Buscar

Aristóteles e o Processo de Conhecimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Como Aristóteles explica o ponto de parti da do conhecimento? 
Resposta: P ara Aristóteles o processo do conhecimento é mais linear do que a visão de Platão. Não há rupturas, ao contrário, trata-se de um processo cumulativo, em que passo a passo progredimos da etapa anterior para a seguinte com base no conhecimento j á obtido. P o ara o processo inicia - se com os sentidos e sensações, apresenta como evidência o prazer que os sentidos nos trazem. Aristóteles vê os sentidos como pontos de partida do processo de conhecimento e indispensáveis para esse processo.
2. Qual a relação entre os sentidos e a memória segundo Aristóteles? 
Resposta: Mesmo sendo os sentidos relevantes como pontos de partida para o conhecimento, Aristóteles considera-os insuficientes, pois seu contato com o real é instantâneo e direto, esgotando-se nesse próprio contato. Por isso, a necessidade da memória como capacidade de retenção dos dados sensoriais para que o processo de conhecimento vá adiante. 
3. Como Aristóteles explica a diferença entre a “arte” (techne) e a ciência? 
Resposta: A tini é o trabalho do artífice ou d o arte são, consiste não apenas de um conhecimento pratico, mas um conhecimento das regras que permite produzir. 
Determinados resultados. Aristóteles explica que na techne, sabe-se “o porquê das 
“Coisas”, ou se j a pode-se determinar a causa. Enquanto a ciência, a última etapa do processo do conhecimento, trata do conhecimento real em seu sentido mais abstrato e genérico, o conhecimento de conceitos e princípios. Aristóteles explica que a ciência caracteriza-se por um sabe r contemplatico, definindo-se pela visão da verdade e por não ter objetivos práticos ou fins imediatos. Trata - se de uma finalidade 
em si mesma que satisfaz o desejo do homem de conhecer. 
4. Como você interpreta a afirmação de Aristóteles de que “o sinal do saber está em poder ensinar”? 
“ensinar”? 
Resposta: Essa afirmação é feita no contexto em que Aristóteles explica a techne, 
comparativamente com a experiência, ele afirma que os homens de arte são mais sábios que os empíricos, pois aqueles conhecem a causa e os outros não. A possibilidade de ensinar é indicio do saber, o homes de arte tem possibilidade de ensinar porque possuem a teoria e conhecem as causas, ou se j a, sabem o. 
porquê e a causa.

Mais conteúdos dessa disciplina