Buscar

Trabalho Crimonologia

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
POLÍTICAS E GESTÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA
Resenha Crítica de Caso 
Carlos Henrique Carvalho Macedo
Trabalho da disciplina Criminologia
Tutor: Prof. MILAY ADRIA FERREIRA FRANCISCO
Rio de Janeiro
2020
 (
2
)
RESENHA CRÍTICA A criminalidade em Barra Mansa
Referência: MENDES, Cristiane. 
A CRIMINALIDADE EM BARRA MANSA 
Matéria Jornalistica G1.com. 27 de maio de 2015..
Disponível em:	 http://pos.estacio.webaula.com.br/Biblioteca/downloadArquivo.asp?CodAnexo=50041&NomeArquivoSistema=Biblioteca_50041&NomeArquivo=CASO%20CRIMINOLOGIA.docx&IdCurso=POS596 
Acesso em: 10/08/2020
A matéria discorre sobre os motivos que levaram ao crescente índice de crimes na cidade de Barra Mansa, localizada no Estado do Rio de Janeiro, e quais foram as medidas adotadas para diminuir as práticas delituosas.
De acordo com a matéria, os moradores da cidade, vem sofrendo com a falta de iluminação, gerando insegurança aos moradores, pois muitos deles evitavam de sair ao entardecer de suas residências, por conta da escuridão absoluta que facilitava a prática de crimes. Além da falta de iluminação, não havia condição de circulação adequada, pavimentação, calçadas, vegetação e os buracos na rua tomavam conta do lugar, os moradores da região queixavam-se de terem sido abandonados pela gestão Pública, muitos residiam há anos no local e não avistavam melhorias, tampouco uma humilde limpeza da vegetação era realizada, comprovando a total desconsideração do poder público com os moradores. 
A Teoria das Janelas Quebradas, desenvolvida na escola de Chicago por James Q . Wilson e George Kelling esclarecem que se uma janela de um prédio for quebrada e não for reparada, a tendência é que vândalos passem a arremessar pedras nas outras janelas e depois passem a ocupar o edifício e destruí-lo, o que quer dizer que a desordem gera desordem, assim, uma atuação anti-social pode dar origem a vários delitos. Esta teoria pode ser vista sobre a ótica da teoria ecológica.
 Nela podemos constatar que alguns locais facilitam a prática do crime, como os abandonados, mal iluminados, o que pode criar no criminoso uma sensação de que outras pessoas não presenciariam o fato praticado. Conseguimos examinar, de acordo com a matéria, que havia um número alarmante de estupros praticados na área da 28ª AISP e o bairro de Santa Rita de Cássia era um dos mais atingidos por este crime. Tal problema poderia ser ao menos, diminuído se houvesse iluminação pública. 
No final do ano de 2014, a prefeitura realizou obras de pavimentação, e no início de 2015, instalou iluminação pública no bairro, trazendo grande melhora para moradores e comerciantes, que agora poderiam andar durante a noite, sem medo de sofrerem algum tipo de violência. 
A teoria social analisa e interpreta fenômenos sociais tais como o da criminalidade, de acordo com a teoria ecológica, podemos entender que alguns locais facilitam a prática do ato delituoso, como locais abandonados, mal iluminados, o que pode dar ao criminoso uma sensação de que outras pessoas não presenciarão o delito praticado. 
 O elemento criminológico recai em vários motivos, como predisposições pessoais, forças socializantes, e arranjos institucionais de diversas naturezas. A vista da composição de políticas públicas, esse tipo de resultado pode ou não ter eficácia, uma vez que pode demonstrar elementos que não estão sobre o controle do Estado, ou, onde a interferência dele pode não ser desejável. 
Diante disso percebemos que as escolas criminológicas apontam o meio como um dos motivos de haver pessoas praticantes de delitos e, analisando o caso da cidade de Barra Mansa, concluímos que sim, as escolas criminológicas nutrem razão em relação ao ambiente propicio, no caso, a desordem e falta de zelo com a área.

Continue navegando