitutos estão situados em que ambiente?
 
		
	
	Geral
	 
	Interno
	
	Macro
	
	Indireto
	 
	Específico
	Respondido em 27/08/2020 17:27:36
	
Explicação:
Ambiente Interno: Acionistas, Alta Administração, Colaboradores
Ambiente Específico: Comunidade, Clientes, Concorrentes, Fornecedores, Produtos Substitutos
Macroambiente: cenários legal, ecológico, cultural, mercadológico, social, econômico, tecnológico, sindical, demográfico, político
	
	
	 
		4
        Questão
	
	
	Por não estarem isoladas e não serem autossuficientes, as organizações precisam trocar com os elementos do ambiente em que estão inseridas (sistemas abertos).
Neste contexto, analise as afirmativas e assinale a opção correta:
I- Organizações não existem no vácuo; elas estão inseridas em ambientes e é necessário monitorá-lo constantemente.
PORQUE:
II- O ambiente é o universo que envolve as organizações e afeta diretamente suas ações e desempenho.
 
		
	
	As afirmativas I e II estão corretas, mas a segunda não justifica a primeira.
	
	Apenas a afirmativa II está correta.
	
	Ambas as afirmativas estão incorretas. 
	 
	As afirmativas I e II estão corretas e a segunda justifica a primeira.
	
	Apenas a afirmativa I está correta.
	Respondido em 27/08/2020 17:29:23
	
Explicação:
Uma empresa é um sistema aberto, isto é, recebe influências do ambiente ao mesmo tempo em que o influencia. Desta forma, para que a empresa possa sobreviver e se desenvolver, ela precisa monitorar o ambiente constantemente e se antecipar aos acontecimentos, utilizando um processo de previsão do futuro.
Sendo assim, a alternativa correta é: As afirmativas I e II estão corretas e a segunda justifica a primeira.
 
	
	
	 
		5
        Questão
	
	
	Os princípios, em que se baseiam a organização do trabalho, a estrutura de relações de dependência hierárquica e o estilo de gestão que, ainda hoje, influenciam grande parte de nossas empresas, foram herdados da:
		
	
	Descoberta do Brasil
	
	Unificação do Mercosul
	
	Primeira gerra mundial
	 
	Revolução Industrial
	
	Segunda guerra mundial
	Respondido em 27/08/2020 17:30:14
	
Explicação:
A Revolução industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas. Como um processo de grandes transformações econômico-sociais, trouxe consigo o aparecimento das empresas formais¿ e, consequentemente, com o decorrer do tempo, os conceitos de organização do trabalho, estrutura de relações de dependência hierárquica e o estilo de gestão, foram evoluindo.
	
	
	 
		6Questão
	
	
	As ONGs, organizações sem fins lucrativos (conhecidas como organizações do Terceiro Setor) trabalham junto com as empresas privadas e o governo para tornar a sociedade mais orientada para as necessidades das pessoas. 
Portanto: (assinale a opção INCORRETA)
 
		
	
	As ONGs são organizações não governamentais.
	
	As ONGs organizações não empresariais.
	
	As ONGs buscam atender as pessoas com mais necessidade. 
	 
	As ONGs são excludentes.
	
	As ONGs são includentes.
	Respondido em 27/08/2020 17:32:37
	
Explicação:
Como as ONGs são organizações NÃO governamentais, não têm fins lucrativos (não são empresariais) e seu objetivo é atender aos mais necessitados, com certeza são organizações includentes e não EXCLUDENTES.
Sendo assim como o enunciado propõe que seja assinalada a opção INCORRETA, a alternativa a ser indicada é: As ONGs são EXCLUDENTES.
	
	
	 
		7
        Questão
	
	
	A consolidação de uma empresa em ambientes dinâmicos exige dos seus gestores a capacidade de responder às mudanças do meio ambiente e, muitas vezes, liderar o próprio processo de mudança. Em relação ás constantes mudanças enfrentadas pelas organizações e a globalização, assinale a alternativa correta.
		
	 
	Com a consolidação do processo de globalização e a abertura dos mercados, a estrutura de competição das empresas se alterou completamente, de modo que as mudanças a que as empresas estão submetidas se tornaram mais intensas e profundas.
	
	A crescente velocidade dos negócios e a evolução tecnológica no ambiente empresarial são, também, reflexo dos sistemas de informação, que afastou as nações e não contribuí com o processo de globalização.
	
	Mudanças de ordem política, econômica, social e tecnológica provocam o desequilíbrio do ambiente, o que impulsiona as organizações a se manterem conservadoras para não se prejudicarem.
	
	As mudanças podem ser classificadas em dois tipos: mudanças não planejadas e mudanças planejadas. Essas mudanças não refletirão em nada no capital humano da organização.
	
	A entrada de um novo concorrente não causará grandes impactos na organização, tendo em vista que a concorrente ainda está em fase de estruturação.
	Respondido em 27/08/2020 17:33:52
	
Explicação:
Justificativa para as demais alternativas serem falsas: 
- Causará grandes impactos
- As organizações devem se ajustar a novas circunstâncias
- Qualquer mudança refletira no capital humano causando insegurança.
-  Aproximou as nações e influenciou fortemente a globalização.
 
	
	
	 
		8
        Questão
	
	
	Os resultados de uma organização destinam-se não apenas ao consumidor, mas a muitas partes interessadas, chamadas de:
		
	 
	Stakeholders.
	
	Acionistas.
	
	Analistas de mercado.
	
	Mercado de câmbio.
	
	Bolsa de valores.
	Respondido em 27/08/2020 17:34:50
	
Explicação:
Os resultados de uma organização destinam-se não apenas ao consumidor, mas a muitas partes interessadas, ou seja, seus stakeholders. Stakeholder é um grupo estratégico para empresa, inclui aqueles indivíduos, grupos e outras organizações que têm interesse nas ações de uma empresa e que têm habilidade para influenciá-la (Savage, Nix, Whitehead, & Blair, 1991). São eles: funcionários, fornecedores, acionistas, clientes, sindicatos e etc.

Continue navegando