Buscar

Atividade Avaliativa Especial - Prova 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: Administração
Semestre: 2º 
Disciplina: Ciências Sociais
ATIVIDADE AVALIATIVA ESPECIAL (AAE) 1 - referente as aulas 5 a 8
Professor: Fábio Henrique Cardoso Leite
ORIENTAÇÕES 
	Data a partir do dia 05/09 e tem como prazo limite de entrega dia 11/09/2020. 
	Após essa data o sistema não irá aceitar, nem o professor deverá aceitar por e-mail.
	Não haverá a opção de AAE.
	Cada questão terá o valor de 0,0 a 1,0 ponto.
	As atividades objetivas deverão ser respondidas no gabarito, será aceita somente se estiver no gabarito.
	As justificativas das questões objetivas deverão ser argumentativas (não será considerado sim ou não, concordo ou não somente...) 
PREENCHER O GABARITO – SERÁ CORRIGIDO SOMENTE O GABARITO
	3
	4
	5
	6
	7
	8
	9
	10
	C/D
	B
	A
	D 
	D
	B/C
	D
	E
PROVA (0,0 a 10,0 pontos)
1º) Qual a maior influência da revolução digital para a sociedade pós-moderna? (mínimo 08 linhas) (valor de 0,0 a 1,0 ponto)
A maior influência desta revolução é a forma como começamos a nos relacionar uns com os outros enquanto sociedade e consumo de produtos e o acesso à informação que a partir da mudança da tecnologia analógica para digital ou o surgimento desta última, faz com que a sociedade se reorganize e transforme seus hábitos. O capitalismo que durante a revolução industrial teve a origem e definição de seus preceitos, na revolução digital moderniza-se e consolida-se, a globalização é ainda mais impulsionada. A informação não é mais propriedade de apenas 1 ator social, ela é acessada e disseminada por todos mais rapidamente e com alcance maior devido ao surgimento da internet. Movimentos sociais se articulam para além das fronteiras regionais. Até os anos mais recentes quando as redes sociais, mais especificamente, ditam uma nova tendência, a interação virtual ante a presencial.
 
2º) Conceitue sobre a desigualdade social e discorra sobre seu objeto de estudo. (mínimo de linhas 08) (valor de 0,0 a 1,0 ponto)
 
Falar sobre desigualdade social é ir além da desigualdade econômica/de classes, esta é apenas um tipo de desigualdade, outras também comuns são de gênero, uma das mais antigas por sinal, é sabido que as mulheres ainda ocupam em vários aspectos da vida já vão ficar atrás dos homens pelo simples fato de serem mulheres. A desigualdade racial também é outra muito determinante, que agirá negando oportunidades e inviabilizando a população negra por exemplo, que terá muito mais dificuldade para ter acesso a coisas os brancos conseguiram com maior facilidade. Há ainda desigualdade etária, quando a população jovem é muito valorizada e a idosa é esquecida. A desigualdade econômica, a mais conhecida, é aquela que vai separar e valorar as pessoas de acordo com o dinheiro de que elas dispõem, essa condena todo um grupo a viver à margem, e é um dos fatores dos números estatísticos do aumento da criminalidade, apesar de não a explicar em sua totalidade. Uma das medidas que os governos adotam para combater algumas desigualdades são políticas de distribuição de renda, e ações afirmativas como as cotas raciais. 
3º) assinale a alternativa correta; (0,0 a 1,0 ponto)
As desigualdades sociais são construídas por um conjunto de relações que envolvem várias esferas da vida social. Portanto, no que se refere às desigualdades sociais no Brasil, é CORRETO afirmar que:
a) o desemprego pode ser explicado pela política econômica adotada no país, desde o período colonial.
b) o desenvolvimento industrial contribuiu para o aumento das desigualdades sociais no país, pois favoreceu o acúmulo de capital por parte de todas as classes sociais.
c) as condições precárias na educação, na saúde, na moradia e na assistência social são decorrentes da ausência de bens e serviços no país.
d) a distribuição de renda é uma forma de diminuir as desigualdades nos estratos sociais menos favorecidos pelo processo produtivo. CORRETA
e) a desigualdade étnica é bastante significativa, e, para diminuir todas essas diferenças, foram criadas as políticas de cotas no sistema educacional.
4º) Assinale a alternativa correta; (0,0 a 1,0 ponto)
São características da Globalização:
a) A adoção do Toyotismo como modelo para a reorganização da produção, a restrição dos mercados e a valorização tecnológica.
b) A formação de blocos econômicos, a integração dos mercados e o avanço do capital financeiro.
c) A adoção de políticas neoliberais, a desregulamentação da economia e diminuição dos índices de robotização na indústria.
d) A dinamização tecnológica com a garantia da ampliação de políticas sociais e direitos trabalhistas.
e) O estabelecimento de redes comerciais, com valorização do capital mercantil e o aumento do controle estatal na economia.
5º) Assinale a alternativa correta; (0,0 a 1,0 ponto) 
Leia a frase para responder à questão. Fenômeno decorrente da implementação de novas tecnologias de comunicação e informação, isto é, de novas redes técnicas, que permitem a circulação de ideias, mensagens, pessoas e mercadorias num ritmo acelerado, e que acabaram por criar a interconexão entre os lugares em tempo simultâneo. A descrição revela o fenômeno da:
a) globalização.
b) metropolização.
c) Ideologia.
d) desigualdade social.
e) favelização
6º) Assinale a alternativa correta; (0,0 a 1,0 ponto) 
O desenvolvimento dos meios de comunicação de massa trouxe benefícios e prejuízos para a humanidade. Que fator positivo eles proporcionam ao homem?
a) A redução da violência.
b) A melhoria na distribuição de renda.
c) A redução do consumo.
d) O acesso a informação.
7º) Assinale a alternativa INcorreta; (0,0 a 1,0 ponto) 
O conceito de Ideologia é diversificado em sua história semântica, entretanto no campo filosófico, a partir das contribuições da tradição marxista, ele foi associado ao de Alienação, passando a funcionar como uma ferramenta crítica das ordens politicas e sociais do capitalismo. Sobre esse tema, marque a alternativa FALSA, ou seja, que não corresponde a uma caracterização rigorosa da Ideologia como instrumento de alienação.
a) A ideologia tem como função assegurar uma determinada relação dos homens entre si e com suas condições de existência, adaptando os indivíduos às tarefas prefixadas pela sociedade. Portanto, a ideologia assegura a coesão dos homens e a aceitação sem críticas das tarefas mais penosas e pouco recompensadoras, em nome da Vontade de Deus ou do dever moral ou simplesmente como decorrente da ordem natural das coisas.
b) A ideologia é um corpo explicativo (representações) e prático (normas, regras, preceitos) de caráter prescritivo, normativo, regulador, cuja função é dar aos membros de uma sociedade dividida em classes uma explicação racional para as diferenças sociais, políticas e culturais, sem jamais atribuir tais diferenças à divisão da sociedade em classes, a partir das divisões na esfera produtiva.
c) A função da ideologia é apagar as diferenças como de classes e fornecer aos membros da sociedade o sentimento da identidade social, encontrando certos referenciais de todos e para todos, como, por exemplo, a Humanidade, a Liberdade, a Igualdade, a Nação, ou o Estado.
d) Ideologia é o conjunto de ideias e concepções sem fundamento, mera análise ou discussão oca de ideias abstratas que não correspondem a fatos reais.
e) A ideologia é alienadora porque mostra uma realidade invertida, ou seja, o que seria a origem da realidade é posta como produto e vice-versa. Por exemplo, a ideologia burguesa afirma que existem nos homens diferenças individuais e que estas determinam a desigualdade social: a desigualdade natural seria a causa da desigualdade social. Mas a sociedade é na verdade resultado da práxis, e as desigualdades sociais estabelecidas pela divisão do trabalho e pelas relações de produção é que determinam (são causas) as desigualdades individuais.
8º) Assinale a alternativa correta; (0,0 a 1,0 ponto) 
Com base nos seus conhecimentos sobre o termo IDEOLOGIA, considere as afirmativas a seguir:
I. Trata-se de um conjunto de ideias, valores ou crenças que orientama percepção e o comportamento dos indivíduos sobre diversos assuntos ou aspectos sociais e políticos. 
II. Na perspectiva marxista, a ideologia é um conceito que denota “falsa consciência”: uma crença mistificante que é socialmente determinada e que se presta a estabilizar a ordem social vigente em benefício das classes dominantes. 
III. A ideologia consiste em ideias explícitas, fruto da reflexão coletiva e, portanto, internalizadas por todos os indivíduos sem possibilidades de se romper com seus pressupostos. 
IV. A ideologia pode ser usada para manipular, direcionar e/ou limitar a visão das pessoas sobre determinado assunto ou questão. 
Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.
a) I e II. b) I, II e IV. c) I, II e III. CORRETA d) II e IV. e) II, III e IV.
9º) Assinale a alternativa correta; (0,0 a 1,0 ponto) 
(Ufpa 2013) As novas tecnologias da informação e comunicação tornaram-se uma realidade nas relações sociais contemporâneas e contribuem para a maior integração das pessoas neste início do século XXI. Sobre as alterações nas práticas culturais decorrentes dessas novas tecnologias informacionais, é correto afirmar:
a) As pessoas deixaram de contatar as redes sociais já consolidadas e as substituíram por encontros presenciais realizados por meio da rede mundial de computadores.
b) As dinâmicas das culturas vinculadas à virtualidade dos meios de comunicação consolidam a cultura popular em detrimento da cultura de massa e da indústria cultural.
c) A violência urbana impede que sejam ampliadas as redes e grupos sociais tradicionalmente vinculados ao capitalismo, o que intensifica o uso convencional dos serviços dos correios.
d) As novas tecnologias de informação e comunicação têm sido utilizadas nas ações coletivas de pessoas envolvidas com as demandas dos movimentos sociais.
10º) Assinale a alternativa correta; (0,0 a 1,0 ponto)
A ideologia torna-se propriamente ideologia quando não aparece sob a forma do mito, da religião e da teologia. Com efeito, nestes, a explicação sobre a origem dos seres humanos, da sociedade e do poder político encontra a causa fora e antes dos próprios humanos e de sua ação, localizando a causa originária nas divindades. A ideologia propriamente dita surge quando, no lugar das divindades, encontramos as ideias: o Homem, a Pátria, a Família, a Escola, o Progresso, a Ciência, o Estado, o Bem, o Justo, etc. Com isso, podemos dizer que a ideologia é um fenômeno moderno, substituindo o papel que, antes dela, tinham os mitos e as teologias. Com a ideologia, a explicação sobre a origem dos homens, da sociedade e da política encontra-se nas ações humanas, entendidas como manifestação da consciência ou das ideias. Assim, por exemplo, julgar que o Estado se origina das ideias de estado de natureza, direito natural, contrato social e direito civil é supor que a consciência humana, independentemente das condições históricas materiais, pensou nessas ideias, julgou-as corretas e passou a agir por elas, criando a realidade designada e representada por elas. Analise as proposições a seguir como VERDADEIRAS ou FALSAS, a partir da(s) função(ões) primordial(is) da ideologia.
I - Ocultar as informações para a sociedade. 
II - supervalorização da esfera política, do poder.
III - articulam ideias de grupos e mesmo de classes sociais. 
IV - serve para acolher, selecionar e controlar a informação. 
Cabenos afirmar que:
a) Somente as proposições I, II e IV são verdadeiras.
b) Somente as proposições I, III e IV são verdadeiras.
c) Somente as proposições I e IV são falsas.
d) Somente as proposições II e IV são falsas.
e) Todas as proposições são verdadeiras.
BG Plano de Ensino 3 /

Continue navegando