Buscar

Quiz ética 2

Prévia do material em texto

Resultado da tentativa
	9 em 10 pontos  
	Tempo decorrido
	1 hora, 12 minutos
	Resultados exibidos
	Todas as respostas, Respostas enviadas, Respostas corretas, Comentários
· Pergunta 1
0 em 1 pontos
	
	
	
	A ética da responsabilidade, segundo Srour (2013, p. 99): 
[...]indaga: quais as consequências presumíveis dos atos? Opera com base em um cálculo racional: avalia os riscos, os custos e os benefícios envolvidos para atingir fins universalistas, ou objetivos consensuais que também interessam a todos os humanos. São legítimos então os resultados que são objetivamente positivos. Caso contrário, os agentes respondem pelos imprevistos e pelos insucessos. Agora, se forem descobertas e desmascaradas justificativas mistificadas durante o processo, os agentes serão responsabilizados pela impostura particularista que praticaram. Fonte: SROUR, Robert Henry. Ética empresarial. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
Este conceito nos permite ver que:
I. Uma pessoa que age com a ética da responsabilidade procura causar poucos danos;
Porque:
II. Exercita o espírito crítico, pratica riscos calculados realizando o bem possível.
A respeito das asserções, assinale a resposta correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
As asserções I e II são falas em relação ao enunciado e a I justifica o conceito de ética da responsabilidade.
	Respostas:
	a. 
As asserções I e II são falas em relação ao enunciado e a I justifica o conceito de ética da responsabilidade.
	
	b. 
Somente a asserção I é correta e não tem relação com a asserção II.
	
	c. 
Somente a asserção II é correta e esta justifica o conceito de ética da responsabilidade.
	
	d. 
As asserções I e II estão corretas e uma está em relação direta com a outra no que diz respeito ao conceito.
	Comentário da resposta:
	A alternativa correta é a “d”. A ética da responsabilidade é justificada pelas duas afirmações que se complementam.
	
	
	
· Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia atentamente o trecho a seguir:
Cícero se diz semilivre, mas francamente, nunca um sábio recorrerá a um nome tão humilhante, nuca terá meia liberdade, mas íntegra e sólida, desapegado, senhor de si e acima dos outros. Pois, quem pode ser superior ao que está acima do destino?(SÊNECA. Sobre a brevidade da vida. Porto Alegre: L&PM, 2007).
Comparando o que fora dito por Cícero e o que consta na declaração universal dos direitos humanos, vemos que todos são livres. Assim, se pode afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Não compete somente aos sábios a liberdade, mas às pessoas, pois uma pessoa que saiba viver e agir, torna-se livre.
	Respostas:
	a. 
Somente quem obtiver a sabedoria poderá ser livre, pois os sábios conseguem entender o que é liberdade e essa serve somente para quem puder chegar a um entendimento correto de liberdade.
	
	b. 
Não compete somente aos sábios a liberdade, mas às pessoas, pois uma pessoa que saiba viver e agir, torna-se livre.
	
	c. 
Só quem concordar com os direitos humanos saberá que pode ser livre, pois os direitos humanos são o único caminho para alguém chegar a uma situação de vida plenamente livre e sem compromissos.
	
	d. 
A declaração dos direitos humanos é maior do que a sabedoria humana, logo, quem for um cidadão que conseguir fugir das leis da Declaração universal dos direitos humanos, consegue ser mais livre do que os outros.
	Comentário da resposta:
	A alternativa correta: “b”. A liberdade independe da sabedoria ou não. Segundo a Declaração dos Direitos humanos, ela é universal, isto é, vale para todos independentemente de sua condição, porque é “inerente a todos os membros da família humana”, conforme se afirma no 1º considerando da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
	
	
	
· Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	Observe o texto e gráfico abaixo:
Os grupos indígenas encontrados no litoral pelo português eram principalmente tribos de tronco tupi que, havendo se instalado uns séculos antes, ainda estavam desalojando antigos ocupantes oriundos de outras matrizes culturais. Somavam, talvez, 1 milhão de índigos, divididos em dezenas de grupos tribais, cada um deles compreendendo um conglomerado de várias aldeias de trezentos a 2 mil habitantes. Não era pouca gente, porque Portugal àquela época teria a mesma população ou pouco mais.
(RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. Companhia das Letras: São Paulo, 1995, p. 31).
Fonte: FUNAI (2019) Disponível em: http://www.funai.gov.br/index.php/indios-no-brasil/quem-sao. Acesso: 18/10/2019.
Os povos indígenas brasileiros sofreram durante o período colonial.  Historiadores e antropólogos consideram que o processo de contato entre as culturas (portugueses e indígenas) se configurou como um verdadeiro genocídio para a população originária das terras brasileiras. Assinale a alternativa correta que contribuiu para a dizimação das culturas nativas a partir de 1500:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
As epidemias introduzidas pelo conquistador europeu e a escravidão dos índios no sistema de feitorias e durante o período colonial.
	Respostas:
	a. 
A introdução do protestantismo nas culturas indígenas diante do período colonial.
	
	b. 
As guerras constantes entre os próprios povos indígenas.
	
	c. 
O canibalismo, uma vez que tais práticas implicavam em altas taxas de mortandade entre os nativos.
	
	d. 
As missões jesuíticas do vale amazônico e a exploração do trabalho indígena de maneira pacífica no ciclo da borracha.
	
	e. 
As epidemias introduzidas pelo conquistador europeu e a escravidão dos índios no sistema de feitorias e durante o período colonial.
	Comentário da resposta:
	Alternativa correta e) As epidemias introduzidas pelo conquistador europeu e a escravidão dos índios no sistema de feitorias e durante o período colonial. Feedback: Os indígenas foram dizimados em virtude de múltiplos aspectos diante dos processos de dominação, entre eles: a introdução de doenças, a promoção do trabalho forçado (escravidão) e desarticulação de seu modo de vida. Neste sentido, vale a pena ressaltar que o fator determinante para o despovoamento indígena em terras brasileiras foi o processo de colonização portuguesa e, consequentemente, suas práticas violentas instauradas a partir do século XVI.
	
	
	
· Pergunta 4
1 em 1 pontos
	
	
	
	A ética e os direitos humanos transmitem ideais de boa convivência, pois levam as pessoas a admiti-los sem nem mesmo estarem preocupadas com eles e em como fundamentá-los. O importante é que eles existem e devem ser assumidos por todos, independentemente de haver ou não uma justificativa. Nesse sentido, ética e direitos humanos são ideias para se viver em sociedade e viver da melhor forma possível.
Com base nessa afirmativa, podemos dizer que:
I. Toda vez que as pessoas agirem correto, pode-se dizer que a ação humana está fundamenta na ética.
II. A vida em sociedade é uma vida passível de ser pensada somente para alguns em vista à dignidade das pessoas, nem todos tem sua dignidade, pois essa existe somente para as pessoas que tem formação acadêmica.
III. A fundamentação dos direitos humanos é uma tarefa difícil de ser feita, mas que é reconhecida por todos, as pessoas só poderão dizer que são plenamente éticas se viverem plenamente sua humanidade e em sociedade.
IV. IV. Pensar em direitos de todos é uma ilusão, as pessoas devem ser classificadas entre pessoas livres e não livres, porque estão fora da sociedade.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
As alternativas I e III estão corretas.
	Respostas:
	a. 
A alternativa I está correta.
	
	b. 
As alternativas I e III estão corretas.
	
	c. 
As alternativas I, II e III estão corretas.
	
	d. 
A alternativa IV está correta.
	Comentário da resposta:
	A alternativa correta: “b”. É a partir da reflexão das ações humanas que se faz a reflexão ética, assim como fundamentar é menos importante do que viver, pois realmente é difícil buscar uma justificação para todas as ações do ser humano. Há direitos que valem por si e são reconhecidos por todos independentemente da justificativa.· Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	A Declaração dos Direitos Humanos (1948) propõe um conjunto extenso de situações pensadas como proposta para que os países possam realizar e, por isso, se pode constituir um agrupamento desses direitos em três grupos: civis e políticos, sociais e, por último, o grupo econômico. Portanto, a Declaração dos Direitos Humanos ressalta que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Os grupos civis e políticos se referem à vida, à integridade física e à igualdade perante a lei.
	Respostas:
	a. 
Os grupos civis e políticos se referem à vida, à integridade física e à igualdade perante a lei.
	
	b. 
Os grupos sociais referem-se apenas à questão da saúde.
	
	c. 
Os grupos econômicos representam uma melhor vida em sociedade e apego ao lucro, como única forma de se viver melhor.
	
	d. 
Nos grupos sociais estão os aspectos de educação e preservação da natureza, por isso quanto mais se descuidar das pessoas mais se pode viver justamente.
	Comentário da resposta:
	A alternativa correta é a “a”. A classificação dos grupos civis refere-se a aspectos como vida, integridade física, liberdade e igualdade perante a lei e dentro de uma sociedade.
	
	
	
· Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	(ENEM 2013 - adaptada) O que é bullying virtual ou cyberbullying? 
É o bullying que ocorre em meios eletrônicos, com mensagens difamatórias ou ameaçadoras circulando por e-mails, sites, blogs (os diários virtuais), redes sociais e celulares. É quase uma extensão do que dizem e fazem na escola, mas com o agravante de que as pessoas envolvidas não estão cara a cara. 
Dessa forma, o anonimato pode aumentar a crueldade dos comentários e das ameaças e os efeitos podem ser tão graves ou piores. “O autor, assim como o alvo, tem dificuldade de sair de seu papel e retomar valores esquecidos ou formar novos”, explica Luciene Tognetta, doutora em Psicologia Escolar e pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 
Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/1424/20-o-que-e-bullying-virtual-ou-cyberbullying. Acesso em: 08 out. 2018 (adaptado).
Tomando como base as reflexões dos problemas éticos e morais na atualidade e em sinergia com o texto apresentado, a prática do cyberbullying ganha novas nuances de perversidade e é dificultada, em termos de apuração, pelo fato de:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Dificultar a identificação do agressor incógnito.
	Respostas:
	a. 
Atingir um grupo maior de espectadores.
	
	b. 
Dificultar a identificação do agressor incógnito.
	
	c. 
Impedir a retomada de valores consolidados pela vítima.
	
	d. 
Possibilitar a participação de um número maior de autores.
	
	e. 
Proporcionar o uso de uma variedade de ferramentas da internet.
	Comentário da resposta:
	Alternativa correta b) Dificultar a identificação do agressor incógnito. O cyberbullying potencializa as nuances e efeitos de perversidade do bullying devido à dificuldade de identificar o agressor. O trecho “o anonimato pode aumentar a crueldade dos comentários e das ameaças” apenas confirma isso. Todas os outros itens apontam para a maneira como as tecnologias de informação e comunicação tem facilitado estes atos e práticas, porém o que resguarda o anonimato do praticante de cyberbullying é a possibilidade de não ser reconhecido individualmente ou mesmo em grupo.
	
	
	
· Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	A moral da parcialidade foi uma forma encontrada pelas empresas de se tornarem o centro do mundo onde se encontram em uma realidade que tem que enfrentar o capitalismo, a globalização, a concorrência e os consumidores. Por este motivo, surgem os posicionamentos morais ou imorais das empresas.
Trata-se de um discurso oficioso que converte a organização em umbigo do mundo, e cujo cinismo é aplaudido pelas plateias selecionadas a quem se dirige. (SROUR, Robert. Ética empresarial. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013, p. 84).
Considerando o texto anterior, avalie as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta:
I. A ética da parcialidade faz com que as empresas cumpram com suas obrigações legais e pagamento de impostos, passando assim a se posicionarem fora das relações econômicas.
II. A ética da parcialidade leva a uma participação de lobby para beneficiar apenas as pessoas sem se preocupar com as empresas e leva a práticas desonestas para ajudar aos mais carentes.
III. A ética da parcialidade visa burlar as formalidades legais e arquitetar espionagens econômicas. Com isso, parte da desonestidade, pois isto faz as coisas acontecerem, de modo parcial, não se importando com a totalidade da sociedade.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Apenas a III está correta.
	Respostas:
	a. 
Apenas a I está correta.
	
	b. 
Apenas a II está correta.
	
	c. 
Apenas a III está correta.
	
	d. 
As afirmações I e III estão corretas.
	Comentário da resposta:
	A alternativa correta é a “c”. Pois apresenta ações negativas que são consequências da moral da parcialidade e tem todos os indícios de uma ética que cumpre com a parcialidade.
	
	
	
· Pergunta 8
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia atentamente o texto a seguir:
Somos um povo mulato, mameluco, cafuzo... Você já deve ter ouvido essas expressões que muitas vezes são usadas de maneira pejorativa. Assim como deve ter ouvido que o povo brasileiro é formado por negro, brancos e índios. A reflexão sobre quem é o povo brasileiro preocupou nossos maiores pensadores e literatos. Se para alguns a convivência entre as diversas etnias foi harmônica, para outros a História do Brasil está repleta de exemplos de conflito, dominação e resistência (DIMENSTEIN, Gilberto. Dez lições de filosofia. São Paulo: FTD, 2008, p. 39).
Dentre as alternativas assinale a que apresenta um título adequado para o texto:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Brasil: um país de desafios não consensuais, mas que não impede de conviver diferentes etnias e povos.
	Respostas:
	a. 
Brasil: um país sem discriminação e acolhedor, pois aqui as diversas etnias são recusadas pela elite dominantes.
	
	b. 
Brasil: um país de desafios não consensuais, mas que não impede de conviver diferentes etnias e povos.
	
	c. 
Brasil: um país de etnia única e como tal, qualquer forma de convívio social, faz com que seja recusada pelas demais.
	
	d. 
Brasil: país não étnico, acolhedor aqui as etnias são dissimuladas para que se possa conviver de forma não razoável.
	Comentário da resposta:
	A alternativa correta é a “b”. Essa é a realidade apresentada pelo texto, mostrando que, entre os estudiosos, não há consenso, assim como somos de diferentes etnias.
	
	
	
· Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	Segundo Japiassu e Marcondes (2001, p. 75), dilema é:
1. Forma de alternativa da qual, dos dois membros aceitos como premissas ou princípios, só podemos tirar uma consequência. 2. Situação embaraçosa em que nos encontramos, devendo escolher necessariamente entre dois partidos ou pontos de vista rejeitáveis caso não fôssemos obrigados a escolher. Fonte: JAPIASSU, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário Básico de Filosofia. 3. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
É possível verificar, por meio deste conceito, que os dilemas são encontrados nas situações políticas, econômicas, culturais, religiosas e sociais, ou seja, em todas as situações humanas. Portanto, identifique nas alternativas abaixo por que os dilemas são inerentes aos humanos e importantes no nosso cotidiano:
I. Os dilemas são importantes apenas para questões sociais e não para questões econômicas.
II. Os dilemas são importantes para sociedade avançar e buscar respostas.
III. Os dilemas são importantes para situações embaraçosas que encontramos na nossa cultura.
A partir do texto e das asserções acima, selecione a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
As opções II e III estão corretas.
	Respostas:
	a. 
Apenas a I está correta.
	
	b. 
Apenas a II está correta.
	
	c. 
As opções I e III estão corretas.
	
	d. 
As opções II e III estão corretas.
	Comentário da resposta:
	A alternativa correta é a “d”. Uma sociedadesem dilemas não consegue avançar, a ciência não evolui e, consequentemente, o ser humano não faz descobertas importantes.
	
	
	
· Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia atentamente o trecho a seguir:
É impossível mensurar os efeitos, tanto saudáveis quanto nocivos, que qualquer governo tem sobre a biosfera, sobre o aquecimento global, e assim por diante. Uma ação impensada de uma nação é suficiente para causar dano a muitas outras nações. O ar que respiramos não conhece fronteiras geográficas e menos ainda ideológicas (ARAÚJO; WASHINGTON. In: BOFF, Leonardo. Ética da vida. Brasília: Letraviva, 1999).
Analise as seguintes afirmações e assinale a alternativa correta.
I. Todos são responsáveis pela poluição, em especial todos temos responsabilidades sobre o que se faz nessa nossa grande casa chamada planeta terra;
II. Os governos podem responder pelo mal que causam à biosfera, e uma ação praticada por uma pessoa ou por um governo é de responsabilidade de todos, pois nos afeta do mesmo modo;
III. A poluição pode atingir a todos, ninguém pode dizer que está livre do que é feito por uma pessoa e por um governo, o mundo não conhece fronteiras.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Todas as afirmações estão corretas.
	Respostas:
	a. 
A afirmação I está correta.
	
	b. 
As afirmações II e III estão corretas.
	
	c. 
As afirmações I e II estão corretas.
	
	d. 
Todas as afirmações estão corretas.
	Comentário da resposta:
	A alternativa correta: “d”. Todas as afirmações estão corretas, pois quando o texto refere-se à nação, ela se constitui de pessoas.

Continue navegando