Buscar

TEXTO 01_ CONCEITOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

3
TEXTO 01
DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA
Profa Sheila Lyrio Cruz Zelma
TEORIA DO DIREITO – 
O CONCEITO DE DIREITO - FONTES DO DIREITO 
BREVES CONSIDERAÇÕES
Apresentação da disciplina- A Teoria do Direito é matéria de iniciação, que fornece ao estudante as noções fundamentais para compreensão do fenômeno jurídico.
Objetivo- visa a fornecer ao iniciante uma visão global do direito, que não pode ser obtida por meio de estudo isolado dos diferentes ramos da árvore jurídica.
Se o conhecimento do direito se faz através de cada disciplina, como, filosofia do direito, sociologia do direito, história do direito e o direito comparado, entre outras, abrem cada qual, uma perspectiva própria de estudo, capaz de motivar intensamente o espírito, é indispensável uma orientação inicial aos que visam alcançar o conhecimento sistemático do direito: a compreensão plena de nossa ciência exige o conhecimento anterior do homem e da sociedade. As normas jurídicas são estabelecidas de acordo com a natureza humana, em função de seus interesses, e sofrem ainda a influência das condições culturais, morais e econômicas do meio social.
O conhecimento da vida humana, por seu lado, pressupõe experiência e reflexão filosófica, enquanto que os dados referentes a realidade social são fornecidos pela sociologia. A análise do homem e da sociedade deve ser uma tarefa permanente a ser desenvolvida pelo estudioso do direito.
Quais as possíveis acepções da palavra direito?
1-Não é direito que alguém passe fome;
2- A Educação é direito da criança;
3- Essa linha não foi traçada direito;
4- Ele é um cidadão direito. Entre outros...
Em cada um desses o “direito tem um significado”
 DIREITO: Conceito: É o conjunto de normas e regras que regulam as condutas sociais. MAS NÃO É SÓ ISSO! 
QUANDO NÓS FALAMOS DO DIREITO NÓS TB ESTAMOS NOS REFERINDO A ESTE MUNDO DE IDEIAS QUE NOS REMETE AO FENÔMENO JURÍDICO. 
Segundo alguns autores abaixo, poderá ser muito mais que isso.
O Direito é conceituado de várias formas. De acordo com Paulo Dourado de Gusmão, Direito é um "conjunto de normas executáveis coercitivamente, reconhecidas ou estabelecidas e aplicadas por órgãos institucionalizados".
Hans Kelsen, define Direito como "um conjunto de regras que possui o tipo de unidade que entendemos por sistema". Já Wilson Campos de Souza Batalha, afirma que Direito é um "conjunto de comandos, disciplinando a vida externa e relacional dos homens, bilaterais, imperativo atributiva, dotado de validade, eficácia e coercibilidade, que tem o sentido de realizar os valores da justiça, segurança e bem comum, em uma sociedade organizada".
Também pode-se citar o conceito de Direito de Vicente Rao, sendo um "sistema de disciplina social fundado na natureza humana que, estabelecendo nas relações entre os homens uma proporção de reciprocidade nos poderes e deveres que lhe atribui, regula as condições existenciais dos indivíduos e dos grupos sociais e, em consequência, da sociedade, mediante normas coercitivamente impostas pelo Poder Público".
Ainda pode-se incluir o conceito de Paulo Nader, que diz que Direito é um "conjunto de normas de conduta social, imposto coercitivamente pelo Estado, para realização de segurança, segundo critérios de justiça". E podemos finalizar os conceitos de Direito com o de Miguel Reale, que o define como uma "ordenação heterônoma, coercível e bilateral atributiva das relações de convivência, segundo uma integração normativa de fatos segundo valores".
Como podemos verificar temos inúmeros conceitos do direito
JUSTIÇA: Faz a execução das normas estabelecidas pelo direito, ou seja, o direito é um conjunto de normas e regras que regulam as condutas de toda a sociedade e a justiça executa estas normas estabelecidas pelo direito.
PORQUE A JUSTIÇA É CEGA?
Sempre que se fala em Justiça surge no nosso imaginário a figura de uma mulher com os olhos vendados, carregando em uma de suas mãos a balança e em outra a espada. A venda tem como função básica evitar privilégios na aplicação da justiça, sendo a balança o instrumento que pesa o direito que cabe a cada uma das partes e a espada item indispensável para defender os valores daquilo que é justo, já que a norma sem a possibilidade de coação dependeria apenas das regras de decência e convivência de cada comunidade, o que seria ineficaz para garantir o mínimo ético indispensável para a harmonia social. Podemos dizer que a espada sem a balança é força brutal, assim como a balança sem a espada tornaria o Direito impotente perante os desvalores que insistem em ser perenes na história da humanidade.
ESTADO: É a organização responsável por controlar e executar as normas.
O Estado corresponde ao governo de um povo em determinado território, sendo que este governo pode ser democrático, como é o caso de nosso Estado brasileiro.
SOCIEDADE: É a população, ou seja, uma organização aonde encontramos o direito, a justiça, o Estado.
ESTADO_ SOCIEDADE_DIREITO
Aristóteles dizia que o homem é um ser eminentemente social, que precisa viver em sociedade e se relacionar com os seus semelhantes. A convivência social é uma forma de não viver completamente isolado, é o que proporciona a união entre os grupos de homens, o que é característica essencial da espécie humana.
Viver em sociedade é uma tarefa extremamente difícil, pois o tempo todo é necessário nos limitar para que não interfiramos no espaço e na conduta de nosso semelhante. Neste sentido o homem social se viu compelido a criar o Estado, para que esse determine os limites de nossa atuação.
A sociabilidade nem sempre é pacífica e a convivência em comunidade gera conflitos e divergências que necessitam de solução, para que seja restaurada a paz social e reestabelecida uma convivência minimamente harmônica.
O Estado ao tentar delimitar nossa atuação cria normas de conduta, de como devemos nos portar perante o próximo, limita nossa liberdade com vistas a um bem maior, que seria a pacificação social, uma ordem social necessária para uma vida em sociedade.
Assim, nasce o Direito, podendo inicialmente ser entendido como um conjunto de normas que visam garantir a manutenção da paz social, que luta pela convivência harmônica e pelo bem estar coletivo, visando sempre a justiça social.
NORMA JURÍDICA: É a lei, a formalização das normas de conduta que uma sociedade deve cumprir, então uma sociedade deve cumprir uma norma jurídica.
CIDADANIA: Com isso, temos a cidadania que o cumprimento dos direitos e deveres destas normas.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL: É o poder supremo, é a lei máxima das regras a serem cumpridas dentro de um Estado. 
Que Estado é esse? É o nosso país!

Outros materiais