Buscar

FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISCIPLINA: TÓPICOS DE CULTURA BRASILEIRA
ACADÊMICA: VÂNIA FERNANDA DO NASCIMENTO SILVA DE LARA
FORMAÇÃO CULTURAL BRASILEIRA
A cultura do povo brasileiro é muito diversificada devido a tantas influências de outros povos que vieram para o país durante o processo de desenvolvimento e consolidação da sociedade que temos hoje. Sempre ouve-se falar que o povo teve influências de portugueses, índios e negros, mas nossa cultura possui contribuição de carga cultural de outros povos, como franceses e holandeses, o que é pouco comentado. Dessa forma, verifica-se que os principais elementos da cultura brasileira decorrem da convivência dessa mistura étnica-cultural. Assim, sua identidade não decorre da história de um povo, mas da miscigenação cultural desses povos.
Em se tratando da população indígena que vivia no território brasileiro, pode-se dizer que houve uma grande influência destes em nossa cultura. No folclore, herdamos os seres como boitatá, saci, iara e o curupira; na culinária, a herança está nos frutos em geral, como a mandioca e seus derivados, açaí, os pescados. Outros costumes que possuímos até os dias de hoje que tem grande influência indígena é o andar descalço e utilizar redes para descansar. Também herdamos algumas palavras em tupi que se integraram à língua portuguesa com o passar do tempo.
A cultura portuguesa é a que mais influência em nossa cultura, uma vez que fomos colonizados pelos portugueses e houve um grande fluxo de imigração por mais de 300 anos. Um exemplo claro, é o idioma que falamos, a Língua Portuguesa. 
Além da língua, a religião e vários personagens do folclore popular como o bumba-meu-boi, o fandango e a farra do boi, denotam grande influência portuguesa. Duas das festas mais importantes no Brasil, o carnaval e a festa junina, também chegaram ao Brasil por influência dos portugueses.
Ainda no período colonial, houve a invasão de Franceses e Holandeses pelo litoral do Brasil, em diversos pontos. Os Holandeses deixaram sua influência na literatura de cordel, nas blasfêmias no folclore do açúcar, no modo de falar do nordestino.
Houve pouco mais adiante, a presença dos negros que vinham para o país vendidos coo escravos, com uma mão de obra tão barata quanto a dos indígenas. Com a abolição da escravidão, os negros passaram a fazer parte da sociedade e passaram a se relacionar com os povos indígenas e portugueses, resultando em mais uma miscigenação. Mesmo considerando que essa população negra tenha se tornado parte da sociedade, eles não foram totalmente integrados à sociedade, se tornando uma mão de obra sem emprego e sendo marginalizados pela elite brasileira.
Uma outra grande influência em nossa cultura, é a cultura africana que veio com os negros que eram escravizados e posteriormente foram libertos. Além de contribuírem com a religião, houve uma grande contribuição na dança, na música, na culinária e no idioma com a inserção de palavras como batuque, moleque, macumba, catinga e benze.
Em resumo, pode-se concluir que a miscigenação entre negros, indígenas e portugueses passou a resultar em uma sociedade majoritariamente negra ou parda e que a cultura brasileira é uma junção de todos os povos que vieram para o país, fossem os índios nativos, os colonizadores, os escravos, os imigrantes, provenientes de uma relação conflitante e que durante essa convivência houve uma miscigenação de povos, com uma variedade de cor e raça, costumes, religião, hábitos alimentares e linguagem. Estes são os responsáveis pela formação cultural do Brasil. Entretanto, mesmo com a grande diversidade cultural e com toda história que passamos ao longo dos anos, muitas características do povo ainda devem melhorar. O que se vê atualmente é que mesmo que grande parte da população seja descendente dessa miscigenação de povos, ainda existem alguns remanescentes que apoiam ou pregam discursos preconceituosos. Quanto a diversidade cultura, devido a mistura de culturas, fica até mais difícil distinguir a origem de cada aspecto cultural do nosso povo, uma vez que da miscigenação, muitas culturas se fundiram, criando aspectos únicos.

Continue navegando

Outros materiais