Buscar

Avaliação Final ( discursiva ) teorias e praticas do curriculo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Discursiva) 
Avaliação :Teorias e Práticas do Currículo (PED66)
1 .O currículo não é um instrumento passivo ou ingênuo. Ele está delineado nos documentos oficiais, nas disciplinas, no dia a dia dos professores, nas instituições de ensino e nos alunos. Disserte sobre o currículo oculto.
Resposta Esperada:
O currículo oculto é sinônimo de escondido, latente, implícito. Comporta duas ideias principais: o que os alunos aprendem com experiência social da escola e a imprevisibilidade da ação pedagógica. Ele refere-se também à disposição do espaço escolar o qual é capaz de mensagens escolares, por exemplo: um espaço rigidamente organizado emite certo tipo de juízo, enquanto espaços cujas disposições são mais democráticas emanam outro tipo de raciocínio. O currículo oculto ensina o conformismo, a obediência e o individualismo. Ele estabelece comportamentos para as crianças das classes operárias para que elas adquiram atitudes próprias de seu papel de subordinação, enquanto as crianças de classes proprietárias aprendem traços sociais de seu papel de dominação. A forma com que a escola concebe o tempo é outro fator constituinte do currículo oculto, ou seja, na escola há um tempo para chegar, tempos determinados para cada uma das matérias, tempo para executar as tarefas etc.
2. A profissionalização docente passou por várias mudanças ao longo da história, de acordo com as concepções de educação, de ser humano e de sociedade de cada época. Essas transformações levaram a mudanças também na formação docente. Descreva as principais transformações na formação docente, no último século.
Resposta Esperada:
Por muito tempo, o professor era a figura central da ação educativa, tendo controle e autoridade sobre os alunos. A partir da década de 1970, houve investimentos no nível superior. Entretanto, na década de 1980, a expansão dos sistemas educativos levou à desprofissionalização docente. Na mesma década, surge a preocupação com a formação inicial e continuada dos professores e o desempenho de novas funções na educação. Com isso, houve a necessidade de aumentar a carga horária dedicada à prática escolar.

Mais conteúdos dessa disciplina