Buscar

ESTUDO DIRIGIDO Microbiologia - Bactérias e Staphylococus

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ALUNO: JOÃO PEDRO JAHEL SARMENTO
	
	ESTUDO DIRIGIDO 
	Disciplina
	MICROBIOLOGIA
	Semestre
	2020.2
	Turma
	2º Semestre
	Data
	09.09.20
	Docente
	KAROLINE CAVALCANTE PIMENTA
	Aula
	Bactérias e Staphylococcus
1) As bactérias são organismos procariotos ou eucariotos? Explique.
As bactérias são organismos procariotos. Enquanto as células eucariontes têm estruturas complexas, formadas por membranas internas, citoesqueleto e um núcleo, as células procariontes não contém núcleo e outras organelas ligadas à membrana.
2) Como as bactérias são divididas quanto às formas e arranjos?
Quanto às formas básicas são dividas em cocos, bastonetes, formas espiraladas e formas incomuns.
Cocos: Bactérias que possuem formato esférico.
- Diplococos: Cocos organizados aos pares.
- Tétrades: Cocos organizados em grupo de quatro.
- Sarcinas: Cocos organizados em grupo de oito.
- Estreptococos: Cocos organizados em cadeias.
- Estafilococos: Cocos organizados em grupos que se assemelham a cachos de uva.
Bacilos: Bactérias que possuem formato de bastão.
- Diplobacilos: Bacilos organizados aos pares.
- Estreptobacilos: Bacilos organizados em cadeias.
- Paliçada: Bacilos organizados lado a lado.
Espirilos: Bactérias espiraladas rígidas.
Espiroquetas: Bactérias em formato helicoidal e flexíveis.
Vibriões: Bactérias que possuem formato de vírgula.
3) Quais são as estruturas que compõem uma célula bacteriana? Descreva a função
de cada uma delas.
Cromossomo - O cromossomo que está presente nas bactérias é circular e possui uma única molécula de DNA. Este cromossomo carrega as informações genéticas da célula, tornando-o apto a realizar a auto-replicação cromossômica.
Plasmídeo - Esta estrutura é uma pequena molécula de DNA e não está presente em todas as bactérias. O plasmídeo protege a célula da ação antibiótica.
Hialoplasma - O hialoplasma ou citosol é um líquido gelatinoso, composto por sais, glicose e outras moléculas de açúcar e orgânicas, proteínas. Podemos encontrar também RNA e muitos ribossomos.
Ribossomos - A função dos ribossomos é auxiliar na produção e na síntese das proteínas nas células.
Grânulos de reserva - Neste tipo de célula o acúmulo de reservas acontece, mas é feito de maneira diferente das células eucarióticas. Aqui são formados grânulos insolúveis em água, compostos de glicose, ácido beta-hidroxibutírico e fosfato, formando cadeias complexas de açúcares.
Membrana celular - Esta membrana é na verdade uma camada dupla de fosfolipídios, mas também contem proteínas essenciais auxiliadoras na permeabilidade de nutrientes, na defesa e na produção de energia.
Parede celular - A parede recobre a membrana, e é ela quem confere alguma forma à bactéria.
Cápsulas - É uma camada que recobre a parede celular, polissacarídica geralmente, mas podem ser proteínadas também. Esta estrutura mantém a célula bacteriana resistente à fagocitose.
Flagelo - Esta estrutura é responsável pela motilidade da bactéria, está preso à membrana plasmática e é proteinado.
Fímbrias – São microfibrilas (curtas e finas) protéicas, características das bactérias gram-negativas e diferentemente dos flagelos, não servem para locomoção, mas para adesão. Existe ainda um tipo específico de fímbria, a sexual. Esta serve para auxiliar no processo de conjugação, ligando as bactérias para que troquem material genético.
4) Explique como é feita a coloração de Gram.
A coloração de Gram é utilizada para diferenciar bactérias gram-positivas e gram-negativas. A parede das células gram-negativas tem um conteúdo lipídico mais elevado do que a parede das células gram-positivas.
É feito um esfregaço e fixado com solução de cristal violeta. Após 1 minuto é lavado com água corrente. As células adquirem tonalidade azul-escura ou púrpura. O esfregaço é coberto por uma solução de iodo, que faz o cristal violeta se fixar na célula. Agora é aplicado álcool etílico no esfregaço, que faz desidratação dos carboidratos presentes na parede celular das bactérias gram-positivas, fazendo com que o corante primário seja retido. Já as bactérias gram-negativas, através da dissolução dos lipídios, tem a permeabilidade das paredes aumentada, evitando que o corante seja retido, nesse momento elas são “lavadas”. Agora é aplicado um corante secundário, fucsina diluída ou safranina. As células que foram descoradas (gram-negativas) no passo anterior fixam o corante secundário nesta etapa. Finalizando, as bactérias gram-positivas estão coradas em roxo e as bactérias gram-negativas estão coradas em vermelho.
5) Qual a diferença entre bactérias Gram-negativas e Gram-positivas? Exemplifique algumas bactérias de cada grupo.
As bactérias Gram-positivas retém o cristal violeta devido à presença de uma espessa camada de peptidoglicano (polímero constituído por açúcares e aminoácidos que originam uma espécie de malha na região exterior à membrana celular das bactérias) em suas paredes celulares, apresentando-se na cor roxa. Já as bactérias Gram-negativas possuem uma parede de peptidoglicano mais fina  que não retém o cristal violeta durante o processo de descoloração e recebem a cor vermelha no processo de coloração final.
Exemplos de bactérias Gram-positivas: Bacillus, Nocardia, Clostridium, Propionibacterium, Actinomyces, Enterococcus, Cornyebacterium, Listria, Lactobacillus, Gardnerella, Mycoplasma, Staphylococcus, Streptomyces, Streptococcus.
Exemplos de bactérias Gram-negativas: Escherichia, Helicobcater, Hemophilus, Neisseria, Klebsiella, Enterobacter, Chlamydia, Pseudomonas, Salmonella, Shigella.
6) Cite quais os fatores que podem afetar a sobrevivência e o crescimento bacteriano? Explique cada um deles.
Cada tipo de bactéria tem uma exigência diferente para sobreviver e se reproduzir. Existem exigências nutricionais, exigências de temperatura, exigências de atmosfera (Se a bactéria é aeróbia, anaeróbia, microaerófila, facultativa), se ela se desenvolve em meio líquido ou em meio sólido.
7) Quais são as espécies dos Staphylococcus. Descreva um pouco sobre cada um.
Atualmente o gênero Staphylococcus é composto por cerca de 30 espécies, sendo algumas freqüentemente associadas a uma ampla variedade de infecções de caráter oportunista, em seres humanos e animais. As principais espécies de estafilococos encontrados em seres humanos são os Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermidis e Staphylococcus saprophyticus. O S. epidermidis é encontrada primariamente como residente da pele, tendo um baixo potencial patogênico, assim como o S. saprophyticus, que faz parte da microbiota normal da região periuretral do homem e da mulher e da pele. Ao contrário, o S. aureus é um patógeno em potencial e pode ser encontrado na região da nasofaringe e também nas fossas nasais.

Continue navegando