Buscar

Surfactante pulmonar é um líquido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1- Surfactante pulmonar é um líquido, produzido por Pneumócitos II. Não permite que os pulmões se toquem, reduz tensão, estabiliza o tamanho dos alvéolos e impede o colabamento O pulmonar.
2- Sua função é atuar no processo digestório. Facilitando a digestão dos elementos acima : carboidratos através da amilase pancreática; proteínas, pela quimotripsina, tripsina e caboxipeptdase; gorduras e ácidos graxos pela lipase.
3- Néfrons: é a unidade funcional do rim, que filtra o sangue e forma a urina.
Ureteres: são tubos musculares que unem os rins á bexiga, propelindo a urina daquele para este.
Bexiga: Armazena a urina. Quando cheia ocorre o processor de micção, através do SNA, logo em seguida a contração do musculo da própria, que empurrará a urina para a uretra.
Uretra: Levar a urina da bexiga(a qual ela tem comunicação) até o exterior.
4- Filtração: Se inicia com grande quantidade de líquido, quando o sangue passa pelo glomérulo e as substâncias que saem dele passa pela cápsula de Bowman. Então, passará apenas as moléculas e substâncias pequenas. Ocorre no glomérulo.
Reabsorção: Trás para dentro as moléculas que foram filtradas, mas são essenciais. Pode ocorrer no túbulo proximal, alça de Henle, túbulo distal e no ducto coletor.
Secreção: Tira de um lugar para o outro, moléculas que não são filtradas, mas precisam ser eliminadas. Pode ocorrer no túbulo proximal, túbulo distal e no ducto coletor.
Excreção: Joga fora, ocorre a eliminação. Ocorre no ducto coletor.
5- Com a retirada da vesícula biliar, não terá a estocagem e a concentração adequada da bile para o intestino, saindo diretamente do fígado. Dificultando a absorção de ácidos graxos essenciais, prejudicando a digestão.