Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Apol 1 educacao e trabalho

Pré-visualização | Página 1 de 2

1-No que concerne particularmente ao campo da instrução, verificam-se dois processos paralelos: o gradual desaparecimento da escola clássica e a formação da escola cristã, na sua dupla forma de escola episcopal (do clero secular) nas cidades, e da escola cenobítica (do clero regular) nos campos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica. 1ª edição, Curitiba PR, InterSaberes, 2012. P.69.
Considerando a citação e o livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, assinale a alternativa que apresenta corretamente a atividade praticada pelos monges nos mosteiros a partir do século X.
	
	A
	Os monges produziram o “Organon”, para transmitir o conhecimento pedagógico dentro do Palácio.
	
	B
	Ensinavam as técnicas da construção de palácios com muros fortificados.
	
	C
	Copiar textos antigos e participar dos debates de teologia cristã.
	
	D
	Os monges eram os responsáveis pelo senso dos escravos.
	
	E
	Os monges com a Igreja exerciam atividade de mordomos do rei.
2-“Em nossas práticas educativas, saibamos nós explicitá-las ou não, sempre expressamos as visões de ser humano e de educação que temos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica. 1ª edição, Curitiba PR, InterSaberes, 2012. P. 26.
Considerando o fragmento e o livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, assinale a alternativa que apresenta a definição correta da visão histórico-social do ser humano.
	
	A
	Na Pedagogia, o homem é organismo vivo e alguns não têm a faculdade de apreender conhecimentos.
	
	B
	Os humanos não precisam do trabalho para viverem.
	
	C
	O homem não é um ser social, pois não se relaciona com o meio em que habita.
	
	D
	A visão do homem neste quesito é mitológica.
	
	E
	O homem é um ser histórico, ao mesmo natural e social.
3-Iniciemos, então, considerando que trabalho e educação são duas palavras que se referem a práticas humanas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica. Curitiba PR, InterSaberes, 2012. P. 21.
Considerando o fragmento e o livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, assinale a alternativa que traz a definição etimológica da palavra trabalho.
	
	A
	Tripalium, instrumento composto de três paus usado na Roma antiga.
	
	B
	Forquilha, utilizada com borrachas, com formato de Y.
	
	C
	Caveira, local onde o escravo era torturado.
	
	D
	Guilhotina, instrumento que decepava a cabeça do condenado.
	
	E
	Lança, instrumento para empalar o condenado.
4-Os educadores sempre expressam concepções de homem em suas práticas, tendo ou não consciência disso, sabendo ou não explicitar o que fundamenta seu trabalho educativo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica. 1ª edição, Curitiba PR, InterSaberes, 2012. P. 29.
Considerando o texto e o livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, assinale a alternativa que apresenta corretamente a definição da palavra ontologia.
	
	A
	É a ciência que define as concepções de ser humano e suas relações com o aprendizado.
	
	B
	Esta ciência estuda os seres aquáticos, em toda a sua extensão.
	
	C
	É o estudo dos ser, sendo “ser” tudo o que existe.
	
	D
	Estuda os fósseis, em qualquer era geológica.
	
	E
	Estudo das Escolas do saber e da produção do conhecimento.
5-“Com a transição da posse da propriedade comum e comunal, ocorre a apropriação privada, ou seja, o produtor deixa de ser proprietário dos meios e frutos do seu trabalho por ser separado da terra, 'seu laboratório natural'”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica. Curitiba: InterSaberes, 2012. P. 47.
Considerando o texto e o livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, que instituição  surge por causa da apropriação privada da terra? Assinale a alternativa correta.
	
	A
	A Igreja.
	
	B
	O Estado.
	
	C
	A ONU.
	
	D
	O clã.
	
	E
	O Feudo.
6-O mundo feudal teve sua origem na crise do Império Romano”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica. Curitiba: InterSaberes, 2012. P. 67.
Considerando o fragmento e o livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, assinale a alternativa que apresenta a finalidade da Escola de palácio, criada pelos reis por volta dos séculos IX e X.
	
	A
	Objetivavam a formação das mulheres para a camararia do Castelo.
	
	B
	O objetivo era formar escravos para servir os suseranos.
	
	C
	Formação de funcionários para o trabalho monárquico.
	
	D
	A formação de operários para o trabalho nas festas promovidas no Castelo.
	
	E
	Transmitir conhecimento administrativo para a formação de sucessores aos Reis e Rainhas.
7-“Assim como o trabalho constitui os seres humanos, conforme se modifica o modo de produção da existência humana, também se produzem mudanças no ser dos homens, ou seja, aquilo que os indivíduos são depende das condições materiais da sua produção”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica. Curitiba PR, InterSaberes, 2012. P. 43.
Considerando o fragmento de texto e o livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, como se constitui o trabalho no sistema capitalista? assinale a alternativa correta.
	
	A
	É uma atividade voltada unicamente para a manutenção da vida.
	
	B
	É uma atividade comum e igual a todos, sem distinção econômica.
	
	C
	É o regime na qual os trabalhadores não têm direito algum, como no escravista.
	
	D
	O trabalhador vende sua força de trabalho ao dono dos meios de produção.
	
	E
	O trabalho é uma atividade voluntária, trabalha quem quer.
8-A Reforma Protestante, liderada por Martinho Lutero (1483-1546) e que ocorreu no início do século XVI, foi um sinal de mudança dos tempos. Essa reforma foi marcada pelo princípio de "livre exame", ou seja, pela interpretação dos textos sagrados por todos, ocorrendo, então, a dispensa de monges, abades e párocos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica. Curitiba PR, InterSaberes, 2012. P. 73.
Considerando a citação e o livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, assinale a alternativa que apresenta corretamente a posição de Lutero em relação à Educação:
	
	A
	Para Lutero, o Ratio Studiorum era a pedagogia ideal para a escolarização do alunado.
	
	B
	Lutero defendia o método peripatético, como forma de tornar a pedagogia uma ciência da educação.
	
	C
	Um objetivo de Lutero foi implantar o modus parisienses no ensino escolar, marcado pela nova modernidade.
	
	D
	Lutero defendeu a implantação do modus itálicus, iniciando um novo período para o ensino escolar.
	
	E
	Lutero defendeu a ampliação da alfabetização e a criação de mais escolas.
9-O membro da comuna reproduz-se cooperando; a finalidade do trabalho não é propriamente a criação de valores, mas a manutenção da família e da comunidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica. 1ª edição, Curitiba PR, InterSaberes, 2012. P.46.
Considerando  o texto e no livro-base Trabalho e Educação: uma perspectiva histórica, assinale a alternativa que define o modo de produção denominado “comunismo primitivo”.
	
	A
	A apropriação de bens era coletiva
Página12