Buscar

energia dos combustíveis (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Energia dos combustíveis
1) ENEM adaptado 
	Substância
	  Fórmula
	∆Hoc em Kj
	 benzeno
	 C6H6(l)
	 -3268
	 etanol
	C2H5OH (I)
	-1368
	 glicose
	C6H12O6(s)
	-2808
	 metano
	CH4(g)
	-890 
	 octano
	C8H18(I)
	-5471
Um dos problemas dos combustíveis que contêm carbono é que sua queima produz dióxido de carbono. Portanto, uma característica importante, ao se escolher um combustível, é analisar seu calor de combustão (∆Hoc), definido como a energia liberada na queima completa de um mol de combustível no estado padrão. O quadro seguinte relaciona algumas substâncias que contêm carbono e seu (∆Hoc).
a) Represente as equações químicas balanceadas de cada combustível.
b) Se cada um dos combustíveis tiver que produzir 1000 Kj de energia quantos mol de CO2 será produzido?
c) Lembrando que quanto maior a quantidade de CO2, maior poluição. Qual dos combustíveis produz maior quantidade de CO2 na produção de 1000 KJ?
2) (FUVEST adaptada) 
A grande São Paulo produz 4, 5 milhões de m3 de esgoto por dia. O tratamento de 1 m3 desse esgoto produz em média 0,070 m3 de biogás, no qual 60% são de metano ( CH4). Usado como combustível de veículos, 1m3 de metano equivale a 1 L de gasolina. 
a) Quantos litros de gasolina seriam economizados diariamente se todo o esgoto de São Paulo fosse tratado para produzir metano? 
b) Escreva a equação química que representa o aproveitamento do metano como combustível.
3) ( lab de química ambiental adaptada)
Considerando que 1 L de gasolina produz 2,3 kg de CO2 para a atmosfera, calcule quanto de CO2 é emitido pelo seu transporte por ano para ir de sua casa até a escola durante o período letivo. Se você for de carro, considere que seu carro faz 10 km/L de gasolina, e se você for de ônibus considere que este faz 2 km/L mas que tem em média 30 passageiros no ônibus. 
 4) Considerando o poder calorífico do etanol e da gasolina 29 636 j/g e 46 900 j/g, indique por meio de cálculos o quanto será liberado de energia ao se queimar 3 kg de etanol e 1,5Kg de gasolina.

Continue navegando