Buscar

Ideias de Locke e o desenvolvimento do capitalismo na transição do século XIX ao século XX

Prévia do material em texto

John Locke (1632 -1704) lançou as bases do liberalismo econômico ao fundamentar a ideia de um livre mercado com pouca interferência estatal e concorrência permitida, para ele o trabalho era uma propriedade do indivíduo, já que era resultado de seu próprio esforço físico, para ele o poder vinha do povo proporcionando o regulamento automático do mercado pela lei da oferta e procura e, ao descentralizar o poder da nobreza pelo posicionamento nas liberdades individuais, ofereceu uma teoria aferindo a legitimidade da burguesia, contrariando à hereditariedade que conferia o mesmo fator a nobreza.
O ponto inicial do liberalismo pode ser situado em Locke, mas é mais lógico acreditar que ele representa apenas um momento na evolução do pensamento filosófico. O seu pensamento a respeito da associação entre liberdade e propriedade se relaciona com o momento histórico da revolução industrial do século XIX, e estes termos se tornam quase indissociáveis para a forma de agir e pensar desta nova e influente camada social.
 A defesa da acumulação de riqueza como algo compatível com os direitos naturais, é um modo claro de legitimar a desigualdade entre as pessoas. 
Mas ao contrário do que se prega atualmente como liberalismo em países como o Brasil, Locke apresentava a necessidade de limitações de poder, sobretudo no meio político. Para ele não havia nenhuma associação direta entre o poder econômico de proprietário e a consequente atribuição política para este mesmo indivíduo. 
“Todo ser humano detém a propriedade de si mesmo: sobre esta ninguém mais pode ter qualquer direito. ” JOHN LORKE
Não há em Locke a ideia de igualdade entre as pessoas, mas sim a de igualdade de oportunidades, isto sem levar em conta que descendentes de acumuladores já estão bem na frente deste convívio natural.
A partir desta ideia liberalista tivemos como consequências, a formação das economias de mercado, que com o acumulo de riquezas resultado da atividade comercial financiada pelas indústrias, o capitalismo inglês foi promovido, o que desenvolveu ainda mais o liberalismo econômico, a Revolução Industrial, o desenvolvimento tecnológico desenfreado e o efeito da globalização tal como é hoje.
Referências:
https://pt.wikipedia.org/wiki/John_Locke
https://www.youtube.com/watch?v=sf49sDqD6ik
https://www.sitedoescritor.com.br/sitedoescritor_sob_encomenda_redacao_00174.html

Continue navegando