Buscar

Avaliando 2 - Direito Penal I

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201902397139)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sebastião, com 17 anos de idade, priva a liberdade de Telma com o intuito de receber vantagem patrimonial. Após alguns meses, Sebastião exige o pagamento de resgate para libertação da vítima. Quando da negociação do valor do resgate, Sebastião, já com 18 anos, é enganado pela polícia, que "estoura" o local do cativeiro, liberta a vítima, que é entregue aos familiares sem qualquer sequela, e Sebastião é preso em flagrante delito pela prática do delito extorsão mediante sequestro consumado, art.159, do Código Penal. Ante o exposto, com base nos estudos realizados acerca do tempo do crime é correto afirmar que a conduta de Sebastião:
		
	 
	será considerada crime, previsto no art. 159, do Código Penal, haja vista configurar delito permanente, consoante o disposto no verbete de Súmula n.711, do Supremo Tribunal Federal.
	
	não será considerada crime, mas ato infracional análogo ao crime, haja vista a privação de liberdade ter ocorrido quando Sebastião ainda tinha 17 anos, consoante o disposto no verbete de Súmula n.711, do Supremo Tribunal Federal .
	
	não será considerada crime, mas ato infracional análogo ao crime, haja vista a privação de liberdade ter ocorrido quando Sebastião ainda tinha 17 anos.
	
	será considerada crime, previsto no art. 159, do Código Penal, haja vista configurar delito permanente, não sendo aplicável o disposto no verbete de Súmula n.711, do Supremo Tribunal Federal .
	Respondido em 11/11/2019 01:49:50
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201903448855)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No que se refere à aplicação da lei penal, assinale a opção correta.
		
	 
	De acordo com entendimento doutrinário dominante, a lei excepcional ou temporária aplica-se ao fato praticado durante sua vigência, ainda que, no momento da condenação do réu, não mais vija, ou ainda, que tenham cessado as condições que determinaram sua aplicação.
	
	Tendo o Código Penal adotado sem exceção o princípio da territorialidade, a lei penal brasileira aplica-se somente aos crimes praticados no território nacional.
	
	O prazo prescricional começa a ser contado a partir do dia seguinte ao da prática do delito, não se podendo considerar, em sua contagem, frações de dia.
	
	Se, no curso do cumprimento de pena por determinado réu condenado por sentença transitada em julgado, lei nova deixar de considerar crime o ato por ele praticado, cessará a execução da pena, mas não os efeitos da condenação.
	
	Lei superveniente que abrande a penalidade referente a determinado crime somente beneficiará réu processado na vigência da lei anterior se não houver trânsito em julgado da sentença condenatória quando de sua entrada em vigor.
	Respondido em 11/11/2019 01:52:14
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201903365622)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Analise as afirmativas e assinale a CORRETA:
		
	
	Princípio da nacionalidade: de acordo com ele, a lei penal do Estado é aplicável a seus cidadãos que estiverem no Brasil; divide-se em: 1) princípio da nacionalidade ativa (aplica-se a lei nacional ao cidadão que comete crime no estrangeiro independentemente da nacionalidade do sujeito passivo); 2) da personalidade passiva (exige que o fato praticado pelo nacional no estrangeiro atinja um bem jurídico do seu próprio Estado ou de um co-cidadão).
	
	Nenhuma das alternativas anteriores
	
	Princípio da territorialidade: segundo ele, a lei penal tem aplicação no território de todos os Estados independente de quem determinou, mas deve atender à nacionalidade do sujeito ativo do delito ou do titular do bem jurídico lesado.
	
	Princípio da justiça penal universal: preconiza o poder de cada Estado de não punir qualquer crime, seja qual for a nacionalidade do delinqüente e da vítima, ou local de sua prática.
	 
	Princípio da defesa: leva em conta a nacionalidade do bem jurídico lesado pelo crime, independentemente do local de sua prática ou da nacionalidade do sujeito ativo.
	Respondido em 11/11/2019 01:55:20
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201903529521)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Aplica-se a lei penal brasileira ao crime cometido no território nacional. O art. 5° do CP estende a aplicação da lei penal brasileira para fato cometido em
		
	
	aeronave privada brasileira pousada em aeroportos estrangeiros, desde que o país respectivo tenha acordo de extradição com o Brasil.
	
	residência do embaixador brasileiro em país estrangeiro que faça parte do Mercosul.
	 
	embarcação estrangeira de propriedade privada navegando no mar territorial do Brasil.
	
	embarcação privada brasileira atracada em portos estrangeiros.
	
	sede de embaixada ou unidade consular do Brasil no estrangeiro.
	Respondido em 11/11/2019 01:56:56
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201903453011)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale a alternativa correta:
		
	
	O princípio da insignificância incide diretamente sobre a punibilidade do agente.
	 
	A exigência de um conteúdo material do crime não se satisfaz com a simples subsunção formal das condutas humanas.
	
	A ultratividade in mellius da lei penal significa que a lei posterior, aplica-se a eventos passados, salvo quando ele beneficia o réu.
	
	Inconstitucionalização do Direito Penal limita-se a valorização do princípio da legalidade estrita e ao conteúdo formal do princípio da reserva legal.
	
	Ocorre a chamada adequação típica mediata quando o fato se amolda ao tipo legal sem a necessidade de qualquer outra Norma.

Continue navegando