Buscar

Plano de Negócio - Projeto Integrado - Caio Pacheco

Prévia do material em texto

Fundação Armando Alvares Penteado
Faculdade de Engenharia
Curso de Mecânica
Business Plan:
Franquia da Academia de Ginástica Fórmula (Bodytech Company)
Projeto Integrado IV
Caio Campos Dias Pacheco
Prof. Alexandre Schlieper
São Paulo
2015
SUMÁRIO
CAPÍTULO 1. Definições Iniciais do Negócio:	4
1.1.	Ideia básica do negócio	4
1.2.	Característica única desse projeto	4
1.3.	O que vende (Produto/Serviço Primário e Secundário)?	4
1.4.	Como vende?	4
1.5.	Quais são as oportunidades?	4
1.6.	Público-Alvo?	5
1.7.	Qual é a necessidade desse público-alvo que está sendo atendida com o seu produto/Serviço?	5
1.8.	Motivos pessoais? Financeiros? Mercadológicos?	5
1.9.	Quanto eu disponho?	5
1.10.	O que eu espero do negócio e em qual prazo?	5
1.11.	Quais os riscos que corro?	5
1.12.	Como saber se continuar ou não na minha ideia deste negócio?	6
1.13.	Que prazo dar para buscar meu retorno ou definir se é melhor cai fora vendendo, fechando ou alternativas?	6
CAPÍTULO 2. Detalhamento do Negócio:	7
2.1. Análise do Ambiente	7
2.1.1. Análise de ambiente externo	7
2.1.2. Análise de ambiente interno (Cinco forças de Porter)	9
2.2. Setor	10
2.3. Mercado	13
2.4. Definição da Estratégia (Matriz BCG)	14
2.5. Análise SWOT	15
CAPÍTULO 3. Aspectos Financeiros:	17
3.1. Viabilidade do Negócio:	17
3.1.1. Base de clientes (Negócios / Consumidores)	17
3.1.2. Fonte primária de faturamento	17
3.1.3. Investimento Inicial	17
3.1.4. Custos Mensais	18
3.1.6. Fontes secundárias de faturamento	21
3.1.7. Faturamento esperado (após 36 meses de abertura)	21
CAPÍTULO 4. Plano de Marketing (4 P’s)	22
4.1. Preço	22
4.2. Praça ou ponto	22
4.3. Produto	22
4.4. Promoção	23
CAPÍTULO 5. Conclusão	24
Anexo A: Local proposto para abertura e visualização de concorrentes	25
CAPÍTULO 1. Definições Iniciais do Negócio:
1.1. Ideia básica do negócio
Abertura de unidade de uma franquia de academia de esporte e ginástico modelo Formula da Bodytech Company no bairro da Vila Mascote, zona sul de São Paulo.
1.2. Característica única desse projeto
Abertura de franquia de academia de alto nível em termos de aparelhos estrutura, arquitetura, profissionais e benefícios oferecidos, tendo em vista bairro com grande potencial de aceite da mesma. Existem poucas unidades deste novo conceito na cidade de São Paulo.
1.3. O que vende (Produto/Serviço Primário e Secundário)?
Primário: Oferecem aulas de ginástica, aparelhos para musculação e acompanhamento médico e nutricional a fim de oferecer um elevado nível de qualidade a quem procura e deseja levar uma vida mais saudável e se exercitar com conforto e qualidade de alto padrão. 
Secundário: Modalidades como Artes marciais e CrossFit.
1.4. Como vende?
Os donos da marca já se promovem bastante na mídia e em redes sociais, a atração de alunos seria bastante natural através de divulgações no bairro e nos mesmos. Através de mensalidades o aluno tem direito a usufruir de toda a infraestrutura da unidade, através de planos contratados na unidade.
1.5. Quais são as oportunidades?
No bairro existem poucos concorrentes diretos que oferecem o mesmo nível de qualidade do padrão desta marca, o bairro de classe média alta seria bastante receptivo a uma academia de alto nível, também há um terreno com tamanho adequado para o desenvolvimento da mesma em possibilidade de aluguel no momento.
1.6. Público-Alvo?
Todas as pessoas (principalmente classes B e A) a partir de 16 anos de idade conforme recomendação da CONFEF - Conselho Federal de Educação Física para inicio da pratica de exercícios de musculação.
1.7. Qual é a necessidade desse público-alvo que está sendo atendida com o seu produto/Serviço?
Obter um local diferenciado à prática de exercícios físicos, por meio de diversas modalidades de aulas monitoradas por instrutores de excelência com formação em educação física, bem como equipamentos para fortalecimento muscular, condicionamento físico e maior conforto oferecido em relação a grande maioria.
1.8. Motivos pessoais? Financeiros? Mercadológicos?
Motivo pessoal por gostar bastante de esportes e já ter frequentado diversas academias de diferentes níveis visualizei ali um negócio que acredito ser interessante e motivador para administrar, no qual acredito ter facilidade para visualizar o que mais incomoda e desmotiva seus frequentadores em termos de estrutura e organização.
1.9. Quanto eu disponho?
De inicio apenas a ideia do negócio, estudando ideias de levantar recursos para o projeto.
1.10. O que eu espero do negócio e em qual prazo?
O retorno do investimento é estimado para ocorrer a partir de 36 meses dado pelo dono da marca a ser franquiada, calculando entre tempo de implantação divulgação, obtenção de alunos e fidelização dos mesmos, além de outras práticas que devem ser implantadas para manter de maneira saudável os recursos da empresa e poder recuperar o dinheiro investido inicialmente.
1.11. Quais os riscos que corro?
Disputa com outros perfis de academias, com academias mais baratas ou de mesmo nível nas imediações.
1.12. Como saber se continuar ou não na minha ideia deste negócio?	
Realizando uma pesquisa de mercado no bairro para ver se realmente existe uma necessidade deste serviço ali, quais são realmente os concorrentes e se o diferencial da marca seria atraente o suficiente para correr o risco da aplicação deste projeto.
1.13. Que prazo dar para buscar meu retorno ou definir se é melhor cai fora vendendo, fechando ou alternativas?
Prazo aproximadamente de três anos após inauguração para visualizar se o perfil de negócio foi absorvido pelo mercado e até onde pode evoluir e o que é possível desenvolver neste empreendimento.
CAPÍTULO 2. Detalhamento do Negócio:
2.1. Análise do Ambiente
2.1.1. Análise de ambiente externo
· Cenário econômico
O Brasil ocupa o 2º lugar no ranking mundial de academias, com 23.400 unidades em funcionamento. O resultado é um mercado muito fragmentado, sob constante pressão dos governos Federal, Estadual e Municipal para redução da informalidade. As fontes de financiamento de longo prazo são escassas. O mercado exige alto nível de profissionalismo, enquanto os profissionais do setor pressionam empregadores para formalização das relações de trabalho. Os modelos de negócio de baixo custo e preço despontam neste cenário, impactando as pequenas academias.
O setor de Fitness no Brasil cresce em ritmo acelerado desde 2007, com taxas acima de 13% ao ano. O número de clientes praticamente dobrou em quatro anos, ultrapassando os sete milhões de brasileiros matriculados em uma academia - o 6º maior público no ranking mundial. O faturamento do setor foi superior aos US$ 2 bilhões e já somos o 10º maior mercado do mundo.
· Cenário politico-legal
O Conselho Federal de Educação Física – CONFEF possui normas que regulamentam o registro e instalações das pessoas jurídicas que tenham como finalidade a prestação de serviço na área da atividade física, esportiva e similar.
Por força de regulamentação do CONFEF ficou estabelecido que estas empresas estejam obrigadas a registrar-se no respectivo Conselho Regional de Educação Física.
Com relação ao funcionamento e a fiscalização, a norma estabeleceu condições mínimas que estes estabelecimentos devem atender quanto à qualidade, segurança e higiene das instalações, equipamentos e atendimento.
· Cenário social
De 2007 a 2010, o número de academias dobrou no Brasil. Hoje, segundo a IHRSA, aproximadamente 15 milhões de latino-americanos são membros de uma academia, sendo que sozinho o Brasil possui mais da metade das academias na América Latina.
Temos, em média, 3% da população brasileira frequentando academias, ou pouco mais de sete milhões de pessoas. Nas grandes capitais, esse percentual chega a 15% da população. Com a mobilidade social proporcionada pelo avanço econômico dos últimos anos, 74% dos brasileiros encontram-se entre as classes A e C, o que representa 140 milhões de potenciais consumidores.
· Cenário tecnológico
Os equipamentos aeróbicos ou cardiovasculares nos dias de hoje são um verdadeiroconvite à tecnologia. Com o objetivo de fidelizar e individualizar os treinamentos, os aparelhos trazem variações de tempo, velocidade e inclinação, além de garantir boa performance, feedback e entretenimento aos alunos.
As novidades surgem a cada ano; as esteiras com telas de LCD que são conectadas à TV a cabo e os equipamentos, cujos movimentos são muito similares aos naturais do corpo, como o “transport” a “escada” e o “cross-training”. Mas acoqueluche do momento no Brasil é o equipamento chamado de Cardio Wave, aparelho que simula o movimento de um esquiador. Esse equipamento é indicado para o treinamento cardiovascular bem como o trabalho de resistência muscular, principalmente das pernas e glúteos, musculaturas exigidas na prática do esporte. O equipamento tem ainda a vantagem de neutralizar o impacto, evitando assim lesões nas articulações, principalmente joelho e tornozelo.
Fontes: Relatório IHRSA, 2011. Censo IBGE, 2010. SEBRAE Comece Certo - Academia de Ginástica 3ª Edição – 2010.
2.1.2. Análise de ambiente interno (Cinco forças de Porter)
· Novos entrantes
Aparentemente não possuem novos locais para abertura de negócios deste porte e não há expectativa de novos entrantes na área.
· Fornecedores
O dono da marca Fórmula (Bodytech Company) já possui uma relação definida com o padrão dos fornecedores a serem seguidos e utilizados na franquia.
· Concorrência
Existem cerca de seis academias no bairro que podem ser concorrentes diretas. Estas são: 
Curves Brasil – Academia para Mulheres, Pratique YOGA e Matsu Pilates – Inteligência Corporal, as quais apresentam baixo risco de concorrência para o projeto tendo em vista seu foco e estrutura.
Academia Planeta Saúde e Acqua Fitness Academia academias de alto padrão também, mas que não possuem a marca de referência no mercado global e pecam em tamanho estrutura e atual tecnologia de seus equipamentos e estrutura oferecida. 
Academia Smart Fit Vila Mascote academia na qual maior parte do público regional frequenta, porém com extrema lotação durante todo o período do dia devido à localização e preço acessível, possui muitos clientes a serem promissores para o novo empreendimento.
· Clientes
Foco em clientes classes A e B, moradores da região ou que trabalham próximo.
· Substitutos
Não há levantamento inicial para possíveis substitutos.
2.2. Setor
A ginástica aeróbica e a musculação, atividades comuns hoje em dia, já foram as grandes sensações das academias de ginástica brasileiras. Em meados dos anos 80, as bicicletas e esteiras mecânicas eram as novidades.
No começo dos anos 90, com abertura do mercado externo, as academias brasileiras se viram num paradoxo: ou se modernizavam com equipamentos modernos e estruturados e com novas aulas e tendências, ou ficavam sucateadas e condenadas a fechar. Neste contexto as grandes academias, principalmente do Rio de Janeiro e São Paulo, visualizaram uma perspectiva de grandes negócios e começaram a investir pesado em equipamentos e tendências principalmente dos E.U. A e Europa.
Nos primórdios, os equipamentos nas academias eram basicamente barras, anilhas e halteres. Posteriormente, os equipamentos ganharam estrutura de ferro, eram enormes e ocupavam grandes espaços, surgiram então os “Apolos” (Máquinas que aglomeravam vários exercícios em um só equipamento, que hoje são chamados de estações).
Nos anos 90, com a influência da informática, a tecnologia se incorporou aos equipamentos e surgiram os equipamentos eletrônicos de musculação, uma coqueluche na época, mas que hoje já estão ultrapassados.
Mais recentemente, surgiram os equipamentos articulados, que simulam movimentos específicos de modalidades esportivas, ou simplesmente reproduzem movimentos mais soltos. São equipamentos muito requisitados, pois trazem uma eficiência grande na reprodução de certos movimentos específicos. Esses movimentos ficavam restritos ao treinamento com halteres, que muitas vezes expõe quem os executa a insegurança e também desconforto postural.
As novidades que surgiram principalmente na virada do milênio, estão, em sua maioria, ligadas à interação dos alunos e professores com as máquinas inteligentes.
O sistema TGS, da Technogym System, permite que os praticantes, por meio de gráficos e relatórios, acompanhem sua performance física e cardiorrespiratória num terminal multimídia disposto na academia. Uma chave com chip de memória, que funciona como um disquete armazena todas as informações necessárias e desempenhadas em cada equipamento da academia.
Os avanços tecnológicos e a interoperabilidade de sistemas permitem que o hábito de fazer exercícios possa ser mais assertivo e interativo e contribuem efetivamente para a melhoria dos resultados dos praticantes de atividade física. 
Mas a oportunidade de fornecer equipamentos para atividade física não se restringe aos espaços privados, como academias, condomínios e residências. As instalações públicas, como os programas de Academias da Saúde ao Ar Livre, implantados nos municípios brasileiros também se despontam como oportunidades para pequenos negócios no país.
Os espaços e serviços nas academias também evoluíram. Ao mesmo tempo se diversificaram os potenciais nichos de mercado para atuar no setor. Desde grandes ambientes, com várias propostas de atividades e maior socialização aos pequenos, com atendimento personalizado, privacidade e práticas específicas para determinados perfis de consumo. Os nichos de mercado no setor podem ser muito variados: pessoas obesas, grávidas, detentoras de comprometimento neurológico e musculares, além de idosos e bebês e crianças.
Os estúdios estão em alta. Oferecem, geralmente, 60 minutos de exercício em uma sala que só entram, no máximo, três alunos, aliando musculação e atividades aeróbicas à técnica do pilates, que trabalha a consciência corporal e a postura. Pelos serviços, essas unidades cobram valores mais altos do que a mensalidade de uma academia tradicional e, mesmo assim, ainda ficam menores se comparados aos grandes espaços que oferecem os serviços de treinador pessoal (personal trainer) em seus ambientes.
Academias para idosos também entram na seara dos nichos de mercado. O envelhecimento da população brasileira, apontado pelas estatísticas do IBGE, e o interesse desse público por melhor qualidade de vida, eleva a taxa de pessoas que procuram melhorar a funcionalidade do corpo. Em 2010, os brasileiros acima de 50 anos somavam 38 milhões de pessoas e a previsão é que em 2050 esse número chegue a 98 milhões. Veja sobre o tema em Aumento da longevidade garante mercado crescente até 2050.
Na outra ponta da balança etária, estão os bebês e crianças, cujos pais estão buscando por alternativas para que seus filhos cresçam com mais saúde e se afastem, pelo menos um pouco, do acesso a equipamentos tecnológicos que não prestigiem o movimento corporal. Academias voltadas a esse público também investem em brinquedos como forma de estimular a criatividade e substituir, na medida do possível, a recreação nas ruas das cidades.
Ao mesmo tempo em que aumentam as oportunidades, cresce também a exigência por uma gestão competitiva nos negócios do setor.
Para se tornar mais competitivo, é importante dimensionar o conjunto de serviços agregados e avaliar o custo-benefício dos mesmos. É fundamental investir na qualidade do serviço e tornar o ambiente agradável, oferecendo uma boa variedade de opções de modalidades individuais e coletivas para homens e mulheres.
É importante abordar o negócio em temas como o design de ambientes, recursos humanos, equipamentos, produtos e serviços, direitos do consumidor e legislação específica.
Automação é tendências em academias do futuro.
Fontes: http://www.sebraemercados.com.br/fitness-oportunidades-e-competitividade-no-avanco-do-mercado/
2.3. Mercado
O mercado está apostando fortemente na disposição dos brasileiros em praticar atividades físicas no tempo livre. Entre 2007 e 2012, houve um crescimento no Brasil de 133% no número de micro e pequenas empresas que investiram no setor, saltando de 9,3 mil estabelecidasnaquele ano para 21,7 mil empresas neste.
Somente em Minas Gerais, por exemplo, um levantamento do Conselho Regional de Educação Física (Cref-MG) aponta que o número de academias cresceu 153%. O recorte da capital Belo Horizonte revela um crescimento de 72,5%, calculada a abertura de 174 novas unidades.
Seja pela procura de melhor qualidade de vida ou por questões estéticas, o fitness movimenta mais de US$ 2 bilhões, conforme revela a revista da Associação Brasileira de Academias (Acad Brasil).
O fato é que esse movimento do mercado promove avanço nas oportunidades de negócios. A depender dos empreendedores brasileiros, a atividade tem tudo para continuar impulsionando os pequenos negócios no país, considerando que no portal SEBRAE, entre as Ideias de Negócios publicadas, a Academia de Ginástica está entre as mais procuradas.
Fontes: http://www.sebraemercados.com.br/fitness-oportunidades-e-competitividade-no-avanco-do-mercado/
2.4. Definição da Estratégia (Matriz BCG)
	
	Vantagem estratégica
	
	Unicidade observada pelo cliente
	Posição de baixo custo
	
	
	
	Alvo estratégico
	No âmbito de toda a indústria
	FOCADO EM CLIENTES CLASSE A E B. 
	LIDERANÇA NO MERCADO ESPECIFÍCO (NO BAIRRO).
	
	Apenas um segmento
	 FRANQUIA DE ACADEMIA DE GINÁSTICA E MUSCULAÇÃO DE ALTO PADRÃO.
2.5. Análise SWOT
Oportunidades:
· Busca por melhor qualidade de vida: A mídia, os médicos, o grupo de amigos cada vez mais influenciam as pessoas a buscarem melhor qualidade de vida praticando exercícios e mantendo a alimentação saudável. A correria e o estresse cotidianos deixam as pessoas com uma qualidade de vida prejudicada que pode ser amenizada e melhorada através de atividades físicas;
· Convênios com empresas: Consequência da busca por melhor qualidade de vida, as empresas cada vez mais e preocupa com esse fator e tentam proporcionar aos seus funcionários condições para que pratiquem atividades físicas regularmente evitando assim doenças ocupacionais como LERS. Tratasse de oportunidade de negócios fazendo convênios com essas empresas que pode representar grande número de matrículas novas;
· Culto ao corpo: A aspiração pelo corpo perfeito é amplamente fomentada pela mídia e pelo padrão de beleza aceito nos tempos atuais.
Ameaças
· Falta de Tempo: Com o ritmo cada vez mais acelerado do cotidiano das grandes cidades, as pessoas tem cada vez menos tempo para dedicar a sua saúde. Muitas vezes essa restrição é real, mas também comumente serve de desculpa para quem não tem disposição para esse tipo de prática;
· Sazonalidade: Trata-se de um negócio que tem grande procura no verão, que é a estação a qual as pessoas sentem naturalmente maior disposição para prática de exercícios físicos, enquanto no inverno normalmente essa procura cai.
· Concorrência: Devido ao crescimento do mercado e a alta competitividade os alunos podem trocar de unidades com frequência e facilidade. 
	
	Ambiente Interno
	
	Predominância de
	
	Pontos Fortes
	Pontos Fracos
	Ambiente Externo
	Predominância de
	Ameaças
	1) Grupo com nome de referência no mercado fitness.
2) Estrutura e respaldo total no marketing e gerenciamento inicial pelos donos da marca.
	1) Nenhuma experiência como gestor.
2) Baixa autonomia por ser franquia.
	
	
	Oportunidades
	1) Aproveitar momento de valorização do mercado
2) Novas políticas de incentivo a empreendedorismo no País.
	1) Possível desaquecimento do setor (Gerar novos clientes interessados nos benefícios).
2) Grande número de concorrentes no setor.
CAPÍTULO 3. Aspectos Financeiros:
3.1. Viabilidade do Negócio:
3.1.1. Base de clientes (Negócios / Consumidores)
	Pessoas que moram ou trabalham próximas ao Bairro da Vila Mascote Zona Sul de São Paulo, com interesse na prática de exercícios físicos aeróbicos e de musculação a fim de obter uma vida mais saudável e se aprimorar esteticamente dentro de um centro de referência e alto padrão de qualidade para prática dos mesmos.
Região com dados relevantes de crescimento populacional e aumento de moradores e negócios.
	Subprefeituras
	Distritos
	Área (km²)
	População (2010)
	Densidade Demográfica (Hab/km²)
	Jabaquara
	Jabaquara
	14,10
	223.780
	15.871
3.1.2. Fonte primária de faturamento
	Mensalidades pagas pelos alunos matriculados na academia de ginástica.
	
3.1.3. Investimento Inicial
	A partir de R$ 1.000.000 (Um milhão e duzentos mil reais). Este valor engloba todos os custos com a implantação da academia, incluindo projeto arquitetônico, obras, montagem, equipamentos de aquisição obrigatória, taxa de franquia e capital de giro.
A taxa de franquia da Fórmula é fixa, independente do tamanho da sua unidade, no valor de R$ 100.000,00 (Já incluso no valor acima). O pagamento, realizando uma única vez, poderá ser facilitado.
3.1.4. Custos Mensais 
Abaixo segue o levantamento com a descrição estimada de custos, despesas e retorno do investimento e inicio do lucro sempre se baseando nas práticas reais em termos de taxas e demais considerações tais como salários médios e custos de serviços, comprovando a tese de retorno a partir de 36 meses e demonstrando a viabilidade de emprego do empreendimento.
	TABELA 01 - INVESTIMENTO INICIAL
	 
	USOS (Investimento fixo)
	Valor (R$)
	Taxa de Franquia + Instalação + Equipamentos + Treinamentos
	 R$ 1.000.000,00 
	Capital de Giro
	 R$ 50.000,00 
	Terrenos
	-
	FONTES
	 
	Recursos próprios
	R$ 50.000,00
	Investimentos
	 R$ 1.00.000,00 
	TABELA 02 - CUSTOS FIXOS ANUAIS
	
	CUSTOS FIXOS
	Ano 01
	Ano 02
	Ano 03
	Ano 04
	Ano 05
	SALÁRIOS
	R$ 759.780,00
	R$ 862.350,30
	R$ 978.767,59
	R$ 1.110.901,22
	R$ 1.260.872,88
	ALUGUEL TERRENO
	R$ 6.000,00
	R$ 7.080,00
	R$ 8.354,40
	R$ 9.858,19
	R$ 11.632,67
	SEGUROS
	R$ 36.000,00
	R$ 40.320,00
	R$ 45.158,40
	R$ 50.577,41
	R$ 56.646,70
	SERVIÇO DE LIMPEZA TERCEIRIZADO
	R$ 132.000,00
	R$ 147.840,00
	R$ 165.580,80
	R$ 185.450,50
	R$ 207.704,56
	ENERGIA, ÁGUA
	R$ 180.000,00
	R$ 198.000,00
	R$ 217.800,00
	R$ 239.580,00
	R$ 263.538,00
	MANUTENÇÃO
	R$ 24.000,00
	R$ 36.000,00
	R$ 36.000,00
	R$ 36.000,00
	R$ 36.000,00
	 
	TABELA 03 - CAPITAL HUMANO - MENSAL
	
	Função
	Quantidade
	Salário
	Benefícios
	Total
	Mão de obra auxiliar
	
	
	
	
	Nutricionista
	1
	R$ 1.800,00
	R$ 630,00
	R$ 2.430,00
	Fisioterapeuta
	1
	R$ 1.500,00
	R$ 525,00
	R$ 2.025,00
	Administrativo/Financeiro
	
	
	
	
	Contador
	1
	R$ 3.000,00
	R$ 1.050,00
	R$ 4.050,00
	Mão de obra fixa
	
	
	
	
	Estagiário
	5
	R$ 800,00
	R$ 280,00
	R$ 5.400,00
	Professor
	9
	R$ 3.000,00
	R$ 1.050,00
	R$ 36.450,00
	Lanchonete
	
	
	
	
	Atendentes
	2
	R$ 1.800,00
	R$ 630,00
	R$ 4.860,00
	Recepção
	
	
	
	
	Atendentes
	2
	R$ 1.500,00
	R$ 525,00
	R$ 4.050,00
	Loja
	
	
	
	
	Atendentes
	2
	R$ 1.500,00
	R$ 525,00
	R$ 4.050,00
	
	
	
	
	
	TOTAL
	
	R$ 14.900,00
	
	R$ 63.315,00
	TABELA 04 - RECEITA E RESULTADOS
	
	
	Ano 01
	Ano 02
	Ano 03
	Ano 04
	Ano 05
	Mensalidade
	R$ 190,00
	R$ 215,65
	R$ 244,76
	R$ 277,81
	R$ 315,31
	Vendas Lojas
	R$ 10.000,00
	R$ 15.000,00
	R$ 18.750,00
	R$ 20.625,00
	R$ 21.656,25
	Média de Clientes Mensal
	300
	450
	563
	619
	650
	
	
	
	
	
	
	Receita Bruta Anual
	R$ 804.000,00
	R$ 1.344.510,00
	R$ 1.877.148,56
	R$ 2.310.207,48
	R$ 2.718.106,64
	Impostos sobre a receita bruta
	R$ 174.066,00
	R$ 291.086,42
	R$ 406.402,66
	R$ 500.159,92
	R$ 588.470,09
	Receita líquida
	R$ 629.934,00
	R$ 1.053.423,59
	R$ 1.470.745,90
	R$1.810.047,56
	R$ 2.129.636,55
	Custos e Despesas
	R$ 1.137.780,00
	R$ 1.291.590,30
	R$ 1.451.661,19
	R$ 1.632.367,31
	R$ 1.836.394,80
	Lucro Bruto
	-R$ 507.846,00
	-R$ 238.166,72
	R$ 19.084,71
	R$ 177.680,25
	R$ 293.241,75
	IR
	R$ -
	R$ -
	R$ 4.771,18
	R$ 44.420,06
	R$ 73.310,44
	CSLL
	R$ -
	R$ -
	R$ 1.717,62
	R$ 15.991,22
	R$ 26.391,76
	Royalties à BodyTech
	R$ -
	R$ -
	R$ 1.526,78
	R$ 14.214,42
	R$ 23.459,34
	Lucro Líquido
	-R$ 507.846,00
	-R$ 238.166,72
	R$ 11.069,13
	R$ 103.054,54
	R$ 170.080,22
	TABELA 05 - ENCARGOS E IMPOSTOS
	Reajuste de salários (Selic, base 2010).
	13,50%
	ICMS
	18%
	PIS/COFINS
	3,65%
	Impostos sobre faturamento
	21,65%
	IR
	25,00%
	CSLL
	9,00%
3.1.6. Fontes secundárias de faturamento
Lojas e local para refeição dentro da unidade esportiva tais como:	 
Loja de suplementos alimentares dentro do recinto com marcas de alto nível no mercado. Pequena loja de roupas e acessórios esportivos para treinos. E lanchonete disponibilizando comidas, lanches saudáveis, hidro tônicos e demais alimentos básicos como água por exemplo.
		
3.1.7. Faturamento esperado (após 36 meses de abertura)
	Investimento inicial a partir de R$ 1 milhão (inclusos taxa de franquia + instalação + capital de giro). O faturamento médio mensal é de R$ 80 mil a R$ 140 mil, com lucro líquido de até 30% (de R$ 24 mil a R$ 42 mil). Retorno do investimento a partir de 36 meses.
CAPÍTULO 4. Plano de Marketing (4 P’s)
4.1. Preço	
A academia já possui alguns padrões em relação ao valor das mensalidades de acordo com plano selecionado pelo cliente, localização e demais particularidades da franquia. Em São Paulo mensalidade média de R$ 180,00 reais por mês no plano anual.
4.2. Praça ou ponto	
A área útil do imóvel deve ter entre 400 e 1000 m², devendo estar localizada em local de fácil acesso, alto fluxo de pessoas e, preferencialmente, contar com área para estacionamento.
A equipe Fórmula oferece suporte completo na seleção e escolha do seu ponto, disponibilizando um guia completo de prospecção e avaliação. 
Local proposto inicialmente para projeto: Rua Maratona 300, Vila Mascote, São Paulo - SP (Anexo A: Imagem Satélite).
4.3. Produto	
· Academia de musculação e ginástica de alto valor agregado;
· Atendimento personalizado;
· Profissionais extremamente qualificados para acompanhamento nas atividades físicas
· Horário de funcionamento extenso (Segunda a Sexta-feira das 06h00min às 23h00min, Sábados e domingos das 10h00min às 16h00min).
· Modalidades variadas de ginástica
· Arquitetura moderna e atrativa
· Serviços extras (Lanchonetes, Lojas de Acessórios esportivos e Loja de suplementos alimentares).
· Acompanhamento nutricional
4.4. Promoção
Estratégia de divulgação para os consumidores:
Estratégia principal:
1) A equipe de Marketing da Fórmula proporcionará toda a assessoria na divulgação e comunicação da sua unidade, além de manutenção de informações no site Fórmula e redes sociais. O valor mensal equivale a 2% do faturamento bruto.
Própria empresa já faz divulgações sobre suas franquias e possui garotos-propaganda como Bernardinho e Luciano Huck que contribuem para disseminação da marca pela mídia e afins.
Estratégias secundárias:
2) Entrega de panfletos próximos a inauguração e no primeiro mês de abertura. 	
3) Contato com pessoas “famosas fitness“ em redes sociais a fim de divulgação das mesmas do local. 
Concedendo a estes famosos gratuidades na utilização dos recursos da academia a fim de atrair fãs e pessoas que se inspiram e seguem estas ”referências” no seguimento fitness para treinar junto a elas.
4) Criação e divulgação via internet de páginas e perfis no instagram e no facebook.
5) Possibilidade de parceria e coquetéis com marcas de referência de suplementação e mais divulgação através destas.
CAPÍTULO 5. Conclusão
A abertura de uma academia de ginástica foi estudada de forma concreta neste projeto. Os dados recolhidos mediante o estudo do mercado serviram de base para validar a viabilidade de realização empreendimento.
Realizada uma pesquisa de mercado foi possível compreender o mercado geral e das empresas que dele participam no momento e contribuiu com melhor visualização das diretrizes e estratégias a serem seguidas.
Ante a abertura do empreendimento é necessário levar em conta todo o levantamento e movimentação financeira necessária para desenvolvimento e consolidação inicial do projeto, visto que o mercado ainda apresenta uma alta rotatividade de clientes, sendo esse um desafio ainda a ser superado na estabilidade do negócio.
O estudo do cenário econômico ressaltou a ascensão deste mercado e suas grandes possibilidades de retorno.
Por se tratar de uma franquia de marca já reconhecida no mercado este fator se torna um facilitador na introdução do mercado e estabilização no mesmo, além de uma aquisição mais fácil e rápida de clientes.
Os indicadores financeiros comprovaram que o empreendimento descrito no trabalho é viável financeiramente.
Anexo A: Local proposto para abertura e visualização de concorrentes

Continue navegando