Logo Passei Direto
Buscar

Exercício DE FIXACAO 3 de Teoria Geral da Administração

User badge image
Lara Maia

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Henry Fayol foi um dos precursores da ciência da Administração no mundo juntamente com Frederick Taylor. Para Fayol a administração se destaca de outras funções em uma empresa, desta forma ele classificou algumas funções administrativas como: Administrativas, contábeis, técnicas, financeira, comerciais, segurança de bens e pessoas. Além dessas funções, Fayol estabeleceu o papel do administrador e quais seriam as funções do administrador em uma empresa destacando alguns elementos. Um deles, define padrões e medidas de desempenho permitindo assegurar que as atitudes empregadas serão as mais compatíveis com o que a empresa espera, garantindo que tudo seja feito igual ao que foi solicitado.
Este elemento é denominado:
A - Comandar
B - Controlar
C - Coordenar
D - Organizar
E – Planejar

Na sua obra Administração geral e industrial, Fayol estabelece que administrar é uma função diferente das outras atividades de uma empresa. Seria algo diferenciado das funções de finanças, produção, comerciais ou técnicas. As funções administrativas estariam acima destas. O autor estabelece, ainda, que essa função administrativa envolve cinco elementos ou funções básicas inerentes ao trabalho do administrador. Ele foi o pioneiro em estabelecer que o trabalho de administrar deveria estar desvinculado às demais atividades de uma empresa. Aparentemente, um conceito simples, mas que se desdobra em várias consequências essenciais ao trabalho e à importância do administrador.
Assinale a alternativa que cita as cinco funções administrativas:
A - POC3 – Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar.
B - POC4 – Prever, Comercializar, Comandar, Coordenar e Controlar.
C - Prever, Instruir, Comandar, Coordenar e Controlar.
D - Prever, Meditar, Comandar, Coordenar e Controlar.
E - Prever, Organizar, Comandar, Comprar e Controlar.

O sistema japonês muito estudado na administração, teve inicio no período pós-guerra com foco na produção, tendo grande repercussão pelo sucesso em sua aplicação na montadora Toyota, que o tornou também conhecido como sistema Toyota de Produção. Este sistema caracteriza-se por três conceitos básicos.
De acordo com as informações abaixo, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.
1. Envolve a redução dos custos e a agilização do fluxo do processo produtivo com a programação das chegadas dos materiais às estações de trabalho, em que são aplicados no momento certo de seu uso. Permite cortar os custos de manutenção de estoque, maximizar o uso do espaço e, de forma indireta, atingir eficiência e qualidades em toda a cadeia.
2. melhoria contínua dos processos e pessoas, em busca da eficiência.
3. método de programação da produção e movimentação do material em que o próprio operador programa seu trabalho de forma visual. Esse sistema também é conceituado como a produção puxada pelo nível seguinte.
A - 1, 2, 3
B - 2, 1, 3
C - 2, 3, 1
D - 3, 1, 2
E - 3, 2, 1

Algumas pessoas não compreendem a relação entre a teoria matemática e a administração. A resposta para essas pessoas é que a teoria matemática traz algumas formas de organizar informações na ajuda para tomadas de decisões. Para um gestor isso é muito importante para diminuir os riscos numa decisão. Não é apenas inserir modelos matemáticos para avaliar riscos, porque esse tipo de ferramenta normalmente custa caro, mas compreender a complexidade de determinadas situações.
Na teoria matemática há um nome para essa situação, que é?
A - Problemas desconhecidos
B - Problemas estruturados
C - Problemas não estruturados
D - Sistema Aberto
E - Sistema Fechado

A abordagem Estruturalista é estudada através da Teoria da Burocracia e da Teoria Estruturalista. Com o estruturalismo ocorreu à preocupação exclusiva com as “estruturas”, em prejuízo de outros modos de compreender a realidade. Estruturalismo é um método analítico e comparativo que estuda os elementos ou fenômenos com relação a uma totalidade, salientando o seu valor de posição.
Considerando este contexto, assinale a alternativa correta que apresenta a diferença entre organização formal e organização informal.
a. Os estruturalistas definem os conceitos da seguinte forma: informal - as empresas possuem o organograma com hierarquia definidas, já a definição de organização formal está relacionada as relações sociais e políticas dos individuais.
b. Os estruturalistas não alteram os conceitos da organização formal e informal, ou seja, formal é tudo o que estiver expresso no organograma como hierarquia, regras, regulamentos, controle de qualidade, e informal referem-se as relações sociais.
c. Organização formal está relacionada a burocracia, ou seja, é uma sociedade política, já a organização informal esta relacionada a qualidade das regras impostas no regime de trabalho.
d. Os estruturalistas definem formalidade como sendo uma estrutura de poder democrático, já a informalidade diz respeito ao organograma de uma empresa formal.
e. Os estruturalistas alteram os conceitos da organização formal considerando o Modelo de Administração Neoclássico, ou seja, uma nova estrutura. Em relação ao conceito de informalidade, refere-se a tudo que possui regras e regulamentos.

Na sua obra Fayol estabeleceu alguns princípios orientados ao administrador, assim sendo, qual das alternativas abaixo comungam com o significado de Subordinação dos interesses individuais aos interesses gerais.
A - a cada empregado corresponde apenas um chefe e só dele deve-se receber ordens. É o princípio da autoridade única.
B - hierarquia da estrutura da empresa. A série de chefes do primeiro escalão ao último, definindo a linha de autoridade e responsabilidade da empresa.
C - o interesse da empresa e dos planos sobressai e elimina interesses particulares e opiniões.
D - respeito aos acordos estabelecidos entre a empresa e os funcionários, mantendo a obediência a eles.
E - uma só orientação e plano para cada grupo de atividades que tenham o mesmo objetivo.

Teoria Administrativa surge de estudos do biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy publicados entre 1950 e 1968 e busca formulações conceituais passíveis de aplicação na realidade empírica. Essa teoria considera que interação significa que os elementos estão em relação e que os comportamentos desses elementos modificam-se quando há mudança na relação.
O nome da teoria a que se refere o enunciado é
A - Teoria burocrática
B - Teoria científica
C - Teoria do Desenvolvimento Organizacional
D - Teoria dos sistemas
E - Teoria Z

Maslow, um psicólogo e consultor americano, apresentou uma teoria da motivação segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e de influência.
Considerando a Hierarquia das Necessidades de Maslow, também chamada Pirâmide das Necessidades Humanas, assinale a única alternativa correta que apresenta os níveis de necessidades.
a. Necessidades de estabelecer situação desejável, necessidades de poder, necessidades de inclusão, necessidade de sobrevivência e necessidade de religiosidade.
b. Necessidades fisiológicas, necessidades de segurança, necessidades sociais, necessidade de estima e necessidades de auto-realização.
c. Necessidade de racionalidade, necessidades de processo, necessidades políticas, necessidade de alimentação e necessidades de realização.
d. Necessidades sociais, necessidade de compreensão, necessidade de auto-estima e necessidades de realização profissional.
e. Necessidades fisiológicas, necessidades de tomar decisões, necessidades fiscais e necessidades de trabalho organizativo.

A visão totalmente mecanicista sobre o ser humano na sua relação com o ambiente de trabalho começou a ser questionada, primeiro pelos sindicatos e depois pela psicologia industrial. O mundo estava saindo da grande recessão econômica e cada vez mais buscava-se a eficiência nas organizações, mas, apesar ou por causa disso, iniciou-se uma corrente que questionava os princípios da Administração Clássica.
Avalie as afirmativas abaixo e assinale a resposta que referencia dois pontos que formaram a preocupação da psicologia industrial:
I. A adaptação do trabalhador ao trabalho – estuda os testes psicológicos na seleção científica dos trabalhadores. Todo o estudo das características exigidas aos trabalhadores para cada tipo de trabalho, a seleção dentro dessas exigências, toda a orientação profissional, os fatores da aprendizagem, a influência psicológica da fadiga, a fisiologia do trabalho e a análise dos acidentes de trabalho.
II. A adaptação do trabalhador aos meios econômicos – tem como foco de estudo a viabilidade econômica do local em que se trabalha e os aspectos mais promissores do trabalhador.
III. A adaptação do trabalho ao trabalhador – tem como foco de estudo os aspectos mais psicológicos do trabalhador, sua personalidade, a do chefe e a relação desta com os trabalhadores, os fatores motivacionais, os incentivos do trabalho, a liderança sob o ponto de vista psicológico e o impacto nos operários, as relações sociais e interpessoais dentro da organização e as comunicações formais e não formais.
a. Afirmativas I e III estão corretas.
b. Afirmativas II e III estão corretas.
c. Afirmativas I e II estão corretas.
d. Somente a afirmativa I está correta.
e. Somente a afirmativa II está correta.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

Henry Fayol foi um dos precursores da ciência da Administração no mundo juntamente com Frederick Taylor. Para Fayol a administração se destaca de outras funções em uma empresa, desta forma ele classificou algumas funções administrativas como: Administrativas, contábeis, técnicas, financeira, comerciais, segurança de bens e pessoas. Além dessas funções, Fayol estabeleceu o papel do administrador e quais seriam as funções do administrador em uma empresa destacando alguns elementos. Um deles, define padrões e medidas de desempenho permitindo assegurar que as atitudes empregadas serão as mais compatíveis com o que a empresa espera, garantindo que tudo seja feito igual ao que foi solicitado.
Este elemento é denominado:
A - Comandar
B - Controlar
C - Coordenar
D - Organizar
E – Planejar

Na sua obra Administração geral e industrial, Fayol estabelece que administrar é uma função diferente das outras atividades de uma empresa. Seria algo diferenciado das funções de finanças, produção, comerciais ou técnicas. As funções administrativas estariam acima destas. O autor estabelece, ainda, que essa função administrativa envolve cinco elementos ou funções básicas inerentes ao trabalho do administrador. Ele foi o pioneiro em estabelecer que o trabalho de administrar deveria estar desvinculado às demais atividades de uma empresa. Aparentemente, um conceito simples, mas que se desdobra em várias consequências essenciais ao trabalho e à importância do administrador.
Assinale a alternativa que cita as cinco funções administrativas:
A - POC3 – Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar.
B - POC4 – Prever, Comercializar, Comandar, Coordenar e Controlar.
C - Prever, Instruir, Comandar, Coordenar e Controlar.
D - Prever, Meditar, Comandar, Coordenar e Controlar.
E - Prever, Organizar, Comandar, Comprar e Controlar.

O sistema japonês muito estudado na administração, teve inicio no período pós-guerra com foco na produção, tendo grande repercussão pelo sucesso em sua aplicação na montadora Toyota, que o tornou também conhecido como sistema Toyota de Produção. Este sistema caracteriza-se por três conceitos básicos.
De acordo com as informações abaixo, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.
1. Envolve a redução dos custos e a agilização do fluxo do processo produtivo com a programação das chegadas dos materiais às estações de trabalho, em que são aplicados no momento certo de seu uso. Permite cortar os custos de manutenção de estoque, maximizar o uso do espaço e, de forma indireta, atingir eficiência e qualidades em toda a cadeia.
2. melhoria contínua dos processos e pessoas, em busca da eficiência.
3. método de programação da produção e movimentação do material em que o próprio operador programa seu trabalho de forma visual. Esse sistema também é conceituado como a produção puxada pelo nível seguinte.
A - 1, 2, 3
B - 2, 1, 3
C - 2, 3, 1
D - 3, 1, 2
E - 3, 2, 1

Algumas pessoas não compreendem a relação entre a teoria matemática e a administração. A resposta para essas pessoas é que a teoria matemática traz algumas formas de organizar informações na ajuda para tomadas de decisões. Para um gestor isso é muito importante para diminuir os riscos numa decisão. Não é apenas inserir modelos matemáticos para avaliar riscos, porque esse tipo de ferramenta normalmente custa caro, mas compreender a complexidade de determinadas situações.
Na teoria matemática há um nome para essa situação, que é?
A - Problemas desconhecidos
B - Problemas estruturados
C - Problemas não estruturados
D - Sistema Aberto
E - Sistema Fechado

A abordagem Estruturalista é estudada através da Teoria da Burocracia e da Teoria Estruturalista. Com o estruturalismo ocorreu à preocupação exclusiva com as “estruturas”, em prejuízo de outros modos de compreender a realidade. Estruturalismo é um método analítico e comparativo que estuda os elementos ou fenômenos com relação a uma totalidade, salientando o seu valor de posição.
Considerando este contexto, assinale a alternativa correta que apresenta a diferença entre organização formal e organização informal.
a. Os estruturalistas definem os conceitos da seguinte forma: informal - as empresas possuem o organograma com hierarquia definidas, já a definição de organização formal está relacionada as relações sociais e políticas dos individuais.
b. Os estruturalistas não alteram os conceitos da organização formal e informal, ou seja, formal é tudo o que estiver expresso no organograma como hierarquia, regras, regulamentos, controle de qualidade, e informal referem-se as relações sociais.
c. Organização formal está relacionada a burocracia, ou seja, é uma sociedade política, já a organização informal esta relacionada a qualidade das regras impostas no regime de trabalho.
d. Os estruturalistas definem formalidade como sendo uma estrutura de poder democrático, já a informalidade diz respeito ao organograma de uma empresa formal.
e. Os estruturalistas alteram os conceitos da organização formal considerando o Modelo de Administração Neoclássico, ou seja, uma nova estrutura. Em relação ao conceito de informalidade, refere-se a tudo que possui regras e regulamentos.

Na sua obra Fayol estabeleceu alguns princípios orientados ao administrador, assim sendo, qual das alternativas abaixo comungam com o significado de Subordinação dos interesses individuais aos interesses gerais.
A - a cada empregado corresponde apenas um chefe e só dele deve-se receber ordens. É o princípio da autoridade única.
B - hierarquia da estrutura da empresa. A série de chefes do primeiro escalão ao último, definindo a linha de autoridade e responsabilidade da empresa.
C - o interesse da empresa e dos planos sobressai e elimina interesses particulares e opiniões.
D - respeito aos acordos estabelecidos entre a empresa e os funcionários, mantendo a obediência a eles.
E - uma só orientação e plano para cada grupo de atividades que tenham o mesmo objetivo.

Teoria Administrativa surge de estudos do biólogo alemão Ludwig Von Bertalanffy publicados entre 1950 e 1968 e busca formulações conceituais passíveis de aplicação na realidade empírica. Essa teoria considera que interação significa que os elementos estão em relação e que os comportamentos desses elementos modificam-se quando há mudança na relação.
O nome da teoria a que se refere o enunciado é
A - Teoria burocrática
B - Teoria científica
C - Teoria do Desenvolvimento Organizacional
D - Teoria dos sistemas
E - Teoria Z

Maslow, um psicólogo e consultor americano, apresentou uma teoria da motivação segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e de influência.
Considerando a Hierarquia das Necessidades de Maslow, também chamada Pirâmide das Necessidades Humanas, assinale a única alternativa correta que apresenta os níveis de necessidades.
a. Necessidades de estabelecer situação desejável, necessidades de poder, necessidades de inclusão, necessidade de sobrevivência e necessidade de religiosidade.
b. Necessidades fisiológicas, necessidades de segurança, necessidades sociais, necessidade de estima e necessidades de auto-realização.
c. Necessidade de racionalidade, necessidades de processo, necessidades políticas, necessidade de alimentação e necessidades de realização.
d. Necessidades sociais, necessidade de compreensão, necessidade de auto-estima e necessidades de realização profissional.
e. Necessidades fisiológicas, necessidades de tomar decisões, necessidades fiscais e necessidades de trabalho organizativo.

A visão totalmente mecanicista sobre o ser humano na sua relação com o ambiente de trabalho começou a ser questionada, primeiro pelos sindicatos e depois pela psicologia industrial. O mundo estava saindo da grande recessão econômica e cada vez mais buscava-se a eficiência nas organizações, mas, apesar ou por causa disso, iniciou-se uma corrente que questionava os princípios da Administração Clássica.
Avalie as afirmativas abaixo e assinale a resposta que referencia dois pontos que formaram a preocupação da psicologia industrial:
I. A adaptação do trabalhador ao trabalho – estuda os testes psicológicos na seleção científica dos trabalhadores. Todo o estudo das características exigidas aos trabalhadores para cada tipo de trabalho, a seleção dentro dessas exigências, toda a orientação profissional, os fatores da aprendizagem, a influência psicológica da fadiga, a fisiologia do trabalho e a análise dos acidentes de trabalho.
II. A adaptação do trabalhador aos meios econômicos – tem como foco de estudo a viabilidade econômica do local em que se trabalha e os aspectos mais promissores do trabalhador.
III. A adaptação do trabalho ao trabalhador – tem como foco de estudo os aspectos mais psicológicos do trabalhador, sua personalidade, a do chefe e a relação desta com os trabalhadores, os fatores motivacionais, os incentivos do trabalho, a liderança sob o ponto de vista psicológico e o impacto nos operários, as relações sociais e interpessoais dentro da organização e as comunicações formais e não formais.
a. Afirmativas I e III estão corretas.
b. Afirmativas II e III estão corretas.
c. Afirmativas I e II estão corretas.
d. Somente a afirmativa I está correta.
e. Somente a afirmativa II está correta.

Prévia do material em texto

Exercício de Teoria Geral da Administração - Exercício de Fixação 3 - 
1 - QUESTAO 
Henry Fayol foi um dos precursores da ciência da Administração no mundo juntamente com Frederick Taylor. Para Fayol a administração se destaca de outras funções em uma empresa, desta forma ele classificou algumas funções administrativas como: Administrativas, contábeis, técnicas, financeira, comerciais, segurança de bens e pessoas. Além dessas funções, Fayol estabeleceu o papel do administrador e quais seriam as funções do administrador em uma empresa destacando alguns elementos. Um deles, define padrões e medidas de desempenho permitindo assegurar que as atitudes empregadas serão as mais compatíveis com o que a empresa espera, garantindo que tudo seja feito igual ao que foi solicitado. Este elemento é denominado:
A - Comandar
B - Controlar
C - Coordenar
D - Organizar
E - Planejar
2 - QUESTAO
Na sua obra Administração geral e industrial, Fayol estabelece que administrar é uma função diferente das outras atividades de uma empresa. Seria algo diferenciado das funções de finanças, produção, comerciais ou técnicas. As funções administrativas estariam acima destas. O autor estabelece, ainda, que essa função administrativa envolve cinco elementos ou funções básicas inerentes ao trabalho do administrador. Ele foi o pioneiro em estabelecer que o trabalho de administrar deveria estar desvinculado às demais atividades de uma empresa. Aparentemente, um conceito simples, mas que se desdobra em várias consequências essenciais ao trabalho e à importância do administrador. Dentro da ótica de Fayol, o dirigente, ao alcançar os postos mais altos na hierarquia da empresa, deveria se desvencilhar dos aspectos técnicos da produção e se dedicar às funções essenciais do administrador. Assinale a alternativa que cita as cinco funções administrativas:
A - POC3 – Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar.
B - POC4 – Prever, Comercializar, Comandar, Coordenar e Controlar.
C - Prever, Instruir, Comandar, Coordenar e Controlar.
D - Prever, Meditar, Comandar, Coordenar e Controlar.
E - Prever, Organizar, Comandar, Comprar e Controlar.
3 - QUESTAO
O sistema japonês muito estudado na administração, teve inicio no período pós-guerra com foco na produção, tendo grande repercussão pelo sucesso em sua aplicação na montadora Toyota, que o tornou também conhecido como sistema Toyota de Produção. Este sistema caracteriza-se por três conceitos básicos. De acordo com as informações abaixo, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.
1. Envolve a redução dos custos e a agilização do fluxo do processo produtivo com a programação das chegadas dos materiais às estações de trabalho, em que são aplicados no momento certo de seu uso. Permite cortar os custos de manutenção de estoque, maximizar o uso do espaço e, de forma indireta, atingir eficiência e qualidades em toda a cadeia.
2. melhoria contínua dos processos e pessoas, em busca da eficiência.
3. método de programação da produção e movimentação do material em que o próprio operador programa seu trabalho de forma visual. Esse sistema também é conceituado como a produção puxada pelo nível seguinte.
( ) Kanban
( ) Just in Time
( ) Kaizen
Assinale a resposta correta:
A - 1, 2, 3
B - 2, 1, 3
C - 2, 3, 1
D - 3, 1, 2
E - 3, 2, 1
4 - QUESTAO
Algumas pessoas não compreendem a relação entre a teoria matemática e a administração. A resposta para essas pessoas é que a teoria matemática traz algumas formas de organizar informações na ajuda para tomadas de decisões. Para um gestor isso é muito importante para diminuir os riscos numa decisão. Não é apenas inserir modelos matemáticos para avaliar riscos, porque esse tipo de ferramenta normalmente custa caro, mas compreender a complexidade de determinadas situações. Algo comum é quando ao analisar um problema, encontrar situações desconhecidas e não conhecer todas as variáveis que a influenciam. Na teoria matemática há um nome para essa situação, que é?
A - Problemas desconhecidos
B - Problemas estruturados
C - Problemas não estruturados
D - Sistema Aberto
E - Sistema Fechado
5 - QUESTAO
A abordagem Estruturalista é estudada através da Teoria da Burocracia e da Teoria Estruturalista. Com o estruturalismo ocorreu à preocupação exclusiva com as “estruturas”, em prejuízo de outros modos de compreender a realidade. Estruturalismo é um método analítico e comparativo que estuda os elementos ou fenômenos com relação a uma totalidade, salientando o seu valor de posição.
CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 4.ed. São Paulo: Makron Books, 1993 (adapatado).
Considerando este contexto, assinale a alternativa correta que apresenta a diferença entre organização formal e organização informal.
A - Organização formal está relacionada a burocracia, ou seja, é uma sociedade política, já a organização informal esta relacionada a qualidade das regras impostas no regime de trabalho.
B - Os estruturalistas alteram os conceitos da organização formal considerando o Modelo de Administração Neoclássico, ou seja, uma nova estrutura. Em relação ao conceito de informalidade, refere-se a tudo que possui regras e regulamentos.
C - Os estruturalistas definem formalidade como sendo uma estrutura de poder democrático, já a informalidade diz respeito ao organograma de uma empresa formal.
D - Os estruturalistas definem os conceitos da seguinte forma: informal - as empresas possuem o organograma com hierarquia definidas, já a definição de organização formal está relacionada as relações sociais e políticas dos individuais.
E - Os estruturalistas não alteram os conceitos da organização formal e informal, ou seja, formal é tudo o que estiver expresso no organograma como hierarquia, regras, regulamentos, controle de qualidade, e informal referem-se as relações sociais.
6 - QUESTAO
Na sua obra Fayol estabeleceu alguns princípios orientados ao administrador, assim sendo, qual das alternativas abaixo comungam com o significado de Subordinação dos interesses individuais aos interesses gerais.
A - a cada empregado corresponde apenas um chefe e só dele deve-se receber ordens. É o princípio da autoridade única.
B - hierarquia da estrutura da empresa. A série de chefes do primeiro escalão ao último, definindo a linha de autoridade e responsabilidade da empresa.
C - o interesse da empresa e dos planos sobressai e elimina interesses particulares e opiniões.
D - respeito aos acordos estabelecidos entre a empresa e os funcionários, mantendo a obediência a eles.
E - uma só orientação e plano para cada grupo de atividades que tenham o mesmo objetivo.
7 - QUESTAO
A abordagem neoclássica nada mais é do que a redenção da Teoria Clássica devidamente atualizada e redimensionada aos problemas administrativos atuais e ao tamanho das organizações de hoje.
http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/teoria-neoclassica/29753/. Acesso 13 fev. 2017.
Analise as afirmativas sobre os princípios que se baseia a Administração Neoclássica.
I - os princípios da Administração como princípios científicos precisam ser necessários e verdadeiros, como qualquer outra ciência;
II - o meio ambiente Administrativo é afetado pela cultura e pelo universo físico.
III – A administração é um processo composto das funções de planejamento, organização, direção e controle;
Assinale a alternativa correta.
A - Todas alternativas estão corretas
B - somente a afirmativa II está correta.
C - somente as afirmativas I e II estão corretas.
D - somente as afirmativas I e III estão corretas
E - somente as afirmativas II e III estão corretas.
8 - QUESTAO
Teoria Administrativa surge de estudos do biólogo alemão Ludwig Von Bertalanfly publicados entre 1950 e 1968 e busca formulações conceituais passíveis de aplicação na realidade empírica. Essa teoria considera que interação significa que os elementos estão em relação e que os comportamentos desses elementos modificam-se quando há mudança na relação. O nome da teoria a que se refere o enunciado é
A - Teoria burocrática
B - Teoria cientifica
C - Teoria do DesenvolvimentoOrganizacional
D - Teoria dos sistemas
E - Teoria Z
9 - QUESTAO
Maslow, um psicólogo e consultor americano, apresentou uma teoria da motivação segundo a qual as necessidades humanas estão organizadas e dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e de influência. CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 4.ed. São Paulo: Makron Books, 1993 (adapatado).
Considerando a Hierarquia das Necessidades de Maslow, também chamada Pirâmide das Necessidades Humanas, assinale a única alternativa correta que apresenta os níveis de necessidades.
A - Necessidade de racionalidade, necessidades de processo, necessidades políticas, necessidade de alimentação e necessidades de realização.
B - Necessidades de estabelecer situação desejável, necessidades de poder, necessidades de inclusão, necessidade de sobrevivência e necessidade de religiosidade.
C - Necessidades fisiológicas, necessidades de segurança, necessidades sociais, necessidade de estima e necessidades de auto-realização.
D - Necessidades fisiológicas, necessidades de tomar decisões, necessidades fiscais e necessidades de trabalho organizativo.
E - Necessidades sociais, necessidade de compreensão, necessidade de auto-estima e necessidades de realização profissional.
10 - QUESTAO
A visão totalmente mecanicista sobre o ser humano na sua relação com o ambiente de trabalho começou a ser questionada, primeiro pelos sindicatos e depois pela psicologia industrial. O mundo estava saindo da grande recessão econômica e cada vez mais buscava-se a eficiência nas organizações, mas, apesar ou por causa disso, iniciou-se uma corrente que questionava os princípios da Administração Clássica. As ciências sociais estavam se desenvolvendo, principalmente a psicologia e sua vertente industrial. O estudo do homem, de sua relação com o trabalho e de sua relação no grupo e suas interdependências fortaleceu-se por meio de estudos e pesquisas. Surgiu a corrente que mais ferrenhamente se opôs à Teoria Clássica e seus preceitos, mediante evidências de que existiam outros aspectos que influenciavam a produtividade humana dentro das organizações. Esses aspectos relacionavam-se ao lado humano e não mecanicista ou operacional das organizações. Avalie as afirmativas abaixo e assinale a resposta que referencia dois pontos que formaram a preocupação da psicologia industrial:
I. A adaptação do trabalhador ao trabalho – estuda os testes psicológicos na seleção científica dos trabalhadores. Todo o estudo das características exigidas aos trabalhadores para cada tipo de trabalho, a seleção dentro dessas exigências, toda a orientação profissional, os fatores da aprendizagem, a influência psicológica da fadiga, a fisiologia do trabalho e a análise dos acidentes de trabalho.
II. A adaptação do trabalhador aos meios econômicos – tem como foco de estudo a viabilidade econômica do local em que se trabalha e os aspectos mais promissores do trabalhador.
III. A adaptação do trabalho ao trabalhador – tem como foco de estudo os aspectos mais psicológicos do trabalhador, sua personalidade, a do chefe e a relação desta com os trabalhadores, os fatores motivacionais, os incentivos do trabalho, a liderança sob o ponto de vista psicológico e o impacto nos operários, as relações sociais e interpessoais dentro da organização e as comunicações formais e não formais.
A - Afirmativas I e III estão corretas.
B - Afirmativas I e II estão corretas.
C - Afirmativas II e III estão corretas.
D - Somente a afirmativa I está correta.
E - Somente a afirmativa II está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina