Buscar

ÉTICA, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE QUIZ

Prévia do material em texto

· 
	(ENEM 2013 - adaptada) O que é bullying virtual ou cyberbullying? 
É o bullying que ocorre em meios eletrônicos, com mensagens difamatórias ou ameaçadoras circulando por e-mails, sites, blogs (os diários virtuais), redes sociais e celulares. É quase uma extensão do que dizem e fazem na escola, mas com o agravante de que as pessoas envolvidas não estão cara a cara. 
Dessa forma, o anonimato pode aumentar a crueldade dos comentários e das ameaças e os efeitos podem ser tão graves ou piores. “O autor, assim como o alvo, tem dificuldade de sair de seu papel e retomar valores esquecidos ou formar novos”, explica Luciene Tognetta, doutora em Psicologia Escolar e pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 
Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1424/20-o-que-e-bullying-virtual-ou-cyberbullying. Acesso em: 08 out. 2018 (adaptado).
Tomando como base as reflexões dos problemas éticos e morais na atualidade e em sinergia com o texto apresentado, a prática do cyberbullying ganha novas nuances de perversidade e é dificultada, em termos de apuração, pelo fato de:
		Resposta Selecionada:
	b. 
Dificultar a identificação do agressor incógnito.
	Respostas:
	a. 
Atingir um grupo maior de espectadores.
	
	b. 
Dificultar a identificação do agressor incógnito.
	
	c. 
Impedir a retomada de valores consolidados pela vítima.
	
	d. 
Possibilitar a participação de um número maior de autores.
	
	e. 
Proporcionar o uso de uma variedade de ferramentas da internet.
	Comentário da resposta:
	Alternativa correta b) Dificultar a identificação do agressor incógnito. O cyberbullying potencializa as nuances e efeitos de perversidade do bullying devido à dificuldade de identificar o agressor. O trecho “o anonimato pode aumentar a crueldade dos comentários e das ameaças” apenas confirma isso. Todas os outros itens apontam para a maneira como as tecnologias de informação e comunicação tem facilitado estes atos e práticas, porém o que resguarda o anonimato do praticante de cyberbullying é a possibilidade de não ser reconhecido individualmente ou mesmo em grupo.
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	O conceito de cidadania está ligado ao surgimento das cidades e à necessidade de convívio social. É importante pensarmos as cidades e o papel de cada indivíduo na sociedade.
Os bens de qualquer sociedade são bens sociais, dos quais participam os que nela vivem. Ninguém é dono de suas faculdades e do produto de suas faculdades, sem dever por elas nada à sociedade, como julgava um ultrapassado ‘individualismo possessivo’ nos séculos XVII e XVII. Cada pessoa deve à sociedade muito, tanto de suas faculdades como do produto delas. Não tem sentido, portanto, que os bens sociais não estejam socialmente distribuídos, de modo que cada um de seus legítimos proprietários disponha de uma renda básica, de uma moradia, de apoio em períodos de vulnerabilidade, além desses bens públicos que não podem ser individualizados. Sob essa perspectiva [...] estamos nos referindo a um mínimo de justiça, simplesmente. Porque é justiça – e muito bem paga – que os legítimos proprietários dos bens sociais tenham acesso pelo menos a um mínimo. (CORTINA, Adela. Cidadãos do mundo: para uma teoria da cidadania. São Paulo: Loyola, 2005, p.72).
De acordo com o texto, podemos aceitar como correta a afirmação sobre cidadania nas seguintes asserções:
I. A cidadania depende do poder do Estado, da participação das pessoas e da elaboração de programas de políticas públicas e do que as leis estabelecem.
II. Cidadania depende do que ocorre por meio de ações sociais e políticas do cidadão. Toda vez que as pessoas atuam socialmente, tornam-se cidadãs, em especial quando são atendidas em suas vulnerabilidades.
III. A cidadania no Brasil acontece em apenas alguns estados da federação e a partir de políticas realizadas com o objetivo de atender só as pessoas em programas como o Bolsa Família.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Apenas nas afirmativas I e II.
	Respostas:
	a. 
Apenas na afirmativa I.
	
	b. 
Apenas na afirmativa II.
	
	c. 
Apenas nas afirmativas I e II.
	
	d. 
Apenas na afirmativa III.
	Comentário da resposta:
	A alternativa correta é a “c”. A cidadania ocorre quando as pessoas agem socialmente em vista à superação de suas vulnerabilidades e toda vez em que ocorrem ações de justiça tem-se a cidadania realizada, em especial naquilo que lhe é de direito.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia atentamente o trecho a seguir:
No Brasil, as relações entre brancos e as raças de cor foram desde a primeira metade do século XVI condicionadas, de um lado pelo sistema de produção econômica – a monocultura latifundiária; de outro, pela escassez de mulheres brancas, entre os conquistadores. O açúcar não só abafou as indústrias democráticas de pau-brasil e de peles, como esterilizou a terra, numa grande extensão em volta aos engenhos de cana, para reforço de policultura e de pecuária e exigiu uma enorme massa de escravos (FREIRE, Gilberto. In: Mondaini, Direitos Humanos no Brasil. São Paulo: Contexto 2009, p. 20).
A respeito da citação, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta:
I. Gilberto Freire nesse texto expressa a forma como as relações no Brasil colonial foram altamente democráticas.
II. A possibilidade de produzir açúcar no Brasil ajudou na democratização de nossas relações entre os povos.
III. O texto demonstra como foram instituídas as relações no Brasil a partir da colonização altamente escravocrata e dominadora pelos colonizadores.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
A afirmação III está correta.
	Respostas:
	a. 
A afirmação I está correta.
	
	b. 
A afirmação II está correta.
	
	c. 
A afirmação III está correta.
	
	d. 
Todas as afirmações estão corretas.
	Comentário da resposta:
	A alternativa correta: “c”. O que Gilberto Freire realmente demonstra é como as relações foram construídas no Brasil colonial a partir da exploração do açúcar, da mão de obra escrava e em torno do engenho no qual os dominadores conseguiam fazer o que se faz até hoje em relação à escravidão: retirar as pessoas do convívio social e colocá-las longe da possibilidade de comunicação, tal qual a citação de Camargo no texto sobre contextualizar os direitos humanos.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	A moral empresarial está presente no cotidiano do brasileiro, pois passa por assuntos muito frequentes, debatidos por especialistas, jornalistas e pesquisadores. As morais empresariais referem-se à ética das organizações e à ética profissional.
O mero cumprimento de leis e de regulamentações governamentais não satisfaz a ânsia de buscar o melhor para a sociedade. A lei, com todas as suas virtudes, muitas vezes tem brechas que permitem crescer grandes injustiças sociais. Fonte: ASHLEY, Patricia Almeida. Ética e responsabilidade social nos negócios. São Paulo: Saraiva, 2002, p. 15.
Com relação ao texto acima, assinale a opção correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
A ética é uma maneira de avaliar as práticas das empresas, em especial quando essas empresas realizam mais do que as leis solicitam e participam das melhorias sociais.
	Respostas:
	a. 
Estamos dentro de um sistema capitalista que valoriza a conduta das empresas, em especial quando estão aí para estimular o acúmulo de capitais, apenas para algumas pessoas e não para todos, em especial aos empresários.
	
	b. 
A ética é uma maneira de avaliar as práticas das empresas, em especial quando essas empresas realizam mais do que as leis solicitam e participam das melhorias sociais.
	
	c. 
As empresas participam da sociedade, pois não se envolvem com parcerias e fazem isto porque seu objetivo é serem altamente altruístas.
	
	d. 
As morais empresariais só são importantes porque a moral vai de encontro à legislação vigente e, com isso, implanta organizações que visam beneficiar apenas seus investidores.
	Comentário da resposta:
	A alternativa correta é a “b”. Avaliar as práticas empresariais é função importante das morais empresariais.· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	A Constituição brasileira de 1988, surgida 40 anos após a Declaração dos Direitos Humanos, contém em seus artigos muitos princípios dessa Declaração. Em relação a essa afirmação, pode-se afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Os princípios da Declaração dos Direitos Humanos estão na Constituição brasileira de 1988 e isso demonstra o quanto ela é importante para o Brasil.
	Respostas:
	a. 
Está errado admitir a constituição como sendo uma afirmação da Declaração dos Direitos Humanos.
	
	b. 
A Declaração dos Direitos Humanos só serve para os governos que assinaram a declaração, e não para as leis de um país, as leis tem que ser pensadas somente pelos deputados e senadores sem levar em conta a declaração dos direitos humanos.
	
	c. 
Só assinam a declaração pessoas que forem maiores de idade, pois têm condições de entender as leis, e a Declaração Universal dos Direitos Humanos não serve para todos.
	
	d. 
Os princípios da Declaração dos Direitos Humanos estão na Constituição brasileira de 1988 e isso demonstra o quanto ela é importante para o Brasil.
	Comentário da resposta:
	A alternativa correta: “d”. O artigo 3º da Constituição contém o princípio da Declaração, assim como a Constituição de 1988 traz todos os artigos da Declaração dos Direitos Humanos.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	O conceito mais conhecido da sustentabilidade é o Tripple Bottom Line. Segundo Elkington (2001, p. 74):
Hoje, se pensa em termos de um dos três pilares, com enfoque na prosperidade econômica, na qualidade ambiental e – o elemento ao qual as empresas preferiram fazer vistas grossas, a justiça social.
Das alternativas abaixo, qual mostra uma abordagem completa do conceito proposto pelo Triple Bottom Line e pela descrição de Elkington?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Visualização dos impactos ambientais, envolvimento das comunidades e lucro justo.
	Respostas:
	a. 
Elaboração de ações ambientais para reciclagem de lixo.
	
	b. 
Visualização dos impactos ambientais, envolvimento das comunidades e lucro justo.
	
	c. 
Resultado econômico e direito ao lucro.
	
	d. 
Valorização dos direitos humanos, das minorias e da postura ética.
	Comentário da resposta:
	A alternativa correta é a “b”. Visualizar os impactos ambientais (pilar ambiental), envolvimento das comunidades (social) e lucro justo (econômico).
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	A realidade política no Brasil atualmente pode ser dita como sendo democrática, pois, dentre outras características, realizamos eleições para escolhermos nossos representantes. Em um determinado momento da história de 1964 a 1985, este país passou pela ditadura militar que prejudicou o avanço democrático. Naquele momento, a população não podia exercer seu poder de voto para o poder executivo. Entretanto, apenas o voto não garante uma democracia.
Por meio da democracia, institui-se um governo do povo. O principal instrumento para o exercício democrático é a tomada de decisão pelo voto, seja decidindo sobre algum assunto de forma direta, seja elegendo representantes que decidem em nome dos eleitores” (DIMENSTEIN. Gilberto. Dez lições de sociologia para um Brasil cidadão. São Paulo: FTD, 2008, p. 173).
A partir da citação apresentada, escolha a asserção que melhor complementa a ideia expressa nela:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
O voto é símbolo da democracia, mas o que serve de garantia são suas leis, quanto mais as pessoas puderem fazer suas escolhas, maior será a situação democrática.
	Respostas:
	a. 
O voto não é um símbolo da democracia, o símbolo da democracia é a liberdade de escolha, pois quanto mais se escolhe o que alguns desejam, essa passa a ser a vontade de todos e os que sabem mais devem saber escolher mais.
	
	b. 
Nenhuma instituição garante a legalidade da democracia, nem mesmo o voto, pois quanto menos se votar, mas é possível os governos fazer em benefício de alguns.
	
	c. 
O voto é símbolo da democracia, mas o que serve de garantia são suas leis, quanto mais as pessoas puderem fazer suas escolhas, maior será a situação democrática.
	
	d. 
O voto é símbolo da democracia e o que serve de garantia são as eleições a cada seis anos.
	Comentário da resposta:
	A alternativa correta é a “c”. A garantia da democracia é a Constituição e suas leis e não apenas o voto e as eleições. Para que exista uma real democracia, é necessária a existência da liberdade.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	A pergunta sobre como justificar eticamente o que foi expresso na declaração dos direitos humanos tem levado os teóricos a muitas discussões, por exemplo: Como justificar a afirmação que somos todos iguais em dignidade e direitos? Nascemos diferentes, somos diferentes e precisamos dessas diferenças para que possamos nos desenvolver como humanidade. A diferença é que faz com que se possa progredir socialmente.
A respeito do exposto, assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
A dignidade pertence ao ser humano enquanto tal e não depende de nada a não ser pelo fato de existir, ao existir temos garantido a nossa dignidade e essa não depende de nenhum benefício, é inerente à condição humana.
	Respostas:
	a. 
Só podemos fundamentar o direito da dignidade quando estamos em situação de guerra e se esta for uma proposta da ONU.
	
	b. 
A justificativa pelos direitos do ser humano vem do pensamento filosófico que propõe que todos devem viver e que a vida é sagrada e ninguém pode tirá-la. Somente as pessoas piores podem ser mortas pela sociedade.
	
	c. 
Não é preciso justificar a dignidade, pois ela é fornecida pela justiça e cada ser existente na terra e todos os seres que têm só serão seres de direitos se trouxerem consigo a a possibilidade de viverem nas ditaduras.
	
	d. 
A dignidade pertence ao ser humano enquanto tal e não depende de nada a não ser pelo fato de existir, ao existir temos garantido a nossa dignidade e essa não depende de nenhum benefício, é inerente à condição humana.
	Comentário da resposta:
	A alternativa correta: “d”. O direito à dignidade é inerente ao ser humano. A alternativa “a” está incorreta porque a situação de guerra é exceção e, como tal, não pode haver princípios para o que já está afirmado como não aceitável. Nem mesmo a “b”, porque o pensamento filosófico não parte do sagrado para justificar alguma coisa. E a “c” porque a dignidade, conforme expressa pela ONU, é a dignidade humana.
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	A Declaração dos Direitos Humanos de 1948 não surgiu porque alguém pensou que essa seria a melhor forma de fazer uma lei, mas foi motivada para que se buscasse uma maneira universal de todos viverem bem. Por isso a história pregressa foi muito importante para a justificativa da criação de uma declaração.
Levando em conta essa afirmação, podemos dizer que:
I. A segunda Guerra Mundial foi uma justificativa para a criação da Declaração.
II. As razões são muitas e levou-se em conta a história vivida pelo mundo, mas em especial o que foi vivido no período moderno, desde as declarações de Independência Americana e da Revolução Francesa.
III. No início da Declaração Universal, na parte dos considerandos, estão as justificativas.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Todas as afirmações estão corretas.
	Respostas:
	a. 
A afirmação I está correta.
	
	b. 
As afirmações I e II estão corretas.
	
	c. 
As afirmações II e III estão corretas.
	
	d. 
Todas as afirmações estão corretas.
	Comentário da resposta:
	A alternativa correta: “d”. As justificativas para a sua proclamação estão no início da declaração (considerandos), e suas motivações anteriores são expressas nas duas primeiras afirmações.
	
	
	
· Pergunta 10
0 em 1 pontos
	
	
	
	“Caminhando e cantando,
E seguindo a canção.
Somos todos iguais,
Braços dados ou não.
Nas escolas, nas ruas,
Campos, construções.
Caminhando e cantando,
E seguindo a canção”.
Este é o trecho da música “Pra não dizer que não falei das flores” de Geraldo Vandré, que se tornou um hinona luta contra a ditadura no Brasil. Esta canção mostra o quanto a participação e a união são importantes para a democracia.
Marque a alternativa que demonstra a dificuldade que temos em assimilar a democracia no Brasil.
I. A democracia garante a liberdade de expressão dos meios de comunicação. Sendo uma forma de associação que defende e protege a pessoa e os bens de cada um.
II. Na democracia existe a possibilidade de corrigir um ato praticado de forma errada. Na democracia, as pessoas têm mais facilidade de errar, pois têm a ética e as leis como seus parâmetros de correção e as organizações sociais.
III. A possibilidade de escolha na democracia atrapalha a gestão governamental. No Brasil, a participação democrática é pautada pela vontade de apenas alguns. Assim, temos uma democracia altamente participativa, pois o voto garante a liberdade que se faz em uma democracia.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Apenas a assertiva I está correta.
	Respostas:
	a. 
Apenas a assertiva I está correta.
	
	b. 
Apenas a assertiva II está correta.
	
	c. 
As assertivas I e II estão corretas. 
	
	d. 
As assertivas I e III estão corretas. 
	Comentário da resposta:
	A alternativa correta é a “c”. A participação, apesar de obrigatória, é apenas uma das formas de se garantir a democracia e a participação, mas não auxilia os cidadãos a compreenderem seus atos sociais e políticos. Na democracia, se garante a expressão na qual a liberdade e as garantias de proteção são mais vigentes.

Continue navegando