Buscar

Controle Estatístico do Processo (CGQ09) - Avaliação Final (Discursiva)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	Gestão de Processos de negócio ou BPM - Business Process Modeling é uma abordagem disciplinada para identificar, desenhar (ou projetar), executar, medir, monitorar e controlar processos de negócio, automatizados ou não, para alcançar consistência e resultados alinhados aos objetivos estratégicos da organização, envolvendo, ainda, com ajuda de tecnologia, formas de agregar valor, melhorias, inovações e o gerenciamento dos processos ponta a ponta, levando a uma melhoria do desempenho organizacional e dos resultados de negócios. O gerenciamento de processos é a definição, análise e melhoria continua dos processos com objetivo de atender às necessidades e expectativas dos clientes. Para conhecer as ferramentas disponíveis no mercado para solução de problemas é fundamental ao engenheiro e aos gestores a leitura de livros, assim como se atualizar constantemente com cursos, pois, há muitas ferramentas para analisar os processos não ligados a produtos e produção, que podem ajudá-lo a identificar as causas raízes de geração de problemas de capacidade de entrega de resultados adequados. Com base no exposto, disserte sobre as ferramentas da qualidade disponíveis para análise de processos não ligados à fabricação de produtos.
FONTE: Disponível em: <http://www.venki.com.br/blog/definicao-gestao-processos/>. Acesso em: 2 ago. 2018.
	Resposta Esperada:
A Gestão de Processos é uma maneira de olhar e depois controlar os processos que estão presentes em uma organização. Para tanto, várias ferramentas podem auxiliar nesse controle, são elas: PDCA (Plan, Do, Check e Action), Histograma, Fluxograma, Gráfico de Pareto, Curva ABC, Diagrama de Ishikawa, também conhecido como diagrama de causa e efeito, Brainstorming, Análise de oportunidades, Matriz SWOT ou em português PFOA (pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças), Diagrama de Árvores e suas vertentes, gráfico de Gantt, gráfico de radar, Análise das cinco forças competitivas de Porter, Análise do ciclo de vida, QFD (Quality Function Deployment ? Desdobramento da função qualidade), Método de analogias, Método de análise de problemas, Ferramenta de análise de falhas ? FMEA, BPM - Business Process Modeling (Gerenciamento de processos) etc., além das ferramentas automatizadas atuais disponibilizadas por diversos softwares de mercado e, mais recentemente, inclusive com a Inteligência Artificial - AI.
	2.
	Os sistemas de produção existentes são os mais distintos possíveis, pois cada tipo de produto possui características específicas, logo os processos de produção também são específicos. Disserte sobre os três principais tipos de sistemas de produção existentes no mercado.
	Resposta Esperada:
Sistemas de Produção Contínua (fluxo em linha): os sistemas de produção contínua, também chamados de fluxo em linha, apresentam uma sequência linear para se fazer o produto ou serviço; os produtos são bastante padronizados e fluem de um posto de trabalho a outro numa sequência prevista. Sistemas de Produção Intermitente (fluxo intermitente): a produção é feita em lotes. Terminando-se a fabricação do lote de um produto, outros produtos tomam o seu lugar nas máquinas. O produto original só voltará a ser feito depois de algum tempo, caracterizando-se assim uma produção intermitente de cada um dos produtos. Sistemas de Produção para Grandes Projetos: na verdade, cada projeto é único, não havendo, rigorosamente falando, um fluxo do produto.

Mais conteúdos dessa disciplina