Buscar

Metabolismo, Termogênicos e Ciclo de Krebs

Prévia do material em texto

TRABALHO SOBRE ERGOGENICOS 
Questões:
1) O metabolismo é dividido em catabolismo e anabolismo. Relacione e defina esses dois termos com o uso de nutrientes.
Catabolismo: ocorre em situações em que o organismo necessita de energia como, por exemplo, entre as refeições e no jejum. O catabolismo produzirá energia na forma de ATP quando as biomoléculas forem degradadas. Ele ocorre de maneira espontânea, reação exergônica (que liberam energia para o trabalho celular a partir do potencial e degradação dos nutrientes orgânicos), com a produção de ATP. É um processo contínuo, necessário para a realização de todas as atividades físicas externas e internas. O catabolismo engloba também a manutenção da temperatura corporal. Esse processo catabólico implica na quebra de moléculas químicas complexas em substâncias mais simples, que constituem os produtos excretados pelo corpo. A excreção dos produtos do metabolismo é feita por diferentes órgãos como os rins, o intestino, os pulmões e a pele. As principais fontes de energia metabólica são os carboidratos, lipídios (gorduras) e proteínas, produtos de alto conteúdo energético ingerido pelos animais, para os quais constituem a única fonte energética e de compostos químicos para a construção de células.
Pode ser dividido quanto a presença ou não de oxigênio: 
Metabolismo aeróbio (presença de O2): refere-se às reações catabólicas geradoras e energia nas quais o oxigênio funciona como um aceitador final de elétrons na cadeia respiratória e se combina com o hidrogênio para formar água. A presença de oxigênio no “final da linha” determina em grande parte a capacidade para a produção de ATP.
 Metabolismo anaeróbio (ausência de O2): não há formação de água a partir do oxigênio durante a oxidação de combustíveis metabólicos.
Anabolismo: São processos biossintéticos a partir de moléculas precursoras simples e pequenas. As vias anabólicas são processos endergônicos (que absorvem energia aplicada ao funcionamento da célula, produzindo novos componentes). O anabolismo, ou metabolismo construtivo, é o conjunto das reações de síntese necessárias para o crescimento de novas células e a manutenção de todos os tecidos. O anabolismo ocorre quando a célula dispõe de energia ou substrato suficiente (não é um processo espontâneo). A construção de tecidos e o ganho de massa muscular são dois processos anabólicos básicos. Já no nível celular, um exemplo de processo anabólico é a sintetização de proteínas por meio de aminoácidos.
2) Segundo o texto apresentado, o que são termogênicos e como eles são vistos pelo endocrinologista Thomazelli?
De acordo com o texto, os termogênicos são suplementos utilizados por pessoas que buscam perder peso de forma mais rápida. Pois, em tese, eles acelerariam o metabolismo, de modo que haja uma melhoria no desempenho nas atividades físicas. De acordo com o endocrinologista Fúlvio Santos Thomazelli, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, nenhuma das alegações se comprova cientificamente. Além disso, as evidências de sua segurança para a saúde de seres humanos são muito pobres. “Muitos estudos são feitos com animais ou pequenos grupos de pessoas. Não podemos dizer que essas propriedades se comprovam para que isso seja usado em larga escala”, explica Thomazelli.
3) Como a glicólise está relacionada com o Ciclo de Krebs?
A glicose é oxidada no Ciclo e Krebs através da via glicolítica. A glicólise é apenas a primeira etapa da oxidação completa da glicose. Em vez de ser reduzido a lactato, etanol ou algum outro produto da fermentação, o piruvato produzido pela glicólise é posteriormente oxidado a H2O e CO2. Essa fase aeróbia do catabolismo é chamada de respiração. No sentido fisiológico ou macroscópico mais amplo, respiração alude à captação de O2 e eliminação de CO2 por organismos multicelulares. Assim, a respiração celular divide-se em três etapas: 
1º: moléculas combustíveis orgânicas – glicose, ácidos graxos e alguns aminoácidos – são oxidadas para produzirem fragmentos de dois carbonos, na forma do grupo acetil da acetil-coenzima A (Acetil-CoA);
2º: os grupos acetil entram no ciclo do ácido cítrico (ciclo de Krebs), que os oxida enzimaticamente a CO2; a energia liberada é conservada nos transportadores de elétrons reduzidos NADH e FADH2;
3º: estas coenzimas reduzidas são oxidadas, doando prótons (H+) e elétrons. Os elétrons são transferidos ao O2 – o aceptor final de elétrons – por meio da cadeia de moléculas transportadoras de elétrons, conhecida como cadeia respiratória.

Continue navegando