Buscar

SKINNER

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

11
 
 FACULDADE ANHANGUERA JUNDIAÍ
JULIANE I. GROHMANN 
B.F. SKINNER
Jundiaí 
2020
JULIANE I. GROHMANN
skinner
Projeto apresentado ao Curso de Psicologia da Instituição Faculdade Anhanguera Jundiaí 
Orientador: Eliane 
Jundiaí 
2020
5
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ----------------------------------------------------------------------------------- 4
2 OBJETIVOS -------------------------------------------------------------------------------------- 4
3 METODOLOGIA ----------------------------------------------------------------------------------4
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA -------------------------------------------------------------- 5
4.1 Biografia ----------------------------------------------------------------------------------------	- 5
4.2 Reforço Positivo --------------------------------------------------------------------------------6
4.3 Ser Humano -------------------------------------------------------------------------------------7
4.4 Contingência ------------------------------------------------------------------------------------ 8
4.5 Conceito Errar -----------------------------------------------------------------------------------8
4.6 Conceito de Avalição ------------------------------------------------------------------------- 9
4.7 Sistema Individualizado ---------------------------------------------------------------------- 9
 4.8 Escola Ideal ------------------------------------------------------------------------------------- 10
 6 Considerações Finais -------------------------------------------------------------------------- 11
 7 REFERÊNCIAS ---------------------------------------------------------------------------------- 11
1 INTRODUÇÃO 
B.F. Skinner foi um dos pioneiros do Behaviorismo radical, condicionamento operante e análise do comportamento aplicada. esta corrente teve como objetivo buscar a compreensão de questões humanas como cultura, liberdade e comportamento. Skinner buscava compreender o que não era observável o consciência, os sentimentos e os estados mentais.
B. F. Skinner foi um cientista preocupado com a educação. Para ele a escola ideal é aquela que o aluno é atraído por ela, não por receio, mas porque nela ele encontra as mais fortes razões de se manter o aprendizado mesmo depois de sair dela.
Para Skinner o ser humano não tinha livre arbítrio, segundo ele o homem é um ser controlado pelas forças ambientais, segundo ele “ o homem age sobre o mundo, e o modifica e é, por sua vez modificado pela consequência de sua ação”.
2 OBJETIVO
É conhecer melhor a história de vida B.F.Skinner, suas teorias sobre o aprendizado 
3 METODOLOGIA 
5
5
Metodologia utilizada foi com base na coleção grandes educadores e em alguns artigos científicos. 
BIOGRAFIA B.F.SKINNER 
Burrhus Frederic Skinner nasceu em 20 de março de 1904 em Suguchana, Pensilvania, Estados Unidos. Filho de um advogado e de uma dona de casa. Ingressou no Hamilton College em Nova Iorque, com o objetivo de se tornar escritor. Em 1926 concluiu o bacharelado em Literatura Inglesa e Línguas Românicas. Durante dois anos se dedicou a escrever, mas concluiu que lhe faltava habilidades literárias.
Em 1928, Skinner inscreveu-se no curso de pós-graduação em Psicologia pela Universidade de Harvard, embora nunca tenha estudado psicologia antes. Doutorou-se três anos mais tarde. Seu tema de dissertação dá uma primeira ideia da posição que ele iria aderir por toda a sua carreira. Sua principal proposição era de que um reflexo não é senão a correlação entre um estímulo e uma resposta. Conclui o mestrado em 1930 e o doutorado em 1931. Conseguiu uma colocação na Universidade de Minnesota, em Mineápoli, e lá casou-se e teve dois filhos. Durante os anos em que lá permaneceu realizou experiências com pombos, aves que abundavam nos nichos, janelas e frestas dos prédios da Universidade.
 Skinner foi responsável por criar uma filosofia que sustenta a ciência do comportamento, todas as ideias de Skinner foram desenvolvidas em torno de seu conceito de Condicionamento Operante. Foi estritamente um Behaviorista radical e preocupava-se somente em determinar como o comportamento era causado por forças externas. Skinner manteve-se produtivo escrevendo sobre diversos temas até a sua morte, em 1990 aos oitenta e seis anos de idade, trabalhando até o fim com o mesmo entusiasmo com quem começara uns sessenta anos antes.
REFORÇO POSITIVO
O reforço positivo é um fortalecimento de uma resposta devido à apresentação de determinado estímulo aleatório. Tal técnica costuma envolver recompensas, que podem ser materiais ou emocionais, para ajudar o indivíduo a repetir uma postura 
No reforço positivo, quando o comportamento desejado é alcançado, um elemento de recompensa é adicionado. Um exemplo de reforço positivo é a experiência do experimento de Skinner onde um rato é privado de comida. Quando este puxa determinada alavanca (comportamento desejado) é disponibilizado o alimento (elemento de recompensa). Com o passar do tempo o rato ao sentir fome irá puxar a alavanca para receber o alimento. Desta forma o ser exposto ao reforço positivo aprende o comportamento correspondente. O reforço positivo envolve a adição de um estímulo de reforço na sequência de um comportamento que faz com que seja mais provável que o comportamento ocorra novamente no futuro. “Uma pessoa está numa festa, e contar uma piada se acharem engraçado rirem as chances dessa pessoa repetir issoe grande, pois foi algo prazeroso gratificante. O reforço positivo tem uma importância vital nos mais diferentes contextos. O seu principal valor esteja relacionado com a autoestima e a autoconfiança. Ao receber esse tipo de estímulo, a pessoa passar a confiar mais em si mesma, pois vê que está indo pelo caminho certo e, mais do que isso, que tem alguém que percebe isso.
O reforço positivo nem sempre é uma coisa boa, pois as vezes esse reforço é proporcionado de forma inadequada. Por exemplo se uma criança não tem um bom comportamento e os pais acabam dando aquilo que a criança quer, essa criança aprendem, que se agindo assim, elas podem ganhar a atenção ou até mesmo adquirir objetos que elas querem.
SER HUMANO 
Ao contrataria do behaviorismo de Watson valorizando os comportamentos observáveis do organismo. B.F. Skinner buscava entender a existência de comportamentos encobertos como os pensamentos, sentimentos, cognições, sonhos. Skinner descreve e explica o comportamento humano por meio do modelo causal da seleção pelas consequências. Segundo esse modelo, o comportamento humano evolui através das interações entre três níveis de variação e seleção, a filogênese: a história da espécie, ontogênese: que se refere ao passado do indivíduo, e a cultura: que é o contexto cultural que o indivíduo está inserido cria variações no ambiente.
 
O homem na visão de skinner é um ser único em constante evolução. Mas skinner não acreditava que era um ser com livre arbítrio e sim um ser controlado pelas forças ambientais, segundo ele “ o homem age sobre o mundo, modificando-no e é, por sua vez modificado pela consequência de sua ação”. Skinner sustenta que o ser humano não age no mundo por causas internas e espontâneas, mas sim porque em algum momento, mundo informou que ele deveria agir dessa forma. Então quando as pessoas controlam suas próprias vidas, o fazem por que foram instruídas a interferir no ambiente externo para que, de alguma forma, essa interferência traga resultados concretos e satisfatórios. Vamos dar um exemplo; Ana organiza o seu material de estudo, pois acredita que um material organizado melhora seu desempenho escolar, pode parecer livre e espontâneo, mas de alguma forma algum dia, ela recebeu essa informação do mundo. Então podemos dizer que o ser humano é produto do processo de aprendizagem vivido ao longo de sua vida.
TRÍPLECE CONTINGÊNCIA 
Uma das primeiras pesquisas de Skinner foi a constatação
de relações entre as respostas dos organismos e suas consequências. A contingência tríplice é uma descrição de relação entre eventos ambientais ou eventos comportamentais, é conceitos mais utilizados da Análise do Comportamento. Tríplice contingencia termo técnico que ressalta como a probabilidade, de um evento ser afetado, ou causado por outro. Então toda vez que falamos de contingência estamos nos referindo a um antecedente, gera uma resposta e uma consequência, ou seja, a contingência é um arranjo ou condição de situações nos quais um comportamento ocorre. 
Por exemplo: André está numa festa de amigos (antecedente) André conta uma piada (resposta) os amigos rirem (consequência) ou no caso da educação ela precisa ter uma contingência reforçadora, aonde o aluno tenha como consequência o prazer de aprender.
CONCEITO ERRAR 
Segundo Skinner provou, recompensas estimulam comportamentos “corretos” e punições inibem comportamentos “errados”, mas o estudo também constatou que estímulos positivos são aprendidos muito mais rapidamente. É mais fácil estimular a repetição de acertos do que inibir a repetição de erros. Não significa que devemos fingir que os erros não acontecem, mas sim tirar melhor proveito dele e aumentar os estímulos positivos. Nós estudantes vivemos essa experiência todos os dias, a grande maioria tem grande aversão e frustração com erros. 
As consequências negativas causadas pelos erros podem gerar crença de incompetência e desmotivação. Mas devemos entender que somos falhos e sujeitos a errar, então a melhor forma de lidarmos com os erros é trata-lo como uma ocorrência positiva apesar de tudo, pois é uma oportunidade de crescimento e aperfeiçoamento.
CONCEITO DE AVALIAÇÃO 
A avalição na visão de Skinner é extremamente punitiva. Cada um tem um tempo individual de aprender, então por tanto as avalições deveriam ser contínuas. Assim, o foco de atuação educacional deve ser o indivíduo, a umas necessidades de compreender a criança em seu contexto individual através de sua vivência social, histórica e cultural, além de seu desenvolvimento cognitivo cada resposta particular é única o tempo de um não é o mesmo do outro.
 Devesse questionar o quanto o processo avaliativo é utilizado para melhores processos de ensino dentro do sistema escolar, há muitas vezes uma estagnação na concepção do processo avaliativo, tornando, avalição uma forma de decisão, sobre quem é considerado apto ou inapto para continuar em determinado processo, uma avaliação que se fundamentou no certo ou errado, não considera toda a análise realizada pela aluno, não avalia todo o processo, torna-se um método incompleto de análise do conhecimento adquirido , até mesmo, de como a metodologia abordada pela instituição ou pelo próprio educador pode estar influenciando o desenvolvimento cognitivo, social e cultural de suas crianças.
Skinner acredita na educação individual de cada indivíduo, que podia se dar através de computadores que auxilia, podendo assim, o professor acompanhar o desenvolvimento de seus alunos passo a passa, e com isso fazer uma avalição contínua e natural, dando feedback, medindo assim o seu desempenho.
SISTEMA INDIVIDUALIZADO 
Skinner via o sistema de ensino individualiza como uma alternativa para muitos dos problemas educacionais, pois teria um planejamento, aproximações sucessivas, e respeito ao ritmo de cada aluno, auxilio de monitores, ensinar a pensar, poucas aulas expositivas. Os computadores foram colocados na escola por skinner auxiliando assim a aplicação do ensino individual. A ideia é que a máquina de aprendizado se ocupe das questões concretas e deixe ao professor a tarefa fundamental de ensinar o aluno a pensar." Pois para Skinner existem várias deficiências notáveis nos nossos atuais métodos de ensino. Um deles é uso do método aversivo, como a presença obrigatória dos alunos, defendia que se dessem aos alunos "razões positivas” para estudar, sua presença seria voluntária. Para ele, a escola precisa dar às crianças o seu acúmulo de conhecimento, aptidões e práticas sociais e éticas. Os alunos devem ser encorajados e a explorar, a fazer perguntas, a trabalhar e estudar independentemente para serem criativos.
ESCOLA IDEAL
Escola ideal é aquela que o aluno é atraído por ela, não por receio, mas porque nela ele encontra as mais fortes razões de se manter o aprendizado mesmo depois de sair dela. Para ele a educação deve ser planejada passo a passo, de modo a obter os resultados desejados na "modelagem" do aluno. 
Conforme o autor, ensinar é arranjar as contingências de reforçamento propícias para que os alunos aprendam. Ou seja, para que as pessoas se engajem ativamente em sua aprendizagem, é necessário ter um ambiente propício e uma resposta também ativa e reforçadora. Na visão de Skinner a escola compõe o quarto poder sendo que os três primeiros: religião, Economia e política têm interesse em sua sobrevivência imediata, enquanto que a educação pode promover a sobrevivência da espécie Humana.
Para Skinner, as escolas do futuro, será um lugar muito diferente de qualquer um que tenhamos visto até o momento. Elas serão locais agradáveis. Da mesma forma que as lojas bem administradas, restaurantes, teatros, elas serão bonitas, soarão bem, cheirarão bem. Os estudantes virão para a escola, não porque serão punidos por ficarem longe dela, mas porque serão atraídos pela escola.
CONSIDERAÇÕES FINAIS 
Acredito que falar deste grande Psicólogo, seja umas das coisas mais satisfatória. Skinner é um homem memorável de uma trajetória, incansável de busca por novos conhecimentos. 
A educação foi um tema de interesse que acompanhou Skinner por toda sua carreira, sua visão moderna sobre as escolas, que na época talvez tenha sofrido um certo preceito, mas que hoje é importante para os educadores pois melhoram o processo de aprendizagem, pois podem ter uma informação mais completa sobre esse processo, podendo assim integrar diferentes formas de abordagem de trabalho. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
SAMPAIO SILVA, Angelo Augusto. Skinner: sobre ciência e comportamento humano
https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932005000300004
PRESTE DEL, Giovana. Treino didático de análise de contingências e previsão de intervenções sobre as consequências do responder (Perspectivas vol.2 no.1 São Paulo 2011)
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-35482011000100006
l.2 no.1 
Coleção Grandes Educadores - Skinner e a Análise do Comportamento
https://www.youtube.com/watch?v=0Hn9dN1_W4U

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais