Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

A teoria psicogenética de Wallon baseava-se na premissa de que a criança deveria ser entendida de uma forma holística, completa. A pessoa deveria ser compreendida em seus aspectos biológico, afetivo, social e intelectual. Por isso que essa teoria era comumente chamada de Teoria da Psicogênese da Pessoa Completa. A teoria walloniana aborda em suas linhas aspectos muito importante como a ênfase no aspecto emoção, no aspecto orgânico e o papel do outro na formação da pessoa. O aspecto emoção na teoria walloniana tem uma grande importância, na medida em que Wallon considera a emoção como fator imprescindível na gênese da inteligência. A importância da afetividade, no desenvolvimento humanos, desde o nascimento envolvido pela afetividade e o afeto, que necessita das interações para aprender e se desenvolver. A afetividade tanto na família, tal como, na escola pode influenciar na aprendizagem e no desenvolvimento cognitivo e motor do sujeito. A Manifestação da afetividade é contagiosa, é uma expressão física, por isso, mobiliza a manifestação do outro, através da transmissão desse sentimento.
 O âmbito escolar é o primeiro contato social fora do circulo familiar da criança, a escola é um ambiente novo, cheio de surpresas, curiosidades e o centro da aprendizagem. Desse modo, é fundamental ter relações interpessoais positivas com a criança, com intuito de que ela progrida de forma saudável, física, psicologicamente e emocionalmente. A criança tem uma necessidade natural de ser amada, aceita, acolhida e ouvida, e, neste sentido, o professor é quem desempenha esse papel e encaminha o aluno no caminho da motivação, da busca e do interesse. O empenho desse profissional se reflete na sua preocupação com os gostos e anseios das crianças, que diferem em sua percepção de mundo de acordo com a idade.
A sala de aula deve então estar proporcionando ao aluno um ambiente enriquecido que priorize seu desenvolvimento de forma integral, e para que isso ocorra urge a necessidade do professor estar ciente das teorias de desenvolvimento, assumindo uma posição investigadora no cotidiano, buscando associar a teoria à prática, fortalecendo as relações humanas e demonstrando que reconhece as necessidades de seu aluno. Tudo isso só é possível com um professor que esteja disposto a transmitir a seus alunos a afetividade tão necessária para este desenvolvimento. Nesse sentido, Wallon destaca o papel do professor como mediador e facilitador do processo de construção da identidade da criança. Um docente afetivamente orientado terá a consciência de que seu papel não é somente atuar no espaço cognitivo, mas sim que suas atitudes refletirão diretamente na dimensão afetiva e motora do indivíduo, onde a partir desse conjunto se dará o seu desenvolvimento.

Mais conteúdos dessa disciplina