A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Técnologias assistivas Avaliação Final objetiva

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Acessibilidade e Tecnologias Assistivas (LEE06)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:638874) ( peso.:3,00)
	Prova:
	15906751
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Melo (2014, p. 24) afirma que "a Tecnologia Assistiva é importante aliada do Desenho Universal para efetivar a plena participação de pessoas com deficiência em todas as esferas da vida em sociedade. Daí decorre a necessidade de serem definidos normas e padrões para que usuários de recursos de TA também possam acessar sistemas computacionais de uso comum". Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O uso do Desenho Universal em sites se restringe aos softwares utilizados na elaboração das abas e telas do buscador.
(    ) Um site com Desenho Universal pode permitir que os usuários alterem o tamanho e a cor do texto na tela.
(    ) A implantação do Desenho Universal num site vai implicar a criação de outra versão, ficando o site com sua versão normal e sua versão adaptada.
(    ) Um site com um design flexível e fluido funcionará em diferentes plataformas, incluindo telefones celulares, dispositivos portáteis com telas menores.
Assinale a alterativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: MELO, Amanda Meincke. Acessibilidade e Inclusão Digital em Contexto Educacional. Jornada de Atualização em Informática na Educação, v. 3, n. 1, 2014.
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - F - V.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.
	2.
	A Comunicação Alternativa e/ou Suplementar é um conjunto de "procedimentos técnicos e metodológicos direcionado a pessoas acometidas por alguma doença, deficiência, ou alguma outra situação momentânea que impede a comunicação com as demais pessoas por meio dos recursos usualmente utilizados, mais especificamente a fala" (MANZINI; DELIBERATO, 2004, p. 4). E pode ser dividida em duas categorias: comunicação apoiada e comunicação não apoiada. Sobre o exposto, associe os itens utilizando os códigos a seguir:
I- Comunicação apoiada.
II- Comunicação não apoiada.
(    ) Comunicação com o auxílio de objetos físicos.
(    ) Comunicação com expressões da própria pessoa. 
(    ) Pranchas de comunicação com fotografias, fotos e outros símbolos gráficos.
(    ) Uso de sinais manuais, expressões faciais, língua de sinais, movimentos corporais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - I - II - II.
	 b)
	II - II - I - I.
	 c)
	II - I - II - I.
	 d)
	I - II - I - II.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.
	3.
	Existem diferentes referências para classificar a Tecnologia Assistiva (TA), um deles é o HEART vem de Horizontal European Activities in Rehabilitation Technology. Este modelo de classificação foi elaborado no âmbito do Programa Technology Initiative for Disabled and Elderly People - TIDE, da União Europeia e usa três grandes áreas chamados de componentes. Sobre tais componentes, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Componentes técnicos, humanos e socioeconômicos.
	 b)
	Componentes humanos, históricos e ambientais.
	 c)
	Componentes socioeconômicos, históricos e técnicos.
	 d)
	Componentes ambientais, técnicos e socioeconômicos.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.
	4.
	Rocha e Castiglioni (2005, p. 97) partem do pressuposto que "a TA (Tecnologia Assistiva, de Apoio, de Assistência ou Ajudas Técnicas) é um fenômeno multidimensional, que envolve aspectos mecânicos, biomecânicos, ergonômicos, funcionais, cinesiológicos, éticos, estéticos, políticos, afetivos, subjetivos e como tal deve ser analisado". A partir desse pressuposto elaboram algumas definições importantes sobre a TA. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- Estratégias são os Planos de Trabalho de Apoio (PTA) desenvolvidos por especialistas em TA com o objetivo de modificar a estrutura, forma, tamanho, peso e textura de recursos pedagógicos utilizados com estudantes com deficiência múltipla.
II- Recursos são objetos, materiais, dispositivos para permitir o uso dos recursos da tecnologia assistiva para a realização de uma atividade. Podem ser de software ou hardware para contornar as dificuldades do indivíduo e melhorar o seu desempenho e participação.
III- Serviço é o trabalho oferecido por profissionais de diversas áreas como a terapia ocupacional, fisioterapia, fonoaudiologia, engenheiros, professores, psicólogos, arquitetos, entre outros.
IV- Procedimentos são os atos ou efeitos de realizar as tarefas de uma atividade, ou seja, são os métodos e técnicas utilizados durante a realização da atividade.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ROCHA, E.; CASTIGLIONI, M. Reflexões sobre recursos tecnológicos: ajudas técnicas, tecnologia assistiva, tecnologia de assistência e tecnologia de apoio. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, v. 16, n. 3, p. 97-104, 1 set. 2005.
	 a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 b)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa III está correta.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.
	5.
	A Tecnologia Assistiva (TA) abrange diferentes áreas, tais como: a comunicação alternativa e ampliada; a mobilidade alternativa; o acesso ao computador; aos ambientes e as adequações às atividades de vida diária, ao transporte, aos equipamentos de lazer e aos recursos pedagógicos. Sobre o exposto, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A TA é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que visam a autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social de pessoas com algum tipo de deficiência.
PORQUE
II- Os instrumentos de TA são classificados de acordo com os materiais que são elaborados/confeccionados. Essa classificação segue as orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	 b)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 c)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	 d)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
Você não acertou a questão: Atenção! Esta não é a resposta correta.
	6.
	O uso do Desenho Universal para Aprendizagem oferece múltiplas opções ao professor para que diversifique os instrumentos metodológicos utilizados nas ações pedagógicas. Essa diversificação tem como norte uma nova perspectiva educacional. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Construção de fluências com níveis graduais de suporte para prática e desempenho.
(    ) Evitar criar expectativas e crenças que otimizem a motivação dos estudantes.
(    ) Variar demandas e recursos para otimizar o desafio.
(    ) Facilitar o gerenciamento de informações e recursos.
Assinale a alterativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - F - F - V.
Parabéns! Você acertou a questão: Parabéns! Você acertou.
	7.
	O Instituto Nacional de Pesquisas em Deficiências e Reabilitação dos Estados Unidos da América, criou a Classificação Nacional de Tecnologia Assistiva, que é adotada naquele país. Essa classificação organiza a TA em 10 categorias (Elementos Arquitetônicos; Elementos Sensoriais; Computadores; Controles; Vida Independente; Mobilidade; Órteses e Próteses; Recreação/Lazer/Esportes; Móveis Adaptados/Mobiliário; e Serviços). Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Vida independente está ligada à autonomia em afazeres