Buscar

Educação de Jovens e Adultos (PED13) Avaliação Final Objetiva

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Educação de Jovens e Adultos (PED13)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:513104) ( peso.:3,00)
	Prova:
	18266574
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada   Questão Cancelada
Parte superior do formulário
	1.
	A história das ideias pedagógicas nesses últimos anos apresenta importantes marcos teóricos. Entre os mais significativos deles está, inquestionavelmente, a obra de Paulo Freire, tendo sua produção como referência para muitos educadores, principalmente na América Latina. Sobre a influência de Paulo Freire na educação do mundo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Pedagogia do oprimido, que é sem dúvida uma de suas principais obras, foi traduzida e vem sendo publicada em mais de vinte idiomas. Isso prova a atualidade de seu pensamento, pois o problema da libertação do oprimido continua se apresentando como o maior desafio dos homem e das mulheres que constroem o seu tempo e o seu espaço histórico. 
(    ) O pensamento de Paulo Freire com a sua teoria do conhecimento deve ser entendido no contexto em que surgiu - sudeste brasileiro -, onde, no início da década de 1970, metade de seus 30 milhões de habitantes viviam na "cultura do silêncio" do conhecimento.
(    ) Todo o seu pensamento tem uma relação direta com a realidade. Essa é sua marca. Ele não se comprometeu com esquemas burocráticos, sejam os esquemas do poder político, sejam os esquemas do poder acadêmico. Comprometeu-se acima de tudo com uma realidade a ser transformada. 
(    ) O diálogo consiste na relação horizontal e não vertical entre as pessoas implicadas. No pensamento de Paulo Freire, a relação homem-homem, homem-mulher, mulher-mulher e homem-mundo são indissociáveis. Como ele afirma: "ninguém educa ninguém. Ninguém se educa sozinho. Os homens se educam juntos, na transformação do mundo".
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - V - V - V.
	2.
	Os profissionais da educação, no que diz respeito à Educação de Jovens e Adultos, como os demais educadores, necessitam planejar e desenvolver ações em turmas relacionados ao EJA. Para isso, é de suma importância que o educador organize suas atividades. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A sua prática docente deve buscar articulação com as diversas faixas etárias presentes em uma mesma turma de EJA.
(    ) Um processo de ensino que não aborde situações da vivência infantilizadora, e sim contemple o contexto de vida destes educandos.
(    ) A construção de uma proposta docente que contemple a intergeracionalidade no sentido de  ?situações de conflito em sala de aula?, contribuindo para uma maior integração.
(    ) Uma proposta voltada só para aqueles jovens que tiveram seu processo escolar interrompido e que o retorno à escola é uma exigência do contexto social, econômico e político.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - F - V.
	
	Como educadores da EJA, precisamos conhecer os sujeitos com os quais lidamos e compreender conhecimentos, experiências e afazeres que devem compor nossa ação pedagógica. No caso da apropriação da leitura e escrita por parte do educando da EJA, analise as sentenças a seguir: 
I- Organizar práticas de leitura e escrita para atender às necessidades dos estudantes e às funções sociais dos textos. 
II- Considerar que os sujeitos jovens e adultos apresentam uma escolaridade marcada por dificuldades cognitivas, que não lhes permite 
aprender a ler e escrever. 
III- Compreender que ler e escrever são capacidades complexas que exigem uma apropriação interligada.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	 *
	Observação: A questão número 3 foi Cancelada.
	4.
	A andragogia é um termo que se encaixa perfeitamente com a educação de jovens e adultos. Nesta perspectiva, a andragogia busca ?conduzir o homem?. Pode-se dizer que a andragogia possui em seus princípios muito de uma das áreas da educação. Neste sentido, sobre a área da educação em que a andragogia se baseia, analise as opções a seguir:
I- Sociologia.
II- Psicologia.
III- Filosofia.
IV- História da educação.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a opção II está correta.
	 b)
	Somente a opção IV está correta.
	 c)
	Somente a opção I está correta.
	 d)
	Somente a opção III está correta.
	5.
	A educação em espaços de restrição e privação de liberdade se insere na Educação de Jovens e Adultos (EJA), constituindo-se como um dos eixos mais invisíveis dessa modalidade de ensino nem sempre considerada relevante pelas políticas governamentais. Trata-se de uma educação voltada para um público heterogêneo, sendo grande parte advinda de processos de exclusão. Referente às características e aos sujeitos que frequentam essa especificidade de educação da EJA, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Nessa perspectiva, seria importante e eficaz propor a elaboração de respostas definitivas e conservadoras para as contradições existentes nas organizações penitenciárias, com relação à reabilitação e educação tarefas a elas destinadas.
	 b)
	Viver em uma prisão é estar sujeito a um tempo e a um espaço igual da sociedade livre.
	 c)
	A escola, mesmo inserida na prisão, é considerada uma instituição com responsabilidades específicas, que se distingue de outras instâncias de socialização e tem identidade própria e relativa autonomia.
	 d)
	Dadas as características da prisão e a situação social dos sujeitos que nela vivem, torna-se imprescindível a compreensão do espaço onde a escola está inserida, a fim de estabelecer uma estratégia educativa que contemple a simplicidade da instituição.
	6.
	No Sistema de Alfabetização Paulo Freire, o educando adulto é tratado como sujeito do próprio conhecimento e não como objeto. Nesse método de alfabetização, podemos destacar diversas características marcantes. Sobre essas características, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Esse método entende que o jovem e o adulto são portadores de um conhecimento que se fundamenta nas suas experiências, mas que não é relevante para o processo de alfabetização.
	 b)
	Nesse método, a alfabetização é puramente mecânica, sendo constituída por decifração de códigos ou de sinais gráficos.
	 c)
	Esse método estimula a criação dos "círculos de cultura", que oferecem a oportunidade de problematização e de conscientização da realidade.
	 d)
	Esse método dá ênfase à silabação das palavras geradoras, isto é, a leitura por repetição de palavras.
	7.
	Os objetivos definidos no planejamento na EJA são indicadores para seleção de outros elementos que compõem o plano como os conteúdos, procedimentos, estratégias e avaliação. Uma boa definição dos objetivos para uma disciplina ou conteúdo deve apresentar algumas características. Sobre estas características, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Validade, clareza, descritivo, sintético e poder ser avaliado.
	 b)
	Clareza, simplicidade, sintético, operacionalidade e poder ser avaliado.
	 c)
	Clareza, simplicidade, validade, operacionalidade e poder ser avaliado.
	 d)
	Descritivo, clareza, sintético, operacionalidade e simplicidade.
	8.
	O Programa Brasil Alfabetizado (PBA) possui como objetivo promover a valorização dos cidadãos, auxiliando-os na superação do analfabetismo. Para este programa, existe determinado público-alvo. Qual seria este público?
	 a)
	Jovens, adultos e idosos.
	 b)
	Jovens na faixa etária de 18 a 23 anos.
	 c)
	Somente adultos e idosos.
	 d)
	Crianças e jovens de 3 a 17 anos.
	9.
	A formação de jovens e adultos, realizada através do EJA, deve ser compreendida como algo além de somente alfabetizar. O percurso formativo de
educadores de jovens e adultos se constitui a partir de saberes advindos de três tipos de educação. Assim sendo, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Educação formal.
II- Educação não-formal.
III- Educação informal.
(    ) Acontece ao longo da vida, não leva à certificação.
(    ) Possui uma estrutura definida, é institucionalizada.
(    ) Têm-se, muitas vezes, em oposição à educação oferecida na escola.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - II - I.
	 b)
	I - II - III.
	 c)
	II - I - III.
	 d)
	III - I - II.
	10.
	A Cooperação Sul-Sul reuniu os países de língua portuguesa do Sul com temas pautados na educação de jovens e adultos. Muitas temáticas foram discutidas, podemos apontar algumas delas. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Elaboração de propostas de erradicação do analfabetismo.
(    ) Resolução de questões em torno da formação dos formadores.
(    ) Formação inicial e continuada dos alfabetizadores.
(    ) Exclusão de parcerias com as universidades.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	11.
	ENADE (2008) Os alunos da EJA chegam à sala de aula com saberes construídos a partir de suas vivências em todos os contextos por onde circulam - familiar, profissional, de lazer ou religioso. Os professores devem trabalhar tais saberes por meio de atividades em que sejam:
	 a)
	Integrados aos conteúdos das diferentes áreas do conhecimento.
	 b)
	Relativizados por serem construídos fora do processo de escolarização.
	 c)
	Reconstruídos em torno de parâmetros de correção prévios.
	 d)
	Avaliados para uma compreensão dos erros epistemológicos.
	12.
	ENADE (2008) O pensamento pedagógico de Paulo Freire parte de alguns princípios que marcam, de forma clara e objetiva, o seu modo de entender o ato educativo. Considerando as características do pensamento desse autor, analise as afirmações que se seguem:
I- Ensinar é um ato que envolve a reflexão sobre a própria prática.
II- Modificar a cultura originária é parte do processo educativo.
III- Superar a consciência ingênua é tarefa da ação educativa.
IV- Educar é um ato que acontece em todos os espaços da vida.
V- Educar é transmitir o conhecimento erudito e universalmente reconhecido.
Estão de acordo com o pensamento de Paulo Freire APENAS as afirmações:
	 a)
	I e II.
	 b)
	I, IV e V.
	 c)
	II, III e IV.
	 d)
	I, III e IV.
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando