Buscar

Resenha - Av de debate CRP

Prévia do material em texto

Aluna: Luany dos Santos Cardoso Matrícula: 201402092466
 
O debate: Avaliação Psicológica: Cirurgia Bariátrica e de Readequação Genital , de autoria do Concelho Federal de Psicologia (CFP), nesta discussão foram convidados os psicólogos: Fernanda Gonçalves, e Angelo C. com a mediação de Ana Paula P. Noronha. Costa, tem- se como objetivo orientar os profisionais em psicologia e estudantes sobre como avaliar e encaminhar pessoas em situação de obesidade, transsexualidade e travestis, o deate aborda as etapas desse processo contendo duração de 52 minutos.
A cirurgia bariátrica tem como objetivo a qualidade de vida, porém algumas pesquisas revelam altas correlações no pós cirurgia, tais como: suicídio, depressão, entre outros. Sendo assim, o procedimento exige o acompanhamento de uma equipe multiprofissional para que sua relização seja aprovada e assim evitando a associação com a prática estética. Para tal processo alguns documentos são exigidos, estão entre eles: atestado de saúde mental. Evidência-se que o processo deva favorecer a psicoeducação e orientação clara sobre as etapas pré e pós cirurgico para que tal procedimento seja somente utilizado em último recurso.
 	Em relação ao procedimento de readequação da genitália, observa-se o início de um novo olhar para com esses indivíduos, onde a sociedade deixa de julgar como patológico. Em virtude desde novo olhar, o CID remove a transsexualidade do capítulo de doenças mentais e a inseriu em um capítulo de sáude sexual geral.
É importante discutir o papel da psicologia na avaliação e encaminhamento trans e travestis, em repercurção a tal o CFP publicou a resolução 001-2018 que trata das práticas na atenção e saúde de pessoas trans e travestis no contexto da psicologia e avaliação psicológica. A psicologia deve fazer uma avaliação que pense nas questões de disforia de gênero e neste processso utilizar de técnicas para amenizar esse desconforto. Se faz necessário enfatizar a importância de avaliar outros aspectos não relacionados a sexualidade, o profissional tem o papel de orientar o indivíduo das opções disponíveis, elaborando uma construção conjunta, sempre respeitando o seu desejo.
Deve-se ressaltar que a discussão se mescla numa narrativa simples e objetiva. A obra se faz útil para aqueles que querem um roteiro ou orientação para aprimorar a avaliação psicológica nesse contexto. O estudo neste campo exige constante aprimoramento, é importante enfatizar que a discussão carece de informações sobre textes com validade no Brasil. 
Por fim, concordo com os critérios de elegibilidade exigidos pelas resoluções do CFM e ações conjuntas de toda a equipe multiprofissional, pois, o somatório de todos os critérios propiciam um processo com mais chances de assertivividade. Enaltecendo que o acompanhamento psicológico é extremamente necessário para a compreensão das fases deste.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
GONÇALVES, Fernanda; NORONHA, Ana Paula; COSTA, Angelo. Diálogo Digital: Avaliação Psicológica: Cirurgia Bariátrica e de Readequação da Genital. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=JAxfWsfEaWM. Acesso em: 25 de Abril de 2020. 
RIBEIRO, Mauro. CFM: Resolução CFM Nº 2.172/2017. Brasília, 2017. Disponível em: https://sistemas.cfm.org.br/normas/visualizar/resolucoes/BR/20. Acesso: 28 de Abril de 2020.
Diário Oficial: Resolução Nº 2.131. 2016. Disponível em: http://www.in.gov.br/web/guest/materia//asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/22175085/do1-2016-01-13-resolucao-n-2-131-de-12-de-novembro-de-2015-22174970. Acesso: 28 de Abril de 2020.

Continue navegando