A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
AVII 02-06

Pré-visualização | Página 1 de 2

1 A qualquer momento definido, o empregado poderá considerar rescindido o seu contrato de trabalho nas seguintes hipóteses:
 I- Caso a decisão do empregador, ou seja, dispensa com ou sem justa causa.
 II- Caso a decisão do empregado em não mais prestar serviços ao seu empregador, encerrando o vínculo de emprego com o mesmo, por decisão unilateral do empregado.
III- No caso da decisão do empregado em rescindir o contrato de trabalho existente com seu empregador em virtude de uma falta grave cometida por este. Nesta rescisão indireta, é a denominada justa causa motivada por um ato do empregador.
 Somente os itens I e II estão corretos.
 Todos os itens estão corretos.(x)
 Nenhuma alternativa correta. 
 As alternativas I e III estão corretas.
 Apenas os itens III e IV estão corretos.
A resposta correta é a b, devido a questão pedir hipótese de rescisão de contrato que são: pedido de demissão e rescisão indireta (e não dispensa com ou sem justa causa).
 
IncorretaPergunta 2
0 / 2 pts
Não sendo caracterizada como justa causa, mas tendo o empregador interesse no término da relação de emprego mantida com o trabalhador, pode o mesmo ser demitido sem justa causa, nas seguintes situações:
 I- Depois de informar o empregado com relação à decisão do empregador, o trabalhador pode ser dispensado do cumprimento do aviso prévio e receber referido montante juntamente com suas verbas rescisórias.
 II- Depois de informar o empregado da decisão do empregador, o trabalhador pode solicitar a ele que cumpra o aviso trabalhando normalmente.
III- No caso de aviso prévio trabalhado, deve ser concedida ao empregado a redução da jornada em 02 (duas) horas diárias ou em 08 (oito) dias, conforme estudamos no tópico relativo ao aviso prévio.
 Apenas os itens III e IV estão corretos.
 As alternativas II e III estão corretas.
 Todos os itens estão corretos.
 Nenhuma alternativa correta. l>
 Somente os itens I e II estão corretos.
 
IncorretaPergunta 3
0 / 2 pts
Nas situações de dispensa sem justa causa, motivada pelo empregador, são assegurados ao empregado valores rescisórios sob os devidos títulos. Relacione:
(a) Dispensa sem justa causa, mais de um ano
(b) Dispensa sem justa causa, menos de um ano.
(c) Dispensa com justa causa, mais de um ano.
(d) Dispensa com justa causa, menos de um ano.
( ) saldo de salário; férias vencidas com adicional de 1/3 (se não gozadas); FGTS sobre valores rescisórios de natureza não indenizatória (depósito na conta vinculada).
( ) saldo de salário; FGTS sobre valores rescisórios de natureza não indenizatória (depósito na conta vinculada).
( ) aviso prévio; saldo de salário; 13º salário; férias proporcionais; acréscimo de 1/3 sobre férias; FGTS sobre valores rescisórios de natureza não indenizatória (depósito na conta vinculada); Multa sobre o FGTS a que faz jus o empregado (depósito de 40$ + 10%).
( ) aviso prévio (CLT, art. 487); saldo de salário (CLT, art. 462); 13º salário (Decreto 57.155/65, art. 7º); férias proporcionais (CLT, art. 146, § único); acréscimo de 1/3 sobre férias (CF / 88, art. 7º, inciso XVII); FGTS sobre valores rescisórios de natureza não indenizatória (Lei 8.036/90, art.15); Multa sobre o FGTS a que faz jus ao empregado (depósito de 40% + 10%) (Lei 8.036/90, art. 18 e Lei complementar nº 110/2001, art. 1º).
 b, c, d, a.
 b, a, c, d.
 d, c, b, a.
 a, b, c, d.
 c, d, a, b.
 
IncorretaPergunta 4
0 / 2 pts
Assinale a única assertiva verdadeira:
 Se houver a configuração de justa causa do empregado, será necessário remunerar o empregado no importe de um mês de sua remuneração, a título de aviso prévio. 
 Se houver pedido de demissão por parte do empregado, receberá este como verbas rescisórias, entre outros direitos: Saldo de salário; 13º salário proporcional. Todavia, não terá o direito ao recebimento das férias proporcionais. 
 Conforme a CLT, a exigência de serviços contrários aos bons costumes não configura rescisão indireta. 
 O aviso prévio tem um prazo previsto em lei de 30 (trinta) dias corridos, variável conforme o ajuste entre empregado e empregador. 
 Não cabe o aviso prévio nas rescisões de contrato de trabalho, nas hipóteses de contratos firmados por prazo determinado. 
 
Pergunta 5
2 / 2 pts
Quando ocorre a eclosão de uma greve, são realizadas as seguintes ações pelo RT:
I - Organizar a comunicação com os empregados (direta ou indiretamente), líderes informais, lideranças sindicais internas, lideranças sindicais externas, comissões de fábrica, etc., visando receber imediatamente as reivindicações (motivo de greve).
II - Dar continuidade ao Plano de Contingência (especialmente programado para situações de greve) o mais rapidamente possível, evitando perdas de tempo, de produção, elevação de custos, perdas de salário por parte dos empregados, desgaste da imagem da empresa junto à sociedade, fornecedores, clientes, etc.
III - Iniciar as negociações o mais rapidamente possível, baseado numa análise das reivindicações e num programa de concessões previamente aprovado pela cúpula da empresa.
IV - Preparar o acordo resultante das negociações e promover o retorno ao trabalho dentro da normalidade, providenciando o cumprimento mútuo das obrigações geradas pelo acordo firmado e homologado pelas entidades competentes.
Qual a alternativa correta?
 Nenhum item está correto. 
 Os itens II e III estão corretos. 
 Todos os itens estão corretos. (c)
 Apenas os itens III e IV estão corretos. 
 Somente os itens I e II estão corretos. 
 
Pergunta 6
2 / 2 pts
Com relação ao campo de trabalho sindical, ele é formado pelas seguintes ações:
(a) Contatos com sindicatos patronais.
(b) Contatos com a federação das indústrias.
(c) Negociações de Acordos Coletivos de Trabalho (ACT).
(d) Negociações de Convenções Coletivas de Trabalho (CCT).
(e) Planejamento e implementação de um programa contínuo de RT.
Relacione as ações anteriores com as descrições a seguir:
( ) O objetivo destas negociações é fazer acordos com os empregados da empresa, com representantes do sindicato dos trabalhadores ou com comissões de fábrica.
( ) Esta negociação ocorre como instrumento para registrar cláusulas acordadas entre o sindicato patronal e o sindicato dos trabalhadores (capital e trabalho).
( ) Como meta, temos a manutenção de um ambiente propício para a qualidade e produtividade, cabendo ao profissional responsável pelas relações trabalhistas (conhecido como RT).
( ) É o canal de comunicação entre capital e trabalho, o RT é normalmente o porta-voz da empresa em assuntos ligados aos sindicatos.
( ) A medida em que se coloca o RT na linha de frente com as discussões, problemas e necessidades que preocupam a categoria, possibilita antecipar situações e, por ser uma atividade de muita importância, prever casos com maior facilidade.
 d, e, c, b, a. 
 a, b, c, d, e. 
 a, b, d, e, c 
 b, a, e, c , d. 
 c, d, e, a, b . (x)
 
Pergunta 7
2 / 2 pts
Entendemos por Direito Sindical - também conhecido como Direito Coletivo do Trabalho ou de Direito Corporativo - uma determinada área responsável por tratar de todas as questões envolvendo a entidade sindical que representa, judicial ou extrajudicialmente, o interesse de todos os trabalhadores de uma determinada categoria. Sabendo disso, qual o objetivo do Dissídio Coletivo?
 I – Registrar o Acordo Coletivo no MTE.
II – Representar os interesses coletivos e individuais dos trabalhadores.
III – Participar de assembleias, reuniões de trabalho, pesquisas, entre outras atividades, representando a empresa ou o setor de atividade.
Quais itens estão corretos?
 Apenas os itens II e III estão corretos. 
 As alternativas I e II estão corretas. 
 Nenhuma alternativa correta. (X)
 Somente o item I está correto. 
 Todos os itens estão corretos. 
 
IncorretaPergunta 8
0 / 2 pts
Os conceitos de Dissídios Coletivos estão nas alternativas:
I - Se destinam à solução jurisdicional dos conflitos coletivos entre os sindicatos de empregados e empregadores ou entre aqueles e as empresas.
II - São instaurados quando