Buscar

Impactos da Construção Civil no Meio Ambiente


Continue navegando


Prévia do material em texto

É fato que o setor da construção civil é um dos grandes responsáveis pelo consumo de recursos naturais e geração de impactos negativos ao meio ambiente. Sobre isso analise as alterativas e assinale a opção correta.
I - Nem toda a construção de edificações causará impactos no ecossistema em que esta inserido, cabe ao projetista alcançar as alternativas corretas.
II - A construção de qualquer edificação, inevitavelmente, causa impactos no ecossistema em que está inserido, o que dificulta a aproximação dos profissionais da área no cumprimento de práticas que alcancem o desenvolvimento sustentável.
III - O alto consumo de recursos naturais, o alto índice de desperdício de materiais e a alta produção de resíduos são alguns fatores que influenciam na produção de edificações e no processo de formação e transformação das cidades, contribuindo para a degradação do meio ambiente.
IV - Os canteiros de obras com muitos impactos sonoros e as edificações com grandes impactos visuais na paisagem, podem ser considerados impactos degradantes do meio ambiente como a poluição do ar, solo e água.
		
	 
	F V V V
	
	F V V F
	
	V F F V
 
	
	V V F F 
	
	V F F F
	Respondido em 19/09/2020 14:27:22
	
	Explicação:
é necessário identificar a importancia do assunto na avaliação do aluno, por isso questionar sobre o principio desse estudo.
	
		2a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O "Internacional Style" surgiu na Europa e se desenvolveu principalmente na Alemanha, durante a década de 1920. Este, foi resultado de fatores enfrentados pelos arquitetos no início do século XX. Não é correto afirmar que; 
 
 
		
	
	A insatisfação com os projetos de construção que apresentavam características decorativas de diferentes períodos arquitetônicos, especialmente quando o projeto resultante apresentava pouco ou nenhum nenhuma relação com a função do edifício. 
 
 
 
	 
	Os espaços arquitetônicos não deveriam apresentar como requisito, as necessidades impostas pelo ambiente onde estavam sendo projetados.
	
	A necessidade de construir em grande escala edifícios comerciais e cívicos que serviram a uma sociedade em rápida industrialização.
 
 
	
	O desenvolvimento bem-sucedido de novas técnicas de construção envolvendo o uso de aço, concreto armado e vidro. 
 
	
	O desejo de criar um estilo "moderno" de arquitetura para o "homem moderno" que refoçava a necessidade de um ambiente neutro.
	Respondido em 19/09/2020 14:51:02
	
	Explicação:
O Estilo Internacional é justificado por soluções que deveriam acompanhar às necessidades da contemporaneidade, entre elas a adequação ao local em que seria implantada a construção.
	
		3a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Observe atentamente o texto a seguir e indique a afirmativa correta.
O documento Cidades Sustentáveis da Agenda 21 Brasileira elaborado pelo Ministério do Meio Ambiente, em parceria com diversos atores do governo e da sociedade civil, reuniu os debates em torno dos subsídios para elaboração da Agenda 21 Brasileira no que concerne à incorporação da dimensão ambiental nas políticas urbanas vigentes.
Por intermédio das agendas 21 locais, as municipalidades devem estabelecer seus planos de ação para cumprir os objetivos do desenvolvimento sustentável. Para tanto, o Ministério do Meio Ambiente definiu um série de premissas e estratégias, por meio do projeto formulação e implementação de políticas públicas compatíveis com os princípios do desenvolvimento sustentável definidos na Agenda 21, visando orientar as ações nas diversas escalas governamentais, onde se destaca o foco na ação local, que significa: (ROMERO, 2001)
		
	 
	Fortalecimento dos municípios com a descentralização das instâncias decisórias e de serviços, e incentivo da gestão comunitária. Com isso, a sociedade assume suas próprias decisões no que se refere ao desenvolvimento de um modo geral, à melhoria da qualidade de vida urbana e à preservação do meio ambiente.
	
	Tornar a utopia das cidades sustentáveis concreta, isto é, ir além de estratégias mitigadoras, equilibrando a inovação com a valorização das práticas urbanas existentes que apresentem componentes de sustentabilidade.
	
	Reestruturação dos sistemas de gestão, de forma a viabilizar o planejamento intersetorial e os programas conjuntos em diversas escalas. Flexibilização de mecanismos para favorecer a participação, propiciando aporte de recursos técnicos e financeiros (do mercado, setor público não governamental, comunitário) e ampliando a responsabilidade ecológica da sociedade.
	
	Desenvolver a cidadania ativa e aperfeiçoar instituições ou criá-las com um desenho que estimule a vida democrática no país.
	
	Desenvolver os diversos setores da sociedade, para gerar mais empregos, produtividade, renda aos mais pobres, qualidade de vida nas cidades etc., dentro do compromisso de reduzir a contaminação, os danos ambientais, a pobreza e as desigualdades.
	Respondido em 19/09/2020 14:32:28
	
	Explicação:
O documento Cidades Sustentáveis da Agenda 21 Brasileira elaborado pelo Ministério do Meio Ambiente, em parceria com diversos atores do governo e da sociedade civil, reuniu os debates em torno dos subsídios para elaboração da Agenda 21 Brasileira no que concerne à incorporação da dimensão ambiental nas políticas urbanas vigentes.
Por intermédio das agendas 21 locais, as municipalidades devem estabelecer seus planos de ação para cumprir os objetivos do desenvolvimento sustentável. Para tanto, o Ministério do Meio Ambiente definiu um série de premissas e estratégias, por meio do projeto formulação e implementação de políticas públicas compatíveis com os princípios do desenvolvimento sustentável definidos na Agenda 21, visando orientar as ações nas diversas escalas governamentais, onde se destaca o foco na ação local, que significa o fortalecimento dos municípios com a descentralização das instâncias decisórias e de serviços, e incentivo da gestão comunitária. Com isso, a sociedade assume suas próprias decisões no que se refere ao desenvolvimento de um modo geral, à melhoria da qualidade de vida urbana e à preservação do meio ambiente.
	
		4a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	De acordo com as necessidades relacionadas a construção civil, foi proposta uma metodologia para desenvolvimento de projetos e o mercado passou a estipular novas exigências e metas mais ambiciosas relacionadas à sustentabilidade. A consequência natural desta ação foi o equivocado aumento de custos atribuído a esta realidade. Por falta de conhecimento técnico e pela ausência de práticas ligadas à racionalização do processo construtivo, à logística de canteiros de obras ou projetos e construção enxuta, passou se a  alocar gastos e acréscimos nos valores das obras na conta da sustentabilidade que, quando abordada da maneira certa, traz justamente o efeito inverso. Este processo deve acontecer de maneira mais produtiva e eficaz para que sejam apresentados seus benefícios. À partir de 1994, nos Estados Unidos uma mudança na maneira de projetar empreendimentos que precisam ser mais eficientes ou até mesmo aqueles que simplesmente têm a intenção de que sejam obtidas melhorias nos processos e resultados de projeto e obras, passa a vigorar. Este novo método é chamado de Processo de Projeto Integrado (PPI) ou Integrated Design Process ou ainda Integrated Project Delivery. São práticas integradas adotadas, excluindo;
 
 
 
		
	 
	O uso de energia visando a eficiência da construção, através da implantação de sistemas ativos que utilizam o sol e o vento para produzir energia elétrica, não precisam estar associados ao sistema convencional de distribuição para ser considerado uma prática de projeto integrado.
	
	O projeto integrado demanda entendimento das inter relações de cada um dos materiais, sistemas e elementos espaciais.
	
	Especificação de materiais recicláveis, reaproveitáveis ou que tenham como objetivo a redução do consumo de água e energia, assim como cuidados relacionados ao descarte e contaminação do meio, durantee após seu processo de fabricação.
	
	Design integrado; a plástica definida para o projeto de arquitetura, o emprego de materiais de revestimento e a implantação de soluções eficientes, quando associados apresentam práticas adotadas ao Processo de Projeto Integrado.
	
	Eficiência na utilização da água, seja através de seu uso econômico proporcionado por soluções simples às tecnologias mais elaboradas ou o reuso através de sistemas de captação e filtragem.
	Respondido em 19/09/2020 14:34:32
	
	Explicação:
O sistema convencional de distribuição e fornecimento de energia à construção e os sistemas alternativos, devem estar associados para que seja considerada uma prática do Projeto Integrado a eficiência do uso da energia.
	
		5a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	O US Green Building Council (USGBC), instituição financiada pelo National Institute of Standards and Technology (NIST), iniciou nos Estados Unidos, em 1994, um programa para desenvolvimento de práticas de projeto e construção ambientalmente responsáveis. Sobre estas bases, foi desenvolvido o sistema de classificação e certificação ambiental LEED, um método de fácil aplicação e verificação, voltado aos profissionais e a indústria de construção norte americana. Analisando as assertivas a seguir, qual não pode ser relacionada ao LEED?
 
 
		
	
	O acrônimo LEED significa Leadership in Energy and Environmental Design.
	
	O LEED começa os processos de certificação em 1996, que são inicialmente voltados para edifícios comerciais.
 
	
	O LEED atua hoje em mais de 160 países, sendo um sistema de certificação que incentiva projeto, obra e operação dos edifícios com foco em atuações sustentáveis.
	
	No LEED, o desempenho ambiental do edifício é avaliado de forma global, ao longo de todo o ciclo de vida da construção.
	 
	O LEED possui normas e classificações próprias, não seguindo organismos normativos já existentes e de credibilidade reconhecida.
	Respondido em 19/09/2020 14:35:50
	
	Explicação:
De fato, uma das principais características do Leed é a de se pautar em normas de organismos e entidades reconhecidas internacionalmente como ASHRAE, ASTM e EPA.
	
		6a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Leia atentamente o texto a seguir e assinale a afirmativa indevida.
No AQUA, o Sistema de Gestão do Empreendimento - SGE atua controlando as fases programa, concepção e realização avaliando o sistema de gestão ambiental implantado pelo empreendedor por meio de auditorias presenciais realizadas por profissionais da Fundação Carlos Alberto Vanzolini - FCAV, na presença do empreendedor e no local do edifício. O SGE é mensurado pela análise de documentos que demonstram o comprometimento do empreendedor, dentre os quais podemos destacar:
		
	
	Documentos de concepção; 
	
	Verificação do local do empreendimento; 
	 
	Manual de intervenções pré-entrega;
	
	Contratos de execução; 
	
	Programa de necessidades; 
	Respondido em 19/09/2020 14:39:40
	
	Explicação:
O Sistema de Gestão do Empreendimento - SGE atua controlando as fases programa, concepção e realização avaliando o sistema de gestão ambiental implantado pelo empreendedor por meio de auditorias presenciais realizadas por profissionais da Fundação Carlos Alberto Vanzolini - FCAV, na presença do empreendedor e no local do edifício. O SGE é mensurado pela análise dos documentos que demonstram o comprometimento do empreendedor: Verificação do local do empreendimento; Programa de necessidades; Documentos de concepção; Contratos de execução; Manual de intervenções pós-entrega; Manual de conservação, de manutenção ou agenda de conservação e Manual de uso e operação do edifício.
	
		7a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Leia atentamente o texto a seguir e assinale a afirmativa indevida.
Abertura é toda e qualquer parte da fachada cujo material é transparente ou translúcido, permitindo a passagem de luz e/ou radiação solar direta e/ou indireta para o interior da edificação (PROCEL, 2009). Suas arestas podem estar em contato com materiais opacos, transparentes ou translúcidos. Não são aberturas:
		
	
	Vãos descobertos; 
	
	Cobogós; 
	 
	Janelas de vidro;
	
	Varandas e Sacadas.
	
	Pórticos;
	Respondido em 19/09/2020 14:39:23
	
	Explicação:
Abertura é toda e qualquer parte da fachada cujo material é transparente ou translúcido, permitindo a passagem de luz e/ou radiação solar direta e/ou indireta para o interior da edificação. (PROCEL, 2009). Suas arestas podem estar em contato com materiais opacos, transparentes ou translúcidos. Não são aberturas: Pórticos; Vãos descobertos; Cobogós; Varandas e Sacadas.
	
		8a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Leia atentamente o texto a seguir e assinale a afirmativa falsa:
O processo decisório para as especificações de materiais e sistemas construtivos passa pelas necessidades de desempenho. Vale considerar a norma de desempenho NBR 15.575 que destina um capítulo para sistemas construtivos e outro para materiais. Na escolha dos materiais, alguns aspectos devem ser considerados, por exemplo:
		
	
	Utilização de recursos naturais renováveis.
	
	Minimização de emissões de gases de efeito estufa.
	
	Redução da geração de resíduos utilizando, por exemplo, elementos/ sistemas construtivos modulares e pré-fabricados.
	 
	Adequação do local para a instalação.
	
	Uso de recursos locais.
	Respondido em 19/09/2020 14:40:28
	
	Explicação:
O processo decisório para as especificações de materiais e sistemas construtivos passa pelas necessidades de desempenho. Vale considerar a norma de desempenho NBR 15.575 que destina um capítulo para sistemas construtivos e outro para materiais. Na escolha dos materiais, alguns aspectos devem ser considerados, por exemplo: Desempenho técnico, Adequação ao local de instalação, Durabilidade e análise da vida útil nas condições de uso e manutenção esperadas, Previsão de detalhes de projeto que possam prolongar a vida útil do edifício e suas partes, Redução da geração de resíduos utilizando, por exemplo, elementos/ sistemas construtivos modulares e pré-fabricados, Utilização de recursos naturais renováveis, Minimização de emissões de gases de efeito estufa, Uso de recursos locais e Facilidade de reuso ou reciclagem após sua vida útil.
	
		9a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Leia atentamente o texto a seguir e assinale a afirmativa correta:
A cidade sustentável é democrática, volta-se ao regional, compreende a morfologia a partir da lógica evolutiva e estruturada para o crescimento orgânico. Os projetos urbanos sustentáveis obedecem à percepção das escalas, sustentando as funções vitais, restabelecendo o sentido e a orientação no tempo-espaço, face à necessária adequação aos habitantes, seus usos e equipamentos. São elementos de equidade e integração social nesse novo modelo de cidade: a acessibilidade; o controle; a eficácia, e a justiça socioespacial. Neste contexto, justiça socioespacial significa:
		
	 
	Distribuição de custos e benefícios.
	
	Otimização do custo-benefício e manutenção do projeto pela sociedade.
	
	Possibilidade de acesso a um lugar ou conjunto de lugares.
	
	Grau de acesso a um lugar ou conjunto de lugares.
	
	Grau de acesso às atividades dos habitantes.
	Respondido em 19/09/2020 14:42:02
	
	Explicação:
A cidade sustentável é democrática, volta-se ao regional, compreende a morfologia a partir da lógica evolutiva e estruturada para o crescimento orgânico. Os projetos urbanos sustentáveis obedecem à percepção das escalas, sustentando as funções vitais, restabelecendo o sentido e a orientação no tempo-espaço, face à necessária adequação aos habitantes, seus usos e equipamentos. São elementos de equidade e integração social nesse novo modelo de cidade: a acessibilidade (possibilidade de acesso a um lugar ou conjunto de lugares); o controle (grau de acesso às atividades dos habitantes); a eficácia (otimização do custo-benefício e manutenção do projeto pela sociedade), e a justiça socioespacial (distribuiçãode custos e benefícios). 
	
		10a
          Questão
	Acerto: 1,0  / 1,0
	
	Tomando por base as considerações a seguir sobre o processo de projeto assinale aquela indevida. 
		
	
	O processo de projeto engloba todas as ações e decisões que devem ser tomadas, desde a concepção até o reuso da edificação, sendo constituído por diversos agentes ao longo das etapas.
	
	Há a necessidade do gerenciamento do Processo de Projeto de forma que todo o produto, processo e procedimento sejam questionados e revisados por meio de uma nova perspectiva, que inclua os impactos ao ambiente e ao bem-estar humano.
	 
	Há a necessidade de gerenciamento do Processo de Projeto de forma que todo o produto, processo e procedimento sejam questionados e revisados por meio de uma nova perspectiva, que inclua os impactos ao ambiente. Dessa forma, pode-se ter uma melhoria substancial, do ponto de vista ambiental.
	
	O processo de projeto, na construção civil, tem papel fundamental para a qualidade da edificação, pois nele convergem todas as ações e restrições tecnológicas, de custo e prazo a fim de organizar a produção da edificação e os agentes envolvidos em cada etapa (BRASIL, 2010).
	
	Há a necessidade de gerenciamento do Processo de Projeto que inclua os impactos ao ambiente e ao bem-estar humano objetivando uma melhoria substancial, do ponto de vista ambiental. 
	Respondido em 19/09/2020 14:45:26
	
	Explicação:
Há a necessidade de gerenciamento do Processo de Projeto de forma que todo o produto, processo e procedimento sejam questionados e revisados por meio de uma nova perspectiva, que inclua os impactos ao ambiente e ao bem-estar humano. Dessa forma, pode-se ter uma melhoria substancial, do ponto de vista ambiental.