Buscar

Projeto_Integrador_P1

Prévia do material em texto

PROJETO INTEGRADOR
GESTÃO DE PESSOAS E MERCADO
PRISCILA DA COSTA CERVO
2020
1. DIAGNÓSTICO
1.1 A empresa escolhida é a Magazine Luiza, que tem como principal atividade o atendimento ao setor varejista, comercialização de produtos acabados, não possuem matéria-prima pois não existe processo de produção.
1.2 Indicar os processos de marketing e de gestão de pessoas que farão parte da análise deste projeto.
	a) Como processo de marketing será utilizado a propaganda.
	b) Como processo de gestão de pessoas será utilizado recrutamento e seleção.
1.3 Descrever a situação observada em cada uma das áreas:
a) A propaganda da empresa escolhida é feita na maior parte através de canais de televisão e redes sociais, mas também utiliza canais como rádio, panfletos e outdoors. Não é feita uma segmentação de clientes, mas sim, o foco na fidelização desse cliente, utilizando algo que chame a atenção, bônus, descontos. Uma das propagandas mais conhecidas do Magazine Luiza foi a segunda etapa da promoção “50 anos, 50 casas”. Para divulgar, a rede de varejo contou com um comercial protagonizado pelo apresentado Faustão, que é um dos maiores comunicadores da televisão brasileira.
b) O Magazine Luiza tem a política de priorizar os próprios colaboradores, quando abre novas vagas na empresa. Dessa forma, incentiva o plano de carreira e a ascensão profissional. Em média, cerca de 80% dos postos abertos são preenchidos por pessoas que já fazem parte da equipe. Este programa é conhecido na empresa como “Pratas da Casa”. Quando não há nenhum funcionário que atenda os pré-requisitos exigidos pela empresa, inicia-se o processo de seleção externa. Mesmo assim, o colaborador que não ocupou a vaga tem a possibilidade de indicar um amigo, uma pessoa conhecida ou até mesmo um familiar. A indicação é levada em consideração e respeitada justamente pela confiança que a empresa deposita em seus colaboradores. 
Aberto o processo externo, é concedida uma semana de prazo para a captação de currículos. O Núcleo de Recrutamento e Seleção faz a análise, envia ao requisitante da vaga e seleciona os candidatos para o processo seletivo, composto por dinâmicas, testes e entrevistas.
Além dos requisitos profissionais, a empresa mapeia os principais valores do candidato, para certificar-se de que o mesmo se identifica com os valores da empresa. Os que vencem todas as etapas do processo de seleção iniciam a integração à cultura.
O Magazine Luiza utiliza também o Linkedin como ferramenta para busca de novos talentos externos.
2. INTERVENÇÃO
a) Analisando como uma compradora da empresa, descrevo como proposta de melhoria o pós-venda. A Magalu hoje já possui um pós venda bom, que cativa o cliente e faz retornar, porém como funciona como um market place, realiza vendas para terceiros e ainda há terceiros que fazem a entrega do produto, o que por muitas vezes causa insatisfação e fica ruim para o nome da empresa (Magalu), pois é este que a pessoa vai referenciar ao elogiar ou não o produto comprado.
Conforme o próprio Magalu Marketplace, o pós-venda engloba tudo após a confirmação da compra. A Magalu hoje deixa o cliente ciente de cada etapa da sua compra até a entrega, via whats e olhando para experiência do cliente, isso é muito bom, o cliente se sente acolhido. Mas o ponto em que poderia melhorar é exatamente o de entrega do produto, poderia sim continuar com a venda para terceiros, mas a entrega poderia ser pela própria loja, entregadores devidamente identificados como funcionários Magalu e com a cultura que a empresa tanto prega.
b) Quanto a melhoria no processo de Gestão de Pessoas, como abordei antes o tema de Recrutamento e Seleção, acompanhei em um material da GPTW a respeito da Magalu, e em outros links, não localizei em nenhum ponto a abordagem a respeito da diversidade de gênero, apenas diversidade de raças e inclusão de pcd's. Acredito que a empresa com a visibilidade que tem, poderia usar esse "poder" em prol dessa causa tão carente no nosso país. Como por exemplo, a Ambev que é uma grande empresa apoiadora e defensora da causa, uma das que sempre no dia do orgulho LGBT divulga diversas propagandas e inclusive depoimentos dos funcionários que são felizes em trabalhar na empresa por serem aceitos como são. Não estou dizendo que a Magalu não aceite os funcionários como são, pelo contrário, li diversos depoimentos de Luiza Trajano falando sobre os valores da empresa em colocar em primeiro lugar as pessoas e justamente por isso acho que poderia divulgar as suas vagas como "aqui você pode ser quem você é", algo assim.
3. DETALHAMENTO

Continue navegando