Buscar

Pergunta 1Química Analítica Qualitativa - 20201 5

Prévia do material em texto

1. Pergunta 1
/1
“Os indicadores ácido-base são substâncias naturais ou sintéticas que têm a propriedade de mudarem de cor em função do pH do meio. O pH é o potencial hidrogeniônico, ou seja, refere-se à concentração de íons  ou  em uma solução. Quanto maior a quantidade desses íons, mais ácida é a solução. Desse modo, os indicadores apresentam uma cor quando estão em meio ácido e outra cor quando estão em meio básico. A escala de pH geralmente varia entre 0 e 14, sendo que o 7 representa um meio neutro, os valores abaixo de 7 são meios ácidos e quanto menor o pH, mais ácido é o meio, enquanto os valores acima de 7 são meios básicos e quanto maior esse valor, mais básico é o meio. Assim, os indicadores ácido-base são também usados para indicar os valores aproximados de pH. O sistema de funcionamento dos indicadores é o seguinte: geralmente eles são um ácido fraco ou uma base fraca que entra em equilíbrio com a sua base ou ácido conjugado, respectivamente, que apresenta coloração diferente. [...] Existem vários indicadores artificiais usados em laboratório, sendo que os mais usados são a fenolftaleína e o papel de tornassol. A fenolftaleína é um indicador líquido que fica incolor em meio ácido e rosa intenso em meio básico. O papel de tornassol fica com cor azul na presença de bases e adquire cor vermelha na presença de ácidos”.
FOGAÇA, J. R. V. Indicadores ácido-base. Mundo educação. 26 ago. 2013. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/indicadores-acido-base.htm. Acesso em: 01 jan. 2020.
De acordo com as informações fornecidas no texto, assinale a alternativa correta.
Correta
(A) O pH de uma solução ...
Mostrar outras opções 
2. Pergunta 2
/1
“A cromatografia é um método físico-químico de separação. Ela está fundamentada na migração diferencial dos componentes de uma mistura, que ocorre devido a diferentes interações, entre duas fases imiscíveis, a fase móvel e a fase estacionária. A grande variedade de combinações entre fases móveis e estacionárias a torna uma técnica extremamente versátil e de grande aplicação. Em se tratando da fase móvel, são três os tipos de cromatografia: a cromatografia gasosa, a cromatografia líquida e a cromatografia supercrítica (CSC), usando-se na última um vapor pressurizado, acima de sua temperatura crítica. A cromatografia líquida apresenta uma importante subdivisão: a cromatografia líquida clássica (CLC), na qual a fase móvel é arrastada através da coluna apenas pela força da gravidade, e a cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE), na qual se utilizam fases estacionárias de partículas menores, sendo necessário o uso de uma bomba de alta pressão para a eluição da fase móvel”.
DEGANI, A. L. G.; CASS, Q. B.; VIEIRA, P. C. Cromatografia um breve ensaio. Química nova na escola, v. 7, n. 1, p. 21-25 1998. p. 21.
De acordo com o texto, assinale a alternativa que descreve corretamente os processos físico-químicos observados na cromatografia.
Correta
(D) Na cromatografia a separa...
Mostrar outras opções 
3. Pergunta 3
/1
“Os refrigerantes são bebidas consumidas em todo o mundo e vários são os ingredientes utilizados para a sua produção (água, metais, açúcar, concentrados, antioxidantes etc.), destacando-se os ácidos, que desempenham papel primordial. A utilização do ácido fosfórico  é bastante questionada porque alguns estudos científicos afirmam que essa substância, quando ionizada, libera os íons fosfato , que é um sequestrante de cálcio, isto é, o íon fosfato tem grande afinidade pelo cátion cálcio (presente nos ossos). Assim, o consumo de refrigerante com a presença dessa substância levaria a uma diminuição do teor de cálcio no organismo do indivíduo. Além da problemática relacionada com o cálcio, os ácidos presentes nos refrigerantes podem aumentar a inflamação estomacal em uma pessoa que já está com gastrite”.
DIAS, D. L. Função dos ácidos nos refrigerantes. Brasil Escola. 21 jul. 2015. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/funcao-dos-acidos-nos-refrigerantes.html. Acesso em: 04 jan. 2020.
Considere as reações de ionização do ácido fosfórico e a reação de formação de fosfato de cálcio a seguir e assinale a alternativa correta.
Correta
(D) A precipitação dos íons c...
Mostrar outras opções 
4. Pergunta 4
/1
“Erros de medicação são eventos evitáveis que levam ao uso inadequado do medicamento e, portanto, causam prejuízos à saúde dos pacientes. O cloreto de potássio parenteral tem sido um dos medicamentos mais frequentemente associados a erros de medicação, provocando acidentes fatais nos pacientes, sendo classificado como medicamento de alto risco. A maioria desses erros envolve a troca acidental do diluente adequado por solução de cloreto de potássio na reconstituição de medicamentos injetáveis. O potássio é o íon intracelular mais abundante. É essencial em diversos processos fisiológicos, especialmente na transmissão dos impulsos nervosos, promovendo a contração dos músculos. Os valores de referência para potássio sérico encontram-se 7-9 entre 3,5 a 5,0 mmol/L. A solução injetável de cloreto de potássio tem como indicação principal o tratamento de hipopotassemia. A apresentação mais comum é a solução 19,1%, geralmente em ampola de 10 ml, sendo a concentração máxima recomendada na solução para infusão intravenosa 3200 mg/L. Essa solução apresenta interações medicamentosas com corticóides, penicilinas e outros fármacos”.
MARKMAN, B. E. O., KOSCHTSCHAK, M. R. W., OLIVEIRA, E. S., KIRA C. S., MAGNELLI, R. F. Risks to Patients from errors in the use of potassium chloride occurring during the reconstitution of drugs for injection. Boletim epidemiológico paulista, v. 7, n. 82, p. 04-10, 2010. p. 4. Disponível em: http://periodicos.ses.sp.bvs.br/pdf/bepa/v7n82/v7n82a01.pdf. Acesso em: 21 jan 2020.
Em uma simulação de emergência, um estudante de medicina teve que preparar uma solução de cloreto de potássio para atender um paciente diagnosticado com hipopotassemia. Para isto o estudante teve que preparar 10mL de uma solução 19,1% de KCl. Assinale a alternativa que apresenta informações corretas sobre essa solução.
Correta
(D) Para preparar 10 mL desta...
Mostrar outras opções 
5. Pergunta 5
/1
“A solubilidade dos sais está relacionada com a capacidade de dissolução na água que esses compostos apresentam. Sempre que nos reportarmos à solubilidade de um sal, o solvente empregado será a água. Denomina-se sal o composto que em água sofre o fenômeno da dissociação, liberando um cátion diferente do hidrônio  e um ânion diferente da hidroxila . Em relação à solubilidade, podemos classificar os sais em dois grandes grupos: sal solúvel é aquele que apresenta boa solubilidade em água e o sal praticamente insolúvel engloba sais que se dissolvem em quantidade extremamente desprezível em água, mas ocorre algum tipo de dissolução, por menor que seja”.
Considere a tabela com a solubilidade de alguns sais.
Tabela: Solubilidade de diferentes ânions em água
BQ04_QUIMICA ANALITICA QUALITATIVA_03_v1.JPG
DIAS, D. L. Solubilidade dos sais. Brasil Escola. 04 ago. 2015. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/quimica/solubilidade-dos-sais.htm. Acesso em: 02 jan. 2020.
Considerando o texto e a tabela, assinale a alternativa que apresenta apenas sais solúveis em água.
Correta
(D)
Mostrar outras opções 
6. Pergunta 6
/1
“A fila de reatividade dos metais revela quais metais reagem mais facilmente, ou seja, quais metais possuem maior tendência de doar elétrons ou maior eletropositividade. Com o hidrogênio incluído na fila de reatividade é possível determinar a reatividade dos metais em soluções em que há íons hidrogênio. Os metais chamados de não nobres, isto é, aqueles que aparecem na fila de reatividade dos metais à esquerda do H, reagem com substâncias de caráter ácido. Isso ocorre porque são mais reativos que o hidrogênio e, assim, deslocam o hidrogênio dos ácidos, formando o cátion  ou . Com o hidrogênio incluído na fila de reatividade é possível determinar a reatividade dos metais em soluções em que há íons hidrogênio”.
Tabela: Fila de reatividadedos metais
BQ04_QUIMICA ANALITICA QUALITATIVA_06_v1.JPG
FOGAÇA, J. R. V. Reatividade dos metais com ácidos. Mundo Educação. 02 abr. 2012. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/reatividade-metais-com-acidos.htm. Acesso em: 02 jan. 2020.
De acordo com o texto descrito e a tabela, marque a alternativa correta.
Correta
(C) O zinco é mais reativo ...
Mostrar outras opções 
7. Pergunta 7
/1
“Os ácidos podem ser classificados usando quatro critérios diferentes: quanto à presença de oxigênios na molécula, ao número de hidrogênios ionizáveis, ao grau de ionização e quanto à sua volatilidade. Os hidrácidos são ácidos que não possuem oxigênio, enquanto que os oxiácidos possuem oxigênio em suas moléculas. Referente ao número de hidrogênio ionizável, os ácidos podem ser classificados como monoácido, diácido, triácido e tetrácido. Segundo o grau de ionização, os ácidos fortes possuem um grau de ionização igual ou maior que 50%, ácidos moderados estão entre 50% e 5%, enquanto que os ácidos fracos apresentam grau de ionização inferior a 5%. Quanto à volatilidade, ácidos voláteis apresentam ponto de ebulição abaixo de 100ºC e em temperatura ambiente passam facilmente para o estado vapor, enquanto que ácidos fixos apresentam ponto de ebulição superior a 100ºC”.
FOGAÇA, J. R. V. Classificação dos ácidos. Mundo educação. 07 nov. 2011. p. 01. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/classificacao-dos-acidos.htm. Acesso em: 01 jan. 2020.
De acordo com as características dos ácidos, marque a opção correta.
Correta
(E) Os ácidos clorídrico e ...
Mostrar outras opções 
8. Pergunta 8
/1
“Apesar de ter papel importante no organismo e contribuir para um bom funcionamento do corpo, o consumo abusivo do sal de cozinha pode trazer problemas à saúde. O excesso de sódio, principal componente do sal de cozinha, está associado ao desenvolvimento da hipertensão arterial, de doenças cardiovasculares, renais e outras, que estão entre as primeiras causas de internações e óbitos no Brasil e no mundo. O sódio é responsável pela regulação da quantidade de líquidos que ficam dentro e fora das células. Quando há excesso do nutriente no sangue, ocorre uma alteração no equilíbrio entre esses líquidos. O organismo retém mais água, que aumenta o volume de líquido, sobrecarregando o coração e os rins, situação que pode levar à hipertensão. A pressão alta prejudica a flexibilidade das artérias e ataca os vasos, coração, rins e cérebro. Dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico do Ministério da Saúde revelam que 22,7% dos brasileiros já receberam diagnóstico de hipertensão”.
BESSA, S. Excesso de sal pode causar doenças cardiovasculares. Blog da Saúde. 06 nov. 2012. Disponível em: http://www.blog.saude.gov.br/promocao-da-saude/31371-excesso-de-sal-pode-causar-doencas-cardiovasculares. Acesso em: 02 jan. 2020.
De acordo com o texto e considerando que a solubilidade do cloreto de sódio 35,9g/100mL a 25ºC e sua massa molar de 58,4 g/mol, assinale a alternativa correta.
Correta
(B) O excesso de sódio ...
Mostrar outras opções 
9. Pergunta 9
/1
“Também conhecido como água sanitária ou água de javelle, o hipoclorito de sódio é um composto químico de fórmula NaClO, encontrado normalmente sob a forma líquida, de cor levemente amarela esverdeada, odor picante, solúvel em água, não-inflamável, fotossensível (decompõe-se quando em contato direto com a luz), corrosivo a metais, de fácil oxidação e decomposição, libera gases tóxicos quando em contato com ácidos, este íon pode ser obtido a partir da reação do cloro com uma solução diluída de hidróxido de sódio (soda cáustica). O hipoclorito de sódio tem propriedades germicidas e, por isso, é amplamente utilizado no tratamento e purificação da água, na desinfecção de legumes, verduras e frutas, na produção de desinfetantes industriais, no tratamento de piscinas para desinfecção da água, na composição de pesticidas convencionais e como agente de esterilização nas indústrias de bebidas como cerveja, vinho e refrigerantes à base de cola”.
CARDOSO, M. Hipoclorito de sódio. Infoescola. 21 nov. 2011. Disponível em: https://www.infoescola.com/quimica/hipoclorito-de-sodio/. Acesso em: 02 jan. 2020.
As reações podem ser observadas a seguir.
A partir do texto descrito e das reações apresentadas, assinale a alternativa correta.
Correta
(D) A reação 2 é influenciada...
Mostrar outras opções 
10. Pergunta 10
/1
“O magnésio atua como cofator em mais de 300 reações metabólicas, desempenhando papel fundamental no metabolismo da glicose, na homeostase insulínica e glicêmica e na síntese de adenosina trifosfato, proteínas e ácidos nucleicos. Atua ainda na estabilidade da membrana neuromuscular e cardiovascular, na manutenção do tônus vasomotor e como regulador fisiológico da função hormonal e imunológica. No organismo de um adulto saudável contém aproximadamente 21-28 g de magnésio, distribuídos em três compartimentos principais: ósseo (65%), muscular (34%) e plasmático e fluido intersticial (1%).As principais fontes alimentares de magnésio são os cereais integrais, vegetais folhosos verdes, espinafre, nozes, frutas, legumes e tubérculos, como a batata. Nos últimos anos, tem-se observado redução na ingestão dietética de magnésio, principalmente em países ocidentais, nos quais o consumo de alimentos processados é crescente. Esses alimentos contêm menor quantidade do mineral quando comparados com grãos integrais, o que compromete sua ingestão adequada e expõe os indivíduos ao risco aumentado para o desenvolvimento de doenças crônicas”.
SEVERO, J. S.; MORAIS, J. B. S.; FREITAS, T. E. C.; CRUZ, K. J. C.; OLIVEIRA, A. R. S.; POLTRONIERI, F.; MARREIRO, D. N. Aspectos metabólicos e nutricionais do magnésio. Nutrición clínica y dietética hospitalaria, v. 35, n. 2, p. 67-74, 2015. p. 68.
Considerando o texto e dados sobre elemento químico magnésio, assinale a alternativa correta.
Correta
(B) O magnésio pode ser ...

Mais conteúdos dessa disciplina