Buscar

A gestão de operações corresponde ao conjunto das ações de planejamento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- A gestão de operações corresponde ao conjunto das ações de planejamento, gerenciamento e controle das atividades operacionais necessárias à obtenção de produtos e serviços oferecidos ao mercado consumidor (BATALHA, 2008). Assim, a gestão de operações pode ser definida numa visão simplificada, compreendendo as seguintes funções: gestão da demanda, planejamento do negócio, planejamento operacional (envolvendo o planejamento das necessidades materiais e de capacidade dos recursos) e controle da produção. Escolha um exemplo de gestão de operações e mostre com detalhes cada etapa de suas funções.
2- Explique como os arranjos institucionais (Incubadora de Empresas, Pólo tecnológico e parque tecnológico) contribuem para o desenvolvimento econômico e a Inovação tecnológica. 
3- A quantidade demandada de um bem Aqa depende do seu preço pA e do preço do outro bem, denominado bem B, e é dada pela função de demanda DA (pA , pb )= 100 – 10pA + 20 pb . A quantidade ofertada do bem A, por sua vez, é dada pela função de oferta 
SA (pA, pI) = 10 pA pI, na qual pI é o preço de um insumo utilizado na produção de A. Sabendo-se que pI =2 e pb = 1, pede-se: Determine o preço e a quantidade de equilíbrio para o mercado do bem A.
4- As alternativas tecnológicas da empresa Lotus são mostradas no quadro abaixo:
Nessa empresa, sabe-se que o salário é de R$ 10,00 a hora e o preço do capital é de R$ 50,00 a hora. Diante dos dados apresentados no quadro acima e dos preços dos insumos, salários e capital, qual a tecnologia que deverá ser selecionada? Porque?

Outros materiais