Buscar

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PROVA 1 FLEX

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Planejamento Estratégico (ADM23)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:513353) ( peso.:1,50)
	Prova:
	21030404
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Um dos princípios gerais que deve ser respeitado durante a elaboração de um planejamento é o princípio da maior eficiência, eficácia e efetividade, ou seja, um planejamento organizacional deve visar à maximização dos recursos e resultados, bem como minimizar e/ou eliminar os erros e/ou falhas processuais. Sobre os princípios de eficiência, eficácia e efetividade, discutidos por Chiavenato e Sapiro (2003), associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Eficiência.
II- Eficácia.
III- Efetividade.
(    ) Esse princípio refere-se à realização adequada das tarefas.
(    ) Esse princípio refere-se ao desempenho das tarefas adequadas.
(    ) Esse princípio refere-se à capacidade de realizar a tarefa correta por meio da melhor maneira possível.
(    ) Esse princípio permite a redução de custos.
(    ) Esse princípio permite a maximização dos recursos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CHIAVENATO, I.; SAPIRO, A. Planejamento estratégico: fundamentos e aplicações. São Paulo: Elsevier, 2003.
	 a)
	I - II - III - I - II.
	 b)
	II - II - III - I - II.
	 c)
	I - II - III - II - II.
	 d)
	I - I - III - II - I.
	2.
	Uma das fases de elaboração do planejamento estratégico, corresponde, respectivamente, ao diagnóstico estratégico da empresa. Essa etapa contempla a análise dos aspectos inerentes à realidade interna e externa da organização, ou seja, envolve a análise de elementos como visão e valores da empresa, bem como de elementos pontuais dos seus ambientes interno e externo. Com relação aos aspectos analisados nessa fase de elaboração do planejamento estratégico, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os aspectos externos avaliados nessa etapa referem-se a alguns elementos, como a imagem institucional da empresa.
	 b)
	Os pontos neutros são pontos identificados pela empresa como sendo importantes, mas não há parâmetros que permitam classificá-los como fortes ou fracos.
	 c)
	Por meio da identificação e/ou elaboração da visão é possível conhecer o propósito da empresa.
	 d)
	A identificação dos valores da empresa, isto é, seus princípios e crenças, não ocorre nessa etapa.
	3.
	Muitas vezes, os gestores se perguntam sobre a importância da estratégia para uma organização. Hoje, os cenários onde as empresas atuam mudam constantemente, por isso, a sobrevivência da empresa depende das estratégias a serem desenvolvidas. Por meio da estratégia, pode-se antecipar tanto as oportunidades como as possíveis ameaças do ambiente externo. Assim, as empresas devem se dedicar a criar, adaptar e reformular constantemente as estratégias. Levando isso em consideração, analise as seguintes sentenças:
I- As empresas devem focar no seu destino, para isso, é necessária a projeção estratégica, devendo estabelecer processos produtivos, meios, ferramentas, encaminhando à empresa os objetivos operativos e financeiros.
II- As empresas devem estar prontas para poder enxergar as oportunidades vindas de suas atividades, para isso, é necessário elaborar planos de ação que visem continuar com a gestão operativa que vem apresentando resultados.
III- Muitas vezes, apresentam-se ameaças que prejudicam a empresa, porém, estas ameaças podem ser transformadas em oportunidade. Isto pode ser feito, por exemplo, por meio de uma estratégia de substituição ou aprimoramento dos processos produtivos.
IV- Quando se definem novos rumos, uma empresa deve destacar o esforço ativo para quebrar a inércia de repetir processo de gestão que a equipe veio a se acostumar. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	4.
	Levando em consideração a importância da atuação estratégica do administrador em cada um dos níveis hierárquicos da organização, ele pode formular sua estratégia com base nos seguintes níveis: corporativo, empresarial (também conhecido como Unidade Estratégica de Negócio - UEN) e funcional. Sobre os níveis de estratégias organizacionais, analise as afirmativas a seguir:
I- A estratégia corporativa é estabelecida pela cúpula da organização e preza os interesses máximos da organização, servindo de base a formulação das estratégias de níveis empresariais e funcionais.
II- A estratégia empresarial refere-se ao modo pelo qual as unidades de negócios de uma organização atuam em um respectivo setor ou negócio, por isso é definida de maneira pontual e independente.
III- A estratégia funcional refere-se às ações adotadas pelos departamentos da organização que permitem o alcance das estratégias empresariais e corporativa da organização.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	5.
	A estratégia empresarial pode ser enxergada como um grupo de atividades e ações a serem definidas para melhorar objetivos desejados pela organização. Elas podem ser estratégias operacionais, de mercado, financeiras, de logística, entre outras. As estratégias são agrupadas em cinco tipos, conhecidas como os 5Ps da estratégia: Estratégia como Plano, Estratégia como Pretexto, Estratégia como Padrão, Estratégia como Posição, Estratégia como Perspectiva. Levando em consideração a Estratégia como Plano, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A estratégia como plano é um curso de ações que estabelecem resultados positivos em função de ações padrões das operações das atividades empresariais.
	 b)
	A estratégia como plano leva em consideração um conjunto de diretrizes que objetivam desenvolver metas viáveis a serem atingidas.
	 c)
	A estratégia como plano aborda um fluxo de ações e atividades previamente planejadas, objetivando atingir metas definidas pela organização.
	 d)
	A estratégia como plano considera desenvolver conceitos a serem aplicados por meio de ações e diretrizes operativas para atingir objetivos desejados.
	6.
	Quando se aproximam as férias, as famílias planejam para onde ir e quanto gastar. De igual maneira, as empresas planejam suas atividades. A diferença é que as empresas seguem uma ordem sistemática de como planejar, visando, às vezes, mudar até as atividades da organização. No contexto de possíveis mudanças, quando houver novas tecnologias, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Por meio do uso de novas tecnologias, as empresas podem aprimorar processos produtivos, melhorando a margem de contribuição, logo, o lucro potencial.
	 b)
	Muitas vezes, mudanças na tecnologia justificam-se em função da evolução agressiva do conhecimento, levando à necessidade de mudanças de como executar as atividades e os trabalhos.
	 c)
	As mudanças na tecnologia consideram a necessidade de analisar como financeiramente será viável a compra e a execução de tarefas dessa nova tecnologia.
	 d)
	Como todo planejamento, a execução de novas tecnologias precisa de fontes de conhecimento, levando à necessidade de contratar pessoal de fora.
	7.
	O planejamento empresarial deve conter alguns elementos importantes para que possa ser implantado. Entre esses elementos, o planejamento deve respeitar alguns princípios para atingir o sucesso, como o princípio da precedência do planejamento. Considerando este princípio, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O princípio da precedência do planejamento determina que as atividades administrativas devem vir conforme a lógica operativa do negócio.
	 b)
	O princípio da precedência leva em consideração a ordem dos objetivos a serem atingidos, correspondendo a um objetivo para cada função administrativa considerada no planejamento.
	 c)
	O princípio da precedência do planejamento consideraa lógica de gestão em que uma função e/ou atividade administrativa determinada vem antes das outras.
	 d)
	O princípio da precedência do planejamento deve prosseguir as funções administrativas de maneira cronológica, levando em consideração a precedência das metas desejadas.
	8.
	Na gestão da estratégia, existem os conhecidos 5 Ps, que abordam as estratégias como Plano, Pretexto,  Padrão, Posição e Perspectiva. Isto quer dizer que as estratégias podem ser aplicadas de diversas maneiras em função do tipo de empresa, de mercado, de produção e das metas definidas pela alta gerência. Levando em consideração os 5 Ps, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A estratégia como Plano abrange planos de ação visando alcançar objetivos desejados.
(    ) A estratégia como Pretexto desenvolve planos de ação para justificar fins desejados das necessidades operativas ou financeiras da empresa.
(    ) A estratégia como Posição e como Padrão procura padronizar processos produtivos para aprimorar custos e aumentar o potencial de geração de lucro.
(    ) A estratégia como Padrão acontece quando a estratégia está previamente desenvolvida e definida, conseguindo trazer resultados positivos e se incorporando na organização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	9.
	O ambiente interno de uma empresa apresenta diversas situações, tanto de infraestrutura como de organização institucional, sendo que esses dois elementos fazem parte da capacidade de gestão e de produtividade perante as necessidades do mercado que uma empresa procura satisfazer. Sobre o ambiente interno, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Com uma análise efetiva do ambiente interno, consegue-se determinar as ameaças e oportunidades a serem consideradas para diminuir os riscos de perda de lucro.
	 b)
	Com uma análise efetiva do ambiente interno, consegue-se determinar as forças e fraquezas que uma organização poderia ter perante potenciais mercados.
	 c)
	Com uma análise efetiva do ambiente interno, consegue-se determinar as forças e oportunidades a serem aproveitadas para melhorar o potencial de gerar lucro.
	 d)
	Com uma análise efetiva do ambiente interno, consegue-se determinar as oportunidades e fraquezas a serem consideradas nas estratégias operativas.
	10.
	Conforme expresso pela literatura, não há um tipo ideal de estratégia. Por isso, cabe ao gestor identificar qual é o tipo de estratégia mais indicado para sua empresa, de acordo com as circunstâncias nas quais ela se encontra. Sobre os tipos de estratégias organizacionais, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Estratégia de liquidação do negócio.
II- Estratégia de joint venture.
III- Estratégia de desenvolvimento de capacidades.
IV- Estratégia de desinvestimento.
(    ) Consiste em encerrar a produção de bens e serviços que não atendem às necessidades do mercado e geram lucros insuficientes para a empresa.
(    ) Após analisar em profundidade a situação da empresa e constatar que não há mais o que ser feito, opta-se por encerrar as atividades de negócio.
(    ) Ocorre por meio da associação de duas ou mais empresas, visando à fabricação de um produto.
(    ) Corresponde à associação entre empresas, com o objetivo de desenvolver e/ou aprimorar suas capacidades, bem como aproveitar as oportunidades de mercado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	IV - III - II - I.
	 b)
	IV - I - II - III.
	 c)
	III - IV - II - I.
	 d)
	IV - II - III - I.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando